5 dicas para uma gestão de estoque inteligente

Evite problemas com o fisco e poupe tempo e custos indesejados

17 de junho de 2020

Um estoque bem organizado é uma das partes essenciais de uma empresa para garantir ordem nas suas operações. 

Estar sempre em dia com seu inventário traz vários benefícios, incluindo na hora de declarar as obrigações que são cobradas sobre essas informações.

Vamos entender mais sobre a gestão de estoque e como ela pode ser mais eficiente! É só continuar a leitura. 

O que é Gestão de Estoque?

Gestão de Estoque é o equilíbrio e conhecimento, em tempo real, sobre a estocagem de produtos comercializados ou matérias-primas, conhecidos também como ativos não captados da empresa. 

Para manter o seu inventário em ordem, é preciso uma estratégia que para saber a quantidade que ele se encontra, se é preciso ser abastecido, se está em um alto volume e por aí vai. 

O que é armazenagem?

A armazenagem é composta pelas atividades operacionais e está relacionada à separação, recebimento de pedidos, organização, etc.

“A união faz a força”

Embora seja uma frase clichê, a junção de uma estratégia bem elaborada com uma armazenagem inteligente é a chave do sucesso. E para atingi-la, é preciso articular o gerenciamento de inventário.

O estoque de uma empresa nada mais é do que dinheiro investido parado, e que, enquanto não for de fato comercializado, de nada serve.

Assim percebemos a importância de fazer uma boa gestão de estoque, para que ele esteja de acordo com as demandas e não esteja atrasado ou adiantado, o que é atingido com as medidas certas de armazenagem.

5 dicas para traçar sua estratégia

5 maneiras de fazer a melhor gestão de estoque para sua empresa, com processos de armazenagem inteligentes.

1. “First in, first out”

Traduzido para o português “primeiro a entrar, primeiro a sair”. Principalmente quando estamos falando de produtos que são comercializados sazonalmente ou que tem prazo de validade, é importante vender sempre a produção mais antiga (primeira a entrar), assim você não perde o timing no qual ela deve ser consumida. 

Mesmo pensando em caixas, as que estão mais no fundo de seu inventário tendem a se desgastar mais, além de ficarem para trás caso ocorra uma atualização no produto ou na própria embalagem.

2. Esteja atento ao prazo de validade

Produtos perecíveis quando passam do prazo de validade vão te dar prejuízo, então esteja sempre de olho se o prazo está perto para se organizar e direcionar para que o inventário seja comprado.

3. Anote todas as movimentações

Registre todos os dados: os produtos que entraram, sua data de validade, lote, código e sempre faça uma checagem nestes registros. É normal que ocorram erros, então criar uma rotina de checagem é interessante; muitas vezes assim conseguimos detectar os erros e solucioná-los a tempo!

4. Tenha um software de gerenciamento 

Com um software de gerenciamento de inventário, você consegue integrar todas as áreas ligadas às movimentações do estoque, vendas, financeiro… 

Conforme aumentam o volume e a volatilidade das caixas, é muito difícil ter um controle com exatidão em tempo real da situação, por isso um software para te auxiliar  é imprescindível. 

5. Estude seu consumidor

Sim! Saber sobre os hábitos do seu consumidor, em qual frequência ele compra determinado produto e o que ele tem preferência é essencial para ter uma gestão de estoque de sucesso.

Assim você consegue fazer as reposições necessárias na hora certa e não deixa seu dinheiro parado por muito tempo, visto que a quantidade estocada de inventário é projetada para ter saída em um tempo “padronizado”.

Estoque e obrigações

A gestão de estoque ineficiente gera, além de problemas internos, mais custo. Ao entregar a obrigação do Bloco K do Sped fiscal com erros, você está sujeito a tomar multas sobre o valor do inventário, levando prejuízo financeiro e dor de cabeça!

Você sabia que o Bloco K do Sped Fiscal é a obrigação que trata da Gestão do Estoque? Para saber mais sobre essa obrigação e como fazer a entrega de forma segura, é só ler o nosso próximo artigo. Esperamos você!

Escrito por

Gabriela Bowen - Estagiária de Marketing

Gabriela é estagiária de Marketing e Conteúdo da Mastermaq Software, sob a supervisão de João Vitor Fernandes - Analista de Conteúdo.

Confira nossos outros posts