Gestão de empresas: 5 dicas para seu escritório contábil

Uma gestão de empresas eficiente envolve uma série de práticas que devem contemplar todos os setores da organização. Para um escritório de contabilidade, essa realidade não é diferente.

Existem algumas ações que são essenciais para atingir o sucesso de um negócio e atrair cada vez mais clientes. Quer descobrir qual é o segredo? Descubra abaixo!

1. Defina diretrizes e estratégias

Todo escritório precisa ter uma estratégia bem definida para conseguir ser competitiva e para atender as necessidades do seu público-alvo. Defina a missão, visão, valores e objetivos da organização e deixe claro para os clientes sua diretriz.

Ter um organograma bem definido e com divisões claras de tarefas permite controlar o negócio de forma mais apurada. Esse conjunto de fatores gera uma identidade para a empresa, credibilidade para o escritório e passa segurança para quem contratar os serviços.

2. Use um sistema informatizado para gestão de empresas

Em um local onde existem diversas documentações e onde todos os dados dos clientes precisam ser corretamente arquivados, é fundamental realizar um investimento em sistemas informatizados específicos para a contabilidade.

A automação agrega maior segurança para desempenhar as tarefas e tomar decisões, agiliza o dia a dia do escritório, integra os processos financeiros (contas a pagar, integração bancária, fluxo de caixa) e ainda gera relatórios precisos.

Por isso, é preciso fazer uma busca apurada no mercado para conseguir encontrar a ferramenta que apresenta melhor custo/benefício. Fique atento às necessidades do seu escritório para não se equivocar na decisão.

3. Foque na qualidade do atendimento e dos serviços

Manter uma boa reputação e oferecer um serviço de qualidade para os clientes é essencial para a longevidade da sua contabilidade. O marketing boca a boca ajuda a atrair novos contratantes sem gerar custo para o seu escritório.

Entretanto, se o serviço prestado não é bom o suficiente, essa divulgação terá um impacto negativo sobre seu negócio e fará com que muitos percam a confiança na sua empresa.

Por isso, foque em entender e atender os anseios do seu público-alvo. Tenha um bom relacionamento com os clientes e nunca assuma um compromisso que não poderá cumprir para conseguir gerar valor e se destacar diante da grande concorrência.

4. Cultive bons clientes

Faz parte da estratégia do escritório definir seu público-alvo para poder direcionar as ações e gerar valor no atendimento prestado. Na etapa de prospecção de clientes, tome cuidado com a cartela que você formará.

Os profissionais que trabalham nesse setor sabem que nem todos possuem uma boa índole. Para obter lucro e demais vantagens, existem pessoas físicas e jurídicas que se arriscam em práticas ilícitas e procuram nos escritórios uma parceria isso.

A opção por essas organizações ou pessoas, além de errada, é arriscada e coloca a credibilidade do seu negócio em questão. Sendo assim, opte por estabelecer vínculos apenas com quem possui boa reputação e crie ações de fidelização.

5. Prepare sua equipe

Quem disse que os funcionários de um escritório contábil não precisam de treinamentos? Capacitar a equipe é a única maneira de oferecer um atendimento diferenciado e alcançar metas.

Além da importância de atualizar os colaboradores diante das constantes alterações na legislação, o treinamento contribui para manter os profissionais produtivos e motivados e, consequentemente, retém seus talentos.

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