5 dicas para uma boa gestão da folha de pagamento

As remunerações, descontos, benefícios e gratificações dos funcionários, estão entre as informações mais importantes de uma empresa. Nesse sentido, esses dados impactam diretamente na vida dos colaboradores e na saúde financeira da empresa. Portanto, fazer uma boa gestão da folha de pagamento é fundamental para o bom desempenho da organização.

Por isso, o contador deve assumir um papel consultivo e orientar o seu cliente a tomar as melhores decisões.

E para te ajudar nessa empreitada, vamos apresentar, neste artigo, as 5 melhores dicas para uma boa gestão da folha de pagamento. Leia com atenção cada item e instrua seu cliente de maneira segura e eficaz.

1. Controle de gasto: fundamental para a gestão da folha de pagamento

Qual setor da empresa precisa de investimento em contratações? Qual departamento está gastando, além do necessário, com pessoal? Com uma boa gestão da folha de pagamentos, essas perguntas podem ser facilmente respondidas.

Nesse sentido, criar um plano de cargos e salários dentro da empresa é imprescindível. Com ele, a empresa do seu cliente pode, definir melhor as responsabilidades e ainda planejar de forma antecipada as remunerações, gratificações e benefícios dos colaboradores.

Com essa medida, fica fácil controlar a produtividade e saber qual setor está precisando  contratar mais gente e qual está gastando além do esperado.

2. Horas trabalhadas e deslocamentos

Aliado ao controle de gastos, a empresa do seu cliente precisa fazer um controle de ponto eficiente. Essa gestão seu cliente vai ter a certeza de que seu colaborador está cumprindo a jornada de trabalho de forma correta. Além disso, é uma ferramenta importante para medir a produtividade dos setores.

Outro ponto importante para otimizar a folha de pagamento, é a gestão dos gastos com vale-transporte. Com ela, além de produzir uma economia financeira, seu cliente vai melhorar os processos e gerar ganho de tempo para o departamento pessoal da empresa.

Essas duas ações, aliadas ao planejamento de gastos, vão melhorar, consideravelmente, os processos de gestão de folha de pagamento do seu cliente.

3. Rotina para entrega de holerites

Vamos lembrar que um dos seus objetivos é facilitar o dia a dia na empresa do seu cliente, certo? Portanto, criar uma rotina para a entrega do holerite é importante. O seu cliente deve ter uma data programada para a entrega do documento e para a efetuação do pagamento dos colaboradores.

Com datas pré-determinadas e com todo o processo feito de forma clara, os colaboradores vão se sentir mais seguros e o seu cliente vai ganhar em agilidade e diminuir, os problemas com reclamações e informações enviadas de forma errada aos funcionários.

4. Automatização

Com o controle de gastos bem definidos, o programa de cargos e salários bem alinhados e a gestão de horas e deslocamentos bem feitos, a automatização da composição da folha de pagamento se torna um processo natural.

Seu cliente vai poder otimizar o trabalho do Departamento Pessoal, evitando que eles tenham que fazer lançamentos diários de vale-transporte e contas a pagar e a receber, por exemplo.

Esse processo, vai trazer mais segurança e evitar erros com os pagamentos e descontos do colaborador.

5. Tecnologia

Você deve estar se perguntando! Isso não vai aumentar o trabalho do meu cliente? Se ele contar com a ajuda da tecnologia, não!

É fundamental para ele, contar com um software de gestão de folha de pagamento, que o possibilite realizar todos esses processos. Oriente seu cliente a se modernizar e escolher a melhor solução para a empresa dele.

Bom, agora você já sabe as 5 dicas para otimizar a folha de pagamento. Espero que esse artigo ajude você a orientar o seu cliente a tomar as melhores decisões. Quer se informar mais sobre nossas discussões? Acesse nosso Facebook e Linkedin e se atualize dos nossos conteúdos.

Mastermaq

A Mastermaq mantém, há 27 anos, uma história ao lado dos contadores e empresas, com propósito de transformar a contabilidade em fator de sucesso para o empreendedor brasileiro. Especialistas em soluções para gestão e operação de organizações, com forte aderência às legislações: contábil, fiscal, trabalhista e tributária, a empresa atende todo o território nacional.

LEIA TAMBÉM