Gerenciamento de Pessoas: 4 dicas incríveis para usar com sua equipe

Uma equipe alinhada, motivada e comprometida traz resultados muito positivos para um escritório de contabilidade, desde o aumento da produtividade até a redução de problemas e conflitos internos. Por isso, é importante conhecer boas dicas de gerenciamento de pessoas.

No post de hoje, vamos compartilhar com você algumas das melhores práticas de gestão de pessoas. Acompanhe!

1. Invista na comunicação interna

A falta de comunicação é um dos maiores problemas no gerenciamento de pessoas. Quando isso acontece, o número de erros e retrabalho tende a crescer bastante. Por outro lado, uma comunicação clara alinha os seus colaboradores na busca pelos objetivos do seu negócio.

Para aprimorar a comunicação interna, é importante ter as ferramentas corretas, que vão desde mural de recados até softwares especializados. Também é importante fazer com que todos os líderes estejam engajados nessa mesma missão.

O diálogo deve ser estimulado no sentido vertical — entre líderes e seus liderados — e no sentido horizontal — entre os colegas de trabalho. Uma boa comunicação é a forma mais saudável de otimizar o desempenho dos seus colaboradores.

2. Crie um propósito para o trabalho

O propósito é o que torna uma empresa ou equipe diferente de todas as outras. Por isso, ele deve ser criado e compartilhado com todos os colaboradores. Esse propósito dá um sentido maior ao trabalho, motiva a equipe e aumenta a cooperação.

Imagine grandes multinacionais: elas possuem uma missão que vai muito além da sua estrutura física e envolve seus funcionários, clientes e a comunidade em geral. A Coca-Cola Brasil, por exemplo, objetiva refrescar o mundo em mente, corpo e espírito.

Para criar um propósito que inspire é preciso ser inovador, pensar nos grandes problemas que a empresa pode solucionar e em como você pode tornar o mundo um lugar melhor. Para isso, você pode contar com a participação da sua equipe.

3. O gerenciamento de pessoas depende do seu feedback

Muitos líderes ainda deixam de oferecer feedback aos seus funcionários por medo de serem criticados ou não saberem como fazer isso. Esse é um grande erro que deve ser eliminado. Afinal, o feedback possibilita o crescimento dos seus colaboradores.

Para ficar mais claro, o feedback é um retorno de informação, e sua prática consiste, basicamente, em falar sobre os pontos fortes e fracos do seu liderado ou colega de trabalho. Para isso, é importante entender a técnica do sanduíche.

Essa técnica diz que o retorno deve ser feito em três momentos: como se fosse cortar o sanduíche, aplicar o recheio e fechá-lo novamente. Pensando no feedback, significa iniciar com um ponto positivo, incluir a crítica e concluir com um elogio.

4. Estimule treinamentos colaborativos

Toda a equipe deve estar treinada para solucionar os problemas diários. Se não for assim, fica quase impossível realizar as tarefas com agilidade e excelência. Então, é importante desenvolver as competências de cada colaborador, dia após dia.

O treinamento colaborativo pode ser uma ótima opção, inovadora e que motiva os funcionários. Ele consiste em buscar alguém da sua própria equipe para criar e implementar a capacitação, na área em que ele atua ou é formado.

Você pode, por exemplo, solicitar que seu analista tributário crie um pequeno treinamento sobre o controle e reconhecimento de impostos. Assim, você vai incentivar o crescimento de todos os membros do time.

Agora que você já conhece as principais dicas de gerenciamento de pessoas para usar em sua equipe, aproveite para nos contar suas dúvidas ou experiências sobre o assunto aqui nos comentários do post!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM