O futuro da contabilidade: tudo o que você precisa saber neste Dia do Contador

Antes conhecido como Dia do Contabilista, a data de 25 de Abril teve seu nome modificado, uma vez que o Conselho Federal de Contabilidade chegou à conclusão que o termo “contabilista” não representa plenamente a classe e a profissão contábil. Agora, nessa mesma data, celebramos o Dia da Contabilidade, e, por isso, hoje é dia de reforçarmos a importância desses profissionais para a nossa sociedade, agora e no futuro.

Não é novidade que a profissão do contador e a área contábil, como um todo, está passando por alterações e modernizações. Com o auxílio da tecnologia, a contabilidade está deixando de ser uma forma de controle burocrático e tem se tornado, também, um importante parceiro da empresa, trazendo informações relevantes para a tomada de decisões.

Em anos recentes, a contabilidade vem, mais uma vez, redefinindo o seu campo de atuação. Neste Dia da Contabilidade, vamos te apresentar algumas maneiras de se adequar aos novos tempos e os motivos pelos quais celebraremos essa data ainda por um longo futuro.

Contabilidade e tecnologia: uma parceria de sucesso

Os avanços tecnológicos, obviamente, impactam diretamente a contabilidade. Para sobreviver, é necessário que a atividade se adeque às exigências da globalização e do dinamismo do mercado atual, compreendendo que a tecnologia é aliada, e não inimiga.

A principal vantagem do “digital” é tornar o processo burocrático menos doloroso, tanto para o cliente, quanto para você, contador. Por isso, é importante ficar atento às alterações técnicas na atividade profissional e aos recursos da Tecnologia da Informação (TI). Confira alguns desses recursos, que podem ser bastante úteis para o profissional contábil:

Cloud Computing

Uma das maneiras mais acessíveis para otimizar o seu trabalho é utilizar a cloud computing (computação em nuvem). Ao armazenar os seus arquivos na nuvem, você garante que eles poderão ser acessados de qualquer lugar, a qualquer momento. Com a ferramenta, é possível fazer eletronicamente a autenticação e o armazenamento das obrigações, tornando o processo moderno e diminuindo o controle físico de documentos.

Certamente, você já faz uso de planilhas no seu dia a dia. Elaborá-las e executá-las na nuvem irá agilizar os processos e facilitar a fiscalização dos órgãos públicos, fazendo com que os clientes ofereçam e obtenham mais transparência nas ações realizadas.

Sistemas de gestão

Associar as suas rotinas a um sistema de gestão também pode ser uma boa forma de otimizar o seu tempo. Um software de gestão proporciona uma visão mais panorâmica dos processos e métricas de uma organização.

Diante disso, o contador coleta informações mais concretas sobre o negócio, podendo retorná-las ao cliente em forma de soluções estratégicas.

Aplicativos de comunicação

Sabemos que nem sempre a comunicação face a face é possível. Por isso, podemos, sempre que necessário, recorrer às ferramentas digitais: WhatsApp, Hangouts, Skype e outras plataformas de chat, que podem ser ótimas alternativas para uma comunicação objetiva e ágil.

Apresentar resistência a essas ferramentas pode tornar o fluxo de informações com o cliente complicado e tortuoso. E mais: permitirá que os concorrentes, no futuro, deixem para trás quem não se adaptar ao novo.

Contador como consultor

Hoje, o mercado exige da contabilidade muito mais do que apenas resultados burocráticos. Os clientes estão cada vez mais sem tempo, portanto, você deve fornecer soluções rápidas e práticas, dentro do amplo campo de conhecimento que abrange a área contábil. Isso só é possível quando o atendimento é personalizado para cada cliente, criando assim, uma relação de confiança mútua.

Uma boa maneira de atender às demandas do seu público e, ainda, aumentar a sua lista de contatos, é prestando serviços de consultoria. Contribuir para que um pequeno negócio permaneça em funcionamento de acordo com a lei, por meio de uma consultoria ao microempresário, já é um ótimo começo para estabelecer uma boa imagem profissional.

Auditoria contábil

Como consultor, o contador também está capacitado a  oferecer uma auditoria contábil. O trabalho de um auditor abrange a avaliação de documentos, livros contábeis e registros. Essa é a melhor forma de fiscalizar a saúde financeira do negócio e indicar os caminhos para resolver eventuais irregularidades.

Pense em seu futuro: invista na capacitação

Atuar como consultor é uma ótima opção para desenvolver a carreira, mas para tal, é necessário investir na sua capacitação. Em um mercado com um fluxo de informações tão intenso quanto o atual, o contador não pode se acomodar.

Por meio de cursos, seminários, palestras e workshops, o profissional se mantém atualizado às novas tendências da contabilidade. Além disso, recebe orientações importantes para melhorar sua performance e, claro, contribui para o networking!

A contabilidade ainda terá uma vida longa pela frente. Porém, para isso, ela tem que se adaptar aos novos tempos. Utilizar a tecnologia para facilitar e agilizar os processos, investir em consultoria e na capacitação pessoal são algumas das formas do profissional se manter, sempre, atual.

E aí, que tal começar desde já?

Ah, e nosso parabéns a todos os contadores nesse dia!

Gostou do nosso artigo? Aqui demos algumas dicas para a profissão contábil se garantir hoje e no futuro. Mas ainda tem outras formas! Dedicar-se ao RH Estratégico é uma delas. Que tal conferir o nosso texto e se informar melhor sobre o assunto?

Mastermaq Software

A Mastermaq mantém, há 27 anos, uma história ao lado dos contadores e empresas, com o propósito de transformar a contabilidade em fator de sucesso para o empreendedor brasileiro. Especialistas em soluções para gestão e operação de organizações, com forte aderência às legislações: contábil, fiscal, trabalhista e tributária, a empresa atende todo o território nacional.

LEIA TAMBÉM