Folha de pagamento: entenda como usar esse documento de forma estratégica

Você sabe o que a folha de pagamento é capaz de fazer? São inúmeras possibilidades de informações e cálculos que ela oferece – e vai muito além de dinheiro. Ela é uma forma de elaborar documentos sem imprevistos, erros ou necessidades de retrabalho, além de reduzir custos e ser capaz de prever até possíveis problemas judiciais. 

Quando ouvimos falar sobre folha de pagamento, pensamos em uma lista que contém remunerações pagas aos colaboradores. Isto não deixa de ser verdade, o contracheque é um dos itens que compõe esse documento. 

Porém, a folha vai muito além de uma simples ferramenta consultiva. Por isso, no artigo de hoje, vamos descobrir como uma boa gestão da folha de pagamento pode ser muito importante dentro de um RH estratégico. 

Afinal, o que é a folha de pagamento? 

Como falamos anteriormente, a folha de pagamento representa muito mais do que trazer os dados cadastrais da empresa e do empregado. Ela diz respeito principalmente a todos os valores pagos aos colaboradores de uma empresa.

A folha é responsável por disponibilizar a visualização de inúmeras informações como salário bruto, salário líquido, descontos e demais proventos pagos ao funcionário de forma detalhada. Ela é um documento que transforma todas as informações trabalhistas em dados contábeis.

Considerando a infinidade de informações que a folha de pagamento nos oferece, usá-la somente como um demonstrativo de pagamento é pouco. Por isso, fazer desse documento uma ferramenta estratégica é fundamental dentro da sua empresa. 

Qual a importância da Folha de Pagamento?

Como ela é o resultados de todos os registros dos seus funcionários dentro do mês, você pode usar esse documento ela pode ser usada em várias perspectivas. Por exemplo:

Compromisso diante de demandas do governo

Na folha de pagamento são apurados todos os tributos relacionados à parte trabalhista da empresa, para futuramente serem recolhidos pelo governo.

Quando falamos do eSocial, a folha se torna um dos principais eventos que compõem o programa. A partir dela, são retirados vários dados que servirão de base para entregar todos as outras obrigações que o Governo exige.

Acompanhamento das informações trabalhistas

Independente do foco que pode ser dado às informações oferecidas pela folha de pagamento, nela são encontradas todas as informações trabalhistas. Confira abaixo os dados que devem constar na folha.

  • nome do colaborador;
  • cargo exercido;
  • parcelas que fazem parte da remuneração;
  • parcelas que não compõem a remuneração, por exemplo, ajuda de custo e diárias;
  • descontos realizados;
  • valor líquido que deve ser pago;
  • controle de frequência do colaborador;
  • forma e prazo do pagamento.

Sendo assim, com uma boa gestão de folha de pagamento, é possível identificar gastos excessivos com determinados colabores, fazer a gestão de custo-benefício de cada funcionário.

Além disso, é possível prever qual setor precisará de mais investimentos e qual terá que sofrer cortes. 

Classifica o colaborador

Segundo a convenção coletiva do sindicato, o trabalhador deve ser classificado em categorias específicas. Essa classificação é muito importante, pois serve como base para o cálculo dos valores.

Fornece a análise das horas trabalhadas

Um ponto muito importante da folha de pagamento é a avaliação da folha de ponto. Ela é responsável por analisar a regularidade de presença dos colaboradores. Isto é vital para registrar ausências, horas extras, jornadas adicionais e o descanso semanal remunerado.

Dedução de benefícios legais

A folha é responsável pelo cálculo de vários benefícios legais, desde vale-alimentação, vale-refeição, contribuição sindical e outros. Ela calcula todos os encargos, com o objetivo de chegar ao valor líquido para ser repassado de forma detalhada ao colaborador.

Como calcular da Folha de Pagamento?

É incrível tudo que a folha de pagamento pode te oferecer, não é verdade? Por isso, fazer o cálculo correto desse documento é fundamental. Além do controle da sua empresa, ela oferece transparência e informações muito úteis para uma gestão consciente e precavida.

Para isso, além do salário bruto de cada colaborador, é preciso saber se será feita alguma bonificação ou dedução  na remuneração. Isso claro, sem falar dos descontos já previstos com o INSS, FGTS, Vale-transporte e outros. 

Para entender melhor sobre como fazer o cálculo da folha de pagamento, basta clicar aqui e ler nosso artigo sobre o tema. 

Gostou do nosso artigo sobre a folha de pagamento? Esperamos que sim! Continue ligado em nosso blog, pois estamos sempre abordando conteúdos importantes relativos à gestão de RH. Em nosso próximo artigo, falamos sobre como melhorar a gestão do vale-transporte da sua empresa, confira! 

Mastermaq Software

A Mastermaq mantém, há 27 anos, uma história ao lado dos contadores e empresas, com o propósito de transformar a contabilidade em fator de sucesso para o empreendedor brasileiro. Especialistas em soluções para gestão e operação de organizações, com forte aderência às legislações: contábil, fiscal, trabalhista e tributária, a empresa atende todo o território nacional.

LEIA TAMBÉM