Folha de pagamento no eSocial: Como se preparar para a entrega?

19 de fevereiro de 2019

Uma das obrigações mais importantes e complexas é a que envolve a entrega da folha de pagamento no eSocial. Ela faz parte dos eventos periódicos e eles devem ser entregues até o dia 07 de cada mês, exceto a modalidade S-1295, que vamos abordar à frente.

O primeiro grupo, basicamente as grandes empresas, começou a enviar em maio de 2018 as informações referentes à folha. Recentemente, em janeiro de 2019, o segundo grupo, que são as organizações com faturamento de até R$ 78 milhões, também passaram a entregar as obrigações. Se você tiver dúvidas com as datas, pode acessar o calendário de implantação do eSocial por aqui.

Mas, para que não reste nenhuma insegurança sobre a folha de pagamento no eSocial, vamos te contar tudo o que precisa saber. Você vai ver que a transmissão da obrigação vai ficar bem mais simples! Vamos lá?

Como entregar a folha de pagamento no eSocial?

Como você já deve saber, a folha de pagamento no eSocial é uma das várias obrigações  que as empresas precisam entregar. Mas, afinal, o que é preciso enviar nos eventos? O que fazer para cumprir os prazos? Quais cuidados devem ser tomados? A gente responde agora:

Entenda todos os eventos que devem ser entregues

Para começar, você precisa conhecer e entender os eventos referentes à folha de pagamento. Vamos listar e explicar alguns para você:

S-1200 – Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previdência. Social

No evento S-1200, deve-se informar as rubricas de natureza remuneratória (proventos e descontos) ou não (informativa ou informativa redutora) para todos os trabalhadores, estagiários e bolsistas que tenham dados de folha de pagamento a informar no mês de referência. A exceção se aplica para aqueles que fazem parte do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

S-1210 – Pagamentos de Rendimentos do Trabalho

Esse evento se refere às informações sobre os Pagamentos aos Rendimentos do Trabalho, com ou sem vínculo empregatício, à remuneração pela Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) e às informações sobre Pensão Alimentícia.

S-1295 – Solicitação de Totalização para Pagamento em Contingência

O evento S-1295 é utilizado para solicitar a totalização das Contribuições Sociais e do Imposto de Renda. Entretanto, ele só é enviado caso haja insucesso na entrega da modalidade S-1299, sobre a qual vamos falar adiante. Não é um evento obrigatório e seu prazo de envio é sempre do dia primeiro ao vigésimo dia subsequente ao da apuração mensal e do mês de dezembro no caso da apuração anual.

S-1298 – Reabertura dos Eventos Periódicos

Aqui há a possibilidade dos empregadores enviarem as informações da folha de pagamento que precisaram de retificação. Você deve explicar ao seu cliente sobre a abertura desse movimento, caso ele precise enviar novas informações de eventos periódicos ou retificações após o fechamento (S-1299).

S-1299 – Fechamento dos Eventos Periódicos

O S-1299 é destinado à informar sobre o encerramento da transmissão dos eventos periódicos ao eSocial. São consolidadas todas as informações enviadas nos eventos S-1200 a S-1280.

Para conhecer e compreender melhor sobre os eventos periódicos referentes à folha de pagamento no eSocial, é só acessar a versão mais recente do manual de orientação, disponibilizado pela receita federal.

Fique atento à apuração da folha

Com as exigências do eSocial, é preciso ficar atento à lógica de apuração da folha. De acordo com a receita federal, a folha deve ser apurada do primeiro até o último dia do mês. Logo, se os seus clientes fecham a folha de pagamento antes do mês acabar, vão precisar se adaptar ao novo método.

Desse modo, a melhor alternativa é orientar o seu cliente a fazer o fechamento da folha nos primeiros dias do próximo mês. Com isso, eles vão conseguir englobar os últimos dias do mês anterior na hora da apuração e evitar problemas com o Governo.

Não se esqueça de nenhuma informação

Fique atento ao receber as informações do seu cliente. Você deve se lembrar que férias, décimo terceiro e outros dados, também são parte da folha de pagamento no eSocial.

Não se esquecer que determinadas informações devem ser enviadas é um passo importante para entregar a obrigação corretamente. Portanto, se você notar que estão faltando dados, cobre do seu cliente que ele envie tudo de forma completa e com o máximo de transparência possível.

Se organize com antecedência para não perder o prazo

Planejamento é sempre palavra de ordem quando nos referimos à entrega de obrigações. Se o assunto é a folha de pagamento no eSocial, então, se organizar com antecedência é fundamental!

Dessa forma, não deixe para cuidar de tudo nos momentos finais do processo. Faça um trabalho antecipado, reúna as informações, esclareça as dúvidas e, principalmente, evite perder os prazos. Você não quer que o seu cliente seja alvo de penalidades, certo?

Espero que as dicas sejam úteis pra você descomplicar tudo o que diz respeito à folha de pagamento no eSocial.

Agora que você já sabe como cuidar dos eventos da folha, acesse mais conteúdos que vão te ajudar a entender as obrigações. Otimize os seus processos! É só nos acompanhar no Facebook e no LinkedIn.

Escrito por

João Vitor Fernandes - Analista de Conteúdo

João Vitor é jornalista, pós-graduado em Marketing para Mídias Sociais e Especialista em Produção de Conteúdo com certificações em Inbound Marketing e Blogues Corporativos. Atualmente atua como Analista de Conteúdo na Mastermaq.

Confira nossos outros posts