Fluxo de caixa e balanço patrimonial: entenda a finalidade e diferença entre essas ferramentas

O fluxo de caixa permite uma análise de entradas e saídas ao longo do tempo e o balanço patrimonial indica a relação entre ativos e passivos anualmente.

19 de agosto de 2020

Fluxo de Caixa e Balanço Patrimonial são ferramentas importantíssimas para qualquer negócio. Ter conhecimento a respeito da saúde financeira do seu empreendimento é necessário para que seja possível organizar o seu controle financeiro.

Ambas as ferramentas possibilitam uma melhor visualização do andamento financeiro de sua empresa, já que em números reais fica mais fácil entender o direcionamento do dinheiro. Com essas informações você consegue alinhar estratégias visando fazer um uso inteligente do capital de sua empresa.

No artigo de hoje, vou te mostrar qual a finalidade e a diferença entre o fluxo de caixa e o balanço patrimonial. Vamos nessa?

Fluxo de caixa

Como o próprio nome já diz, no fluxo de caixa é possível saber como o seu caixa está fluindo, ou seja, o controle de entradas e saídas da sua empresa.. É importante ressaltar que o registro dessas informações deve estar sempre atualizado.

Ele é constituído por:

  • entradas – venda de produtos ou serviço, juros recebidos ou qualquer outro tipo de recebimento;
  • saídas – fornecedores, contas pagas, impostos, despesas, custos, dívidas, etc;
  • saldo – resultado das entradas menos saídas, revelando o dinheiro presente no caixa

Essa ferramenta revela os maiores gastos da empresa assim como qual é a fonte de maior ganho de dinheiro. A partir desses resultados, é possível criar estratégias diferentes de crescimento e fazer um planejamento financeiro ao longo do tempo. 

Existem diferentes tipos de fluxo de caixa, e por isso é preciso definir qual faz sentido para o seu negócio de acordo com o seu objetivo. 

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial por sua vez tem caráter estatístico, onde é possível analisar a evolução do patrimônio da sua empresa em um determinado período. A partir dessa ferramenta, determina-se o desempenho do negócio e é possível realizar uma avaliação qualitativa e quantitativa, além de saber qual é o patrimônio em si.

Nessa ferramenta estão contidos:

  • ativos: tudo o que a sua empresa possui que possa gerar algum benefício ou valor econômico (máquinas, equipamentos, aplicações, produtos no estoque, investimentos);
  • passivos: dívidas e/ou obrigações que ainda devem ser pagas (dívidas, contas a pagar, fornecedores, impostos a pagar)
  • patrimônio líquido: diferença entre os ativos e passivos, revelando o capital em caixa.

Vale ressaltar que um dos itens correspondente ao ativo é o saldo operacional constatado no fluxo de caixa. Se o balanço é feito anualmente, você deve fazer a soma de todos os valores obtidos nos fluxos de caixa mensais e lançar esse valor como “caixa”, já que diz respeito ao dinheiro disponível.

Assim como no fluxo de caixa, o resultado obtido no balanço patrimonial deve ser analisado visando avaliar aspectos positivos no andamento financeiro da empresa e aquilo que ainda deve melhorar.

Quando utilizar fluxo de caixa e balanço patrimonial na sua empresa?

Você percebeu que ambas as ferramentas dizem respeito à saúde financeira da sua empresa? Sendo assim, é preciso interpretar dados e fazer a execução de ambas. Mas quando cada uma deve ser utilizada?

O relatório do fluxo de caixa deve ser feito em um período de tempo determinado que não seja tão longo, sendo ideal seu preenchimento mensalmente. O balanço patrimonial por sua vez, é feito anualmente e revela justamente o equilíbrio entre os ativos e passivos. Na análise do resultado pode ser levado em consideração justamente uma balança onde é observado em qual parte ela é mais “pesada” ou se os pesos são iguais.

Portanto, é fundamental que você converse com seu contador e, a partir da análise dos resultados de ambas ferramentas, se defina os próximos passos.

Ficou entendida a finalidade e as diferenças entre fluxo de caixa e balanço patrimonial? Continue seus estudos e leia nosso artigo sobre  fluxo de caixa versus contabilidade. Te espero lá!

Escrito por

Manuela Batitucci - Estagiária de Marketing

Manuela é estagiária de conteúdo da Mastermaq sob a supervisão de Júlia Martins, graduada em relações públicas e analista de mídias sociais.

Confira nossos outros posts