Por que não fazer backup dos dados pode afetar a contabilidade?

Já parou para pensar que, neste exato momento, o seu escritório pode estar sendo alvo de ataques cibernéticos? Se você consegue fazer backup de dados, provavelmente vai lidar melhor com essa ameaça. Mas, se você ainda não encontrou mecanismos de proteção, são vários os efeitos para a contabilidade. É sobre isso que nós vamos falar no artigo de hoje!

Quais são os impactos da perda de dados para a contabilidade?

O desaparecimento de dados pode acarretar em várias consequências para o escritório de contabilidade. Uma das principais é a perda de confiança dos clientes. Isso porque a segurança é um dos itens que mais são levados em consideração na hora de contratar qualquer serviço.

Logo, se um cliente é submetido à qualquer situação que ameace a sua proteção, isso pode abalar a sua relação com a contabilidade. Se essa ameaça virtual estiver relacionada à perda de dados, então, o impacto pode ser ainda maior! Além dos dados sumirem, eles podem ser utilizados para diversos fins pelos invasores.

Agora, imagine como o seu cliente reagiria se soubesse que todo esse processo poderia acontecer com ele? Com certeza, é melhor evitar esse transtorno, certo? É por isso que fazer backup é importante!

Atraso na entrega das obrigações

Além da confiança, que é primordial na relação entre o escritório e o cliente, é fundamental se preocupar com os dados que são necessários para as entregas das obrigações. Se você perde as informações do cliente, há duas consequências possíveis:

  • Uma delas, é que o seu escritório terá um retrabalho enorme para organizar todos esses dados novamente. Se a obrigação for complexa e precisar de muitas informações, então, o esforço será ainda maior.
  • A outra possibilidade no que se refere ao envio de uma obrigação é perder os prazos. Imagine que as informações do cliente desaparecem na véspera ou no próprio dia da entrega. Nesse caso, pode ser trabalhoso reunir tudo em tão pouco tempo. Além do mais, se você tiver vários clientes, será ainda mais difícil!

Perdas financeiras

Em algumas situações, quando se é alvo de um ransomware, por exemplo, há o que chamamos de sequestro de dados. O ataque é feito por um hacker, que exige que você pague uma quantia específica para resgatar as informações.

As consequências desse tipo de ameaça são bastante graves, dado que é praticamente impossível que você consiga recuperar os dados sem aceitar as condições do hacker. Nem mesmo o Governo costuma ter sucesso ao rastrear essa atividade altamente complexa. Logo, se você quiser seus dados de volta, terá uma perda financeira considerável.

Entende a importância de fazer backup? Agora, vamos te explicar melhor do que esse processo se trata.

Afinal, o que é fazer backup?

O backup é um procedimento que tem como objetivo preservar dados e informações, a fim de evitar que eles desapareçam ou caiam em mãos erradas. Dessa maneira, fazer backup significa hospedar esses dados em sistemas de armazenamento seguros.

Nesse sentido, o backup é uma técnica de prevenção importante para evitar a perda de dados. Para a contabilidade, é ainda mais essencial contar com esse processo, uma vez que os impactos podem ser bastante significativos.

Agora você já sabe o que é backup e por que você deve contar com esse mecanismo de proteção para evitar a perda de dados. O próximo passo é acessar nosso Facebook e LinkedIn e ficar ainda mais bem informado sobre esse e outros assuntos! Vamos lá?

 

Mastermaq Software

A Mastermaq mantém, há 27 anos, uma história ao lado dos contadores e empresas, com o propósito de transformar a contabilidade em fator de sucesso para o empreendedor brasileiro. Especialistas em soluções para gestão e operação de organizações, com forte aderência às legislações: contábil, fiscal, trabalhista e tributária, a empresa atende todo o território nacional.

LEIA TAMBÉM