Importância de estudar contabilidade mesmo depois de formado

Quando formamos, muitas vezes pensamos que ali acabou a nossa jornada de estudos. Mas na verdade não é bem assim. Estudar contabilidade tem que ser um processo contínuo: se manter atualizado sempre, adquirir conhecimentos mais específicos da área que deseja trabalhar e conhecer o mercado é fundamental para um profissional da área.

Isso tudo é importante para que você cresça profissionalmente, consiga se destacar e atender de forma melhor os clientes do escritório que você trabalha. O mercado contábil está em constante transformação e você tem que acompanhá-lo!

Continue a leitura desse artigo que vamos te dar algumas dicas para continuar a estudar e se manter sempre atualizado!

Legislações

A Primeira coisa que você precisa estar atento para continuar a estudar contabilidade são as legislações tributária, fiscal e previdenciária. Elas mudam constantemente e de forma rápida, por isso, fique atento! Tente acompanhar e saber sobre todas as modificações.

Estude, converse com colegas e acesse os sites oficiais dos ministérios e do governo.

Tecnologias

A tecnologia está cada vez mais presente em todos os setores da sociedade e nas profissões, com a contabilidade não é diferente! A contabilidade digital, vem ganhando cada vez mais força, por isso, é importante que você saiba usar as ferramentas, consiga mexer nos dispositivos e se torne cada vez mais digital. Invista em leituras sobre esse novo ramo da contabilidade e em aprendizado sobre softwares e outras ferramentas.

Línguas

O papel do contador já está ganhando outro sentido na sociedade. O profissional não está mais sendo visto como apenas um emissor de guias e está alcançando níveis mais importantes dentro das empresas.

Por isso, é importante dedicar uma parte do seu tempo para estudar outras línguas – o inglês tem que ser prioridade, pois é o idioma universal. Mas, se você já domina essa língua, não pode parar por aí! Escolha algum outro idioma que tenha interesse em estudar.

O estudo da língua é importante mesmo que você não tenha intenções de trabalho no exterior ou de atender clientes estrangeiros, ela pode abrir oportunidades para empregos e conhecimento mais amplo.

Cursos

O mercado atual tem procurado profissionais cada vez mais qualificados e especializados, por isso é bom que você não pare os estudos na graduação. Busque por cursos de extensão, pós-graduação e até mesmo cursos online. O CRC do Paraná, por exemplo, possui um projeto chamado Mais Saber Contábil. Lá, eles disponibilizam cursos que ajudam no desenvolvimento profissional do contador.

Participar de eventos e seminários também é uma boa forma de se manter atualizado. Além de conhecer sobre assuntos novos, você consegue fazer contato com profissionais da área.

Leituras

Além de profissionais especializados, o mercado também busca por pessoas que estão dispostas a aprender, abertas a mudanças e que estão sempre atualizadas. Para isso, é importante que você leia jornais e revistas.

Procure por sites, blogs e canais no youtube que sejam especializados no assunto que você tem interesse em aprender mais. Leia livros, mas não só sobre contabilidade! Procure por aqueles que falam de produtividade, motivação, organização e inovação. Acesse os sites dos conselhos regionais, eles sempre tem notícias que podem ser relevantes.

Não perca tempo e continue a estudar contabilidade, não fique parado! Busque conhecimento e se mantenha atualizado, para se destacar no mercado é preciso inovar. Aprender mesmo depois de formado faz com que você cresça profissionalmente, não fique estagnado na sua zona de conforto e atenda de forma melhor as expectativas do seu gestor e dos clientes.

Quer saber mais dicas sobre o mercado contábil? Assine nossa newsletter e curta nossa página no Facebook, nós sempre preparamos conteúdos relevantes para você!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM