Qual o futuro dos escritórios de contabilidade?

Apresentamos aqui algumas possibilidade de atuação, todas elas ligadas a tecnologia

14 de agosto de 2019

Toda mudança causa uma certa apreensão, não é mesmo? Ainda que ela leve um passo à frente, o medo do novo pode fazer com que fiquemos paralisados no tempo. No entanto, em tempos de avanços tecnológicos, a transformação dos escritórios de contabilidade é inevitável.

Mas, como mudar? Para onde ir? Qual é o nosso futuro? São vários os caminhos e cada um deles tem seus desafios e recompensas.

Portanto, o artigo de hoje, pretende mostrar algumas possibilidades e ferramentas para você atualizar a atuação do seu escritório e agregar ainda mais valor ao seu cliente. Vamos a elas?

Caminhos para o escritório de contabilidade

A revolução tecnológica impulsionada pelo advento da indústria 4.0 trouxe alguns desafios para os escritórios de contabilidade. Contudo, podemos dizer que no futuro, a atuação dos profissionais contábeis se dará de quatro maneiras.

  • Foco nas obrigações contábeis com extrema automação, a partir da tecnologia;
  • Personalização de serviços: entregar as obrigações, com foco na experiência do cliente — segmentando e personalizando a experiência com o seu escritório. 
  • Contabilidade gerencial, prestando serviços que agreguem valor para a gestão empresarial do cliente. 
  • Serviços consultivos: atuar de forma ampla e consultiva nos negócios dos clientes, indo além da contabilidade gerencial e prestando consultoria em campos como finanças e gestão de pessoas.

Contudo, seja qual for o caminho , será preciso lançar mão de ferramentas tecnológicas para melhorar os serviços prestados aos seus clientes. Que tal entender melhor cada um desses temas? Continue a leitura que vamos falar deles agora.

Escritórios de contabilidade com foco nas obrigações contábeis

As contabilidades on-line apresentam ao mercado algumas soluções que buscam automatizar as entregas de obrigações e a realização de serviços básicos da área contábil.

Portanto, os escritórios que quiserem ser concorrentes nesse meio, precisaram otimizar ao máximo os seus serviços, a fim de reduzir custos e tempo de entrega.

Para ter bons resultados, é preciso entregar mais e em menos tempo. Para isso, contar com a ajuda de softwares contábeis é fundamental.

Personalização de serviços

Outra possibilidade para as contabilidades, é personalização dos serviços. Ou seja, além de apenas integrar as informações ao Fisco, nesse modelo de atuação, os escritórios se preocupam com o que o cliente está recebendo.

Aqui, o contador está atendo ao valor gerado para o cliente e a experiência que ele tem com os serviços prestados. Afinal, fidelizar o cliente é importante, concordam?

Escritórios de Contabilidade Gerencial

Para o escritório trabalhar na perspectiva da contabilidade gerencial, é fundamental usar de ferramentas tecnológicas. Isso porque, os contadores gerenciais se propõem a entregar dados e informações que ajudem na gestão empresarial.

Para isso, eles precisam ter os seus processos otimizados para conseguir dedicar tempo a analises, confrontos e verificações, para entregar as informações gestacionais de forma precisa para o seu cliente.

Contadores Consultivos

Muito se fala em futuro da contabilidade e atuação dos profissionais contábeis em relação aos avanços tecnológicos. Nesse sentido, muitos apontam como solução, a consultoria contábil.

Mas, o que isso quer dizer? Ser um contador consultor significa atuar de forma estratégica na gestão das empresas dos clientes. Ou seja, informar sobre a gestão financeira e de pessoas, participar da reestruturação de áreas da empresa ou até mesmo da construção de um plano de negócios.

Para isso, contar com ferramentas que permitam extrair esses dados é essencial para os escritórios de contabilidade.

Ferramentas tecnológicas para os escritórios de contabilidade

Bom, seja qual for o campo de atuação que o seu escritório de contabilidade escolher, ficou claro que a tecnologia é fundamental para o a realização de um bom trabalho. Por isso, vamos listar abaixo, algumas ferramentas que permitem otimizar os seus processos.

Chatbots

Quanto tempo você gasta resolvendo dúvidas simples dos seus clientes e os ajudando a preencher formulários? Já pensou em automatizar algumas processos, para que essas demandas sejam atendidas sem a necessidade de interromper as suas rotinas?

Com o auxílio de um Chatbot – programa de computador que simula uma conversa humana em um chat-, você pode predefinir as dúvidas mais frequentes dos seus clientes e direcionar o atendimento para o seu site ou blog.

Com isso, você otimiza seu atendimento e ganha tempo para se dedicar a outras tarefas.

Cloud Computing

A computação em nuvem não é nenhuma novidade. Fazer o backup dos seus dados e dos seus clientes, além de diminuir custos, melhora a sua produtividade.

O primeiro passo para modernizar a sua contabilidade e começar a otimizar os processos, é trabalhar com soluções que usem sistemas em nuvem como base. Quer saber mais sobre os benefícios da computação em nuvem para os escritórios de contabilidade? É só ler esse artigo que postamos.

Marketing Digital e Redes Sociais

Por fim, os escritórios de contabilidade precisam ser vistos. Por isso, criar uma campanha de divulgação nas redes sociais, com um conteúdo atraente e que encante os clientes, é importante para uma boa estratégia de marketing.

Além disso, investir em um blog com conteúdos relevantes sobre contabilidade é fundamental para seu escritório se tornar referência no mercado. Ou seja, ao oferecer conteúdo, aos seus clientes, ficarão seguros para indiciar os seus serviços aos seus amigos e conhecidos.

Então, esses foram os caminhos que os escritórios de contabilidade vão ter que escolher no futuro. Seja qual for o estágio que ele esteja, contar com ferramentas para melhorar os seus processos é fundamental.

Acesse nosso Facebook e Linkedin, participe das nossas discussões e fique bem informado.

Escrito por

João Vitor Fernandes - Analista de Conteúdo

João Vitor é jornalista, pós-graduado em Marketing para Mídias Sociais e Especialista em Produção de Conteúdo com certificações em Inbound Marketing e Blogues Corporativos. Atualmente atua como Analista de Conteúdo na Mastermaq.

Confira nossos outros posts