Entrega do eSocial: Entenda a obrigação e como otimizá-la!

O eSocial foi criado em 2015, por meio da parceria entre, Receita Federal , Caixa , INSS e Ministério do Trabalho (MTB). Portanto, os contribuintes serão obrigados a fazer a entrega do eSocial, gradativamente.

O projeto tem como objetivo unificar as informações que as empresas entregam sobre os seus colaboradores. A implantação desse novo programa já começou, para entender o calendário, basta clicar aqui.

Esse programa é um conjunto de obrigações e entendê-lo pode ser complexo. Sendo assim, para te explicar melhor sobre o eSocial, preparamos esse artigo. É só seguir a leitura.

Como funciona a entrega do eSocial?

De modo geral, o eSocial é separado por obrigações que são divididos em eventos, tabelas e registros. Em um primeiro momento, é preciso inserir os dados dos colaboradores: CPF, função, cargo e etc. Para validar os dados basta consultar a Consulta Qualificação Cadastral (CQC). Se os dados de algum colaborador estiver incorreto ele não será aceito no eSocial.

A implementação do programa será gradativa, sendo assim, os prazos para a entrega do eSocial vai seguir um cronograma especifico. Confirma abaixo:

Esse é um programa complexo, portanto, preparamos um artigo para te explicar, detalhadamente, cada obrigação. Para acessar, basta clicar aqui e aproveitar.

Agora que você já sabe o que é o eSocial, acredito que já podemos conversar sobre como fazer as entregas de maneira eficiente. Continue a leitura que vamos te mostrar como facilitar e otimizar o cumprimento das obrigações do eSocial.

Como otimizar o preenchimento e entrega do eSocial?

Para tornar o envio do eSocial muito mais fácil e eficiente, você vai precisar usar um sistema de gestão contábil. Isso porque, esse tipo de software é preparado para que você otimizar o preenchimento dos eventos. Com isso, conseguir atender às condições da obrigação de forma rápida e segura.

Nesse sentido, é fundamental que a sua solução seja aderente a legislação brasileira e que possua funcionalidades para te auxiliar no preenchimento e entrega do eSocial.

Por isso, te apresentamos o NG Folha, solução especializada na gestão de Folha de Pagamento da Mastermaq. Com ele, você consegue fazer a consulta de Qualificação Cadastral online e em lote e com isso, validar as informações dos colaboradores.

Contudo, existe ainda a rotina de Saneamento de Dados. Essa função, valida outras informações com base nas regras definidas pelo eSocial e aponta possíveis inconsistências.

Disponibilizamos ainda o NG eSocial, que faz a gestão dos eventos, respeitando regras e controlando recibos e protocolos. Além disso, você acompanha o processo de atendimento do eSocial, recebendo alertas de possíveis inconsistências e avisos dos eventos transmitidos.

Os eventos são separados por status, isso permite que você identifique o que foi transmitido com sucesso ou o que foi rejeitado.

E agora, você está mais tranquilo com a entrega do eSocial? Esperamos que sim! Queremos te ajudar e tornar o dia a dia do seu trabalho mais tranquilo. Por isso, não perca tempo, clique aqui e vamos conversar.

Mastermaq Software

A Mastermaq mantém, há 27 anos, uma história ao lado dos contadores e empresas, com o propósito de transformar a contabilidade em fator de sucesso para o empreendedor brasileiro. Especialistas em soluções para gestão e operação de organizações, com forte aderência às legislações: contábil, fiscal, trabalhista e tributária, a empresa atende todo o território nacional.

LEIA TAMBÉM