Como otimizar e facilitar a entrega do eSocial?

O eSocial é uma nova obrigação criada em conjunto pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Ministério do Trabalho (MTb).

O projeto tem como principal objetivo unificar as informações que as empresas entregam sobre os seus colaboradores. A implantação desse novo programa já começou e você pode conferir o calendário aqui.

Como funciona o eSocial?

Explicando rapidamente, o eSocial é separado por eventos que são organizados em eventos iniciais, tabelas, periódicos e não periódicos. Neles, você vai inserir os dados dos colaboradores da empresa, por exemplo, que serão conferidos no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Para validar se esses dados estão corretos, o site do eSocial criou a Consulta Qualificação Cadastral (CQC), que vai te ajudar a encontrar inconsistências nas informações sobre os colaboradores e diminuir retrabalhos. Se os dados de algum colaborador estiver incorreto ele não será aceito no eSocial.

Para saber mais informações e tirar todas as suas dúvidas sobre essa obrigação, basta clicar aqui e acessar o artigo que escrevemos para te ajudar!

Agora que você já sabe o que é o eSocial, quer entender o que fazer para entregá-lo de forma correta? Hoje nós vamos te mostrar como facilitar e otimizar a entrega dessa obrigação. Então, não perca tempo e continue a leitura do artigo!

Como otimizar o preenchimento do eSocial?

Para tornar o envio do eSocial muito mais fácil e eficiente, você vai precisar usar um sistema de gestão contábil. Esse tipo de software é preparado para que você consiga preencher os eventos de forma correta e muito mais simples, atendendo às condições da obrigação.

O NGeSocial, por exemplo, é uma solução da Mastermaq que faz a gestão do envio e recebimento dos eventos, respeitando regras e controlando recibos e protocolos. Com esse módulo, você vai acompanhar o processo de atendimento do eSocial, já que ele disponibiliza alertas de possíveis inconsistências e avisos dos eventos transmitidos com sucesso. Os eventos são demonstrados e separados por status, isso permite que você identifique o que foi transmitido com sucesso ou o que foi rejeitado.

Além de fazer a gestão do envio e recebimento dos eventos, o NGeSocial é totalmente integrado com o NGFolha, a solução que faz o processamento de folhas de pagamento. A integração permite a visualização dos status relacionados ao eSocial na origem da informação e diminui as chances de erros.

Através do NGFolha, você também pode fazer a consulta de Qualificação Cadastral online e em lote, que permite a validação das informações dos colaboradores. Também existe a rotina de Saneamento de Dados, que valida outras informações com base nas regras definidas pelo eSocial e aponta possíveis inconsistências.

Como lidar com a desorganização do cliente?

Com a implantação do eSocial os processos vão ficar mais simples, mas mesmo assim o volume de documentos que você recebe diariamente no escritório pode continuar grande e lidar com a desorganização do cliente normalmente não é uma tarefa fácil!

Por isso, contar com algum tipo de ajuda é importante para que você não se perca no seu dia a dia de trabalho. O MasterConnect, por exemplo, é uma plataforma 100% online que facilita a comunicação e a troca de arquivos com os seus clientes.

Como a plataforma funciona?

O MasterConnect é uma ferramenta que te ajuda a garantir mais organização, comunicação e produtividade tanto para o seu trabalho, quanto para o seu cliente. Veja a seguir algumas das funcionalidades desta plataforma:

1. Relacionamento com os clientes

Manter um bom relacionamento com os seus clientes é fundamental para que seu trabalho se desenvolva da melhor maneira. Contar com a ajuda de uma ferramenta online facilita essa comunicação, tornando esse processo mais rápido e simples!

A plataforma não precisa ser instalada e pode ser usada em dispositivos como computador,  celular e tablet que tenham acesso à internet. Basta você cadastrar os seus clientes que eles vão receber um login de acesso. Lá, você recebe solicitações com todas as informações necessárias para você fazer o atendimento, facilitando a comunicação e evitando a perda de prazos. Além disso, as solicitações relacionadas à folha de pagamento são integradas ao sistema de gestão contábil, o que garante maior produtividade para o seu trabalho!

2. Troca de arquivos

Com a plataforma MasterConnect você consegue simplificar e facilitar a troca de arquivos entre você e os clientes do escritório. Você recebe e envia os documentos necessários para as obrigações, como o eSocial, por exemplo, dentro da própria plataforma, evitando que os arquivos se percam ou cheguem atrasados até você.

Isso faz com que a sua organização melhore! Com a plataforma você também vai receber alertas de arquivos que estão com o prazo de entrega encerrando por e-mail e na própria ferramenta.

3. Integração com o software de gestão contábil

Além disso, o MasterConnect se integra ao seu software de gestão contábil descomplicando o seu trabalho. Você consegue importar os dados da plataforma e gerar documentos com muito mais facilidade, rapidez e com menor possibilidade de erros!

Um exemplo é a integração do NGFolha com o MasterConnect, simplificando a entrega do eSocial.

E agora, você está mais tranquilo com a entrega do eSocial? Esperamos que sim! Queremos te ajudar e tornar o dia a dia do seu trabalho mais tranquilo. Por isso, não perca tempo, clique aqui e fale com um de nossos especialistas para saber mais sobre o NGeSocial, o NGFolha e o MasterConnect!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

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