Software para a entrega da DCTFweb

Entenda porquê o NGFolha e o NGFiscal são essenciais para a emissão dessa obrigação

10 de janeiro de 2020

A entrega da DCTFweb é o resultado da entrega das informações do eSocial e da EFD-Reinf. Portanto, para o cumprimento dessa obrigação você precisa contar com soluções que atendam bem às duas obrigações acessórias.

Como sabemos o eSocial é onde são registradas as informações trabalhistas, já a EFD-Reinf é a demonstração dos tributos sociais previdenciários retidos nas remunerações dos colaboradores.

Portanto, no artigo de hoje, vamos te explicar como é gerada a DCTFweb e ainda te mostrar os softwares de folha de pagamento e fiscal que irão te ajudar com a entrega dessa obrigação. Vamos nessa?

Como declarar a DCTFweb?

Uma vez que a DCTFweb consolida as informações automaticamente recepcionadas pelo eSocial e pela EFD-Reinf, temos uma boa notícia: você não precisa enviar nenhum dado específico para esta declaração. Entretanto, quando o assunto é eSocial e a EFD-Reinf, é importante lembrar: as informações precisam ser entregues sem inconsistências. Só assim, elas ficarão disponíveis para a transmissão da DCTFweb.

Gerando a DARF

Após a entrega do eSocial e/ou da Reinf, é preciso acessar o portal da DCTFweb e localizar a declaração gerada. Neste portal, a guia vai aparecer com a situação “Em andamento” e, após a transmissão, passará a constar como “ativa”.

Com esse trâmite completo será possível fazer a emissão da DARF e editar, se for necessário, os dados. A aplicação permite a emissão da tela inicial ou da tela de edição e o menu editar oferece as seguintes opções:

  • Visualizar os débitos constantes da DCTFweb;
  • Alterar a vinculação automática; ou
  • Incluir vinculação de créditos específicos, como os de Suspensão, por exemplo.

Software de folha de pagamento para a entrega da DCTFweb

O eSocial mudou por completo a prestação de contas para o Governo. Com isso os sistemas de contabilidade precisaram se adequar para cumprir todas as exigências do novo programa.

A Mastermaq mais uma vez saiu na frente e adequou o seu sistema NGFolha. Ele é um software robusto e totalmente aderente à legislação brasileira. 

Veja as vantagens do NGFolha para a entrega do eSocial:

  • Agilidade nos processos;
  • Apropriação e Memória de Cálculo;
  • Relatórios de Controle;
  • Suporte especializado.

Ou seja, o NGFolha é o software ideal para emissão de folha de pagamento que vai garantir que a DCTFweb seja entregue sem inconsistências.

NGFiscal: solução completa para entrega da EFD-Reinf

Para registrar as informações na Reinf e gerar o arquivo que deve ser transmitido para a Receita Federal, você pode contar com o NGFiscal. Ele faz a importação de notas fiscais e de serviços (em XML e DANFE para nota de serviços), arquivos do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), entre outros documentos.

Assim, você e a sua equipe podem usar as notas fiscais das empresas dos seus clientes para fazer o preenchimento da Reinf. É dessa forma que você vai otimizar o processo em seu escritório e evitar os erros, o que consequentemente gera maior produtividade para o seu negócio!

Bom, como vimos a emissão correta e a entrega da DCTFweb depende de dois softwares de contabilidade, o NGFolha e o NGFiscal. Eles fazem parte da nossa Plataforma NG, a solução mais robusta e sólida do mercado. Entre em contato com a gente, temos o plano ideal para o seu escritório de contabilidade.

Escrito por

João Vitor Fernandes - Analista de Conteúdo

João Vitor é jornalista, pós-graduado em Marketing para Mídias Sociais e Especialista em Produção de Conteúdo com certificações em Inbound Marketing e Blogues Corporativos. Atualmente atua como Analista de Conteúdo na Mastermaq.

Confira nossos outros posts