Saiba o que é endomarketing e qual a importância dele para a sua empresa

Para o sucesso de um negócio existem vários fatores e pessoas que são importantes. Um exemplo disso são os colaboradores, eles são a peça fundamental para o funcionamento e crescimento da organização e da sua imagem no mercado.
Não é só o público externo que faz com que a empresa seja bem ou má vista pela comunidade em geral.

Por isso, é importante prezar pelo público interno e fazer com que ele fique mais engajado com os valores da empresa e satisfeito com o ambiente de trabalho. É aí que entra o endomarketing! Ele é uma metodologia usada para promover a instituição internamente.

Quer saber mais sobre esse método e quais os benefícios dele para a sua empresa? Continue a ler esse artigo!

O que é o endomarketing?

Endo vem da palavra grega “Endus”, que significa dentro. Marketing são um conjunto de ações e estratégias para criar valor para alguma coisa. Ou seja, endomarketing são intervenções que divulgam e fortalecem os valores da empresa para o público interno.

Isso faz com que o ambiente de trabalho melhore, a integração entre os setores aumente, os colaboradores fiquem mais engajados com o trabalho e deem mais valor para a empresa e para os serviços e/ou produtos que entregam.  

Por que executar essa estratégia?

Atualmente as pessoas buscam valorização dentro das empresas, elas querem estar em um ambiente onde conseguem ter visão de futuro e se sintam seu trabalho valorizado pela organização. Só um bom salário não garante mais a satisfação e produtividade do colaborador.

A Right Management Consultoria, realizou uma pesquisa com mais de 30 mil pessoas e concluiu que pessoas motivadas são 50% mais produtivas.

Um colaborador que não acredita nos valores da empresa e na importância dela e, além disso, não se sente motivado dificilmente vai conseguir vender algo, seja um produto, serviço ou ideia.

Através do Endomarketing você consegue economizar de diversas maneiras, se os colaboradores sentem que trabalham em uma boa empresa, que os valoriza e se preocupa com eles, a rotatividade diminui e a atração de talentos aumenta.

Por isso, a importância de investir no endomarketing, pois é ele que vai fazer com que os colaboradores se sintam mais motivados e engajados. Assim, você consegue alcançar resultados melhores na sua empresa.

Comunicação Interna x Endomarketing

Muita gente confunde o endomarketing com a comunicação interna achando que eles são a mesma coisa, mas na verdade não são!

A comunicação interna tem como responsabilidade comunicar o público interno de todas as ações, processos e informações que ocorrem dentro da organização.

Já o endomarketing promove a interação e motivação dos colaboradores e cria toda a estratégia do que vai ser passado para o público interno. É ele que decide o momento certo de transmitir a mensagem e quais são os canais adequados.

Por isso, os dois são fundamentais para o funcionamento de qualquer empresa!

Quais são as vantagens?

O endomarketing traz diversas vantagens para a sua empresa! Algumas delas são:

  • Motivação, engajamento e maior comprometimento dos colaboradores
  • Aumento da produtividade
  • Melhoria do clima organizacional
  • Divulgação da sua marca através dos colaboradores
  • Resultados melhores

Além disso, reduz a rotatividade de profissionais, isso é bom pois a empresa terá equipes mais consistentes, engajadas e satisfeitas.

O endomarketing pode ajudar também a fortalecer a imagem da empresa no mercado, sendo uma vantagem competitiva para o negócio! Com os colaboradores satisfeitos e alinhados com os objetivos da empresa, eles aumentam a produtividade e entregam serviços com mais qualidade, resultando em lucratividade.

Como aplicar o endomarketing na minha empresa?

Para colocar em prática o método na sua empresa, é necessário que o setor de recursos humanos e o setor de comunicação e marketing trabalhem juntos!

O RH será responsável por fazer pesquisas sobre o clima organizacional, traçar o perfil dos colaboradores e reunir reclamações. O marketing, baseado nos resultados dessas pesquisas, elabora a toda a estratégia e coloca em prática as ações pensadas.

Nesse momento é importante envolver os gestores e coordenadores, pois são eles que acompanham mais de perto as equipes e sabem sobre os seus colaboradores, assim podem ajudar nas pesquisas com ideias para as ações.

E agora, você já sabe mais sobre endomarketing e a importância dele para a sua empresa? Espero que sim! É ele que faz com que os colaboradores entendam e valorizem as realizações da empresa e assim fiquem mais motivados e produtivos, conseguindo entregar melhores resultados!

Quer saber sobre mais assuntos importantes para a sua empresa? Não perca tempo e curta nossa página no Facebook!

 

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM