6 dicas para quem está começando a empreender no ramo contábil

Saiba quais os primeiros passos para abrir o seu negócio

9 de outubro de 2020

Empreender na contabilidade vem ganhando cada vez mais força, mas mesmo assim, começar do zero pode ser difícil e você acaba se questionando quais devem ser os primeiros passos. O momento pode ser de incertezas e inseguranças, por isso,  é necessário ter calma e muito estudo. 

No artigo de hoje, vou mostrar pontos importantes para você que está abrindo um negócio no ramo contábil. Vamos nessa?

Começando a empreender na contabilidade

O mercado contábil no Brasil apresenta muitos atuantes ativos, por isso é extremamente importante apresentar planejamento e atenção para começar no ramo. Traçar boas estratégias é fundamental para se ter sucesso no seu novo empreendimento.

Planejamento é fundamental

Segundo o SEBRAE, uma das principais “Causa Morti ” das empresas é a falta de planejamento prévio. Nesse sentido, assim como em qualquer outro ramo, empreender na área da contabilidade requer estudo de diversas áreas, planejamento e criação de estratégias, mesmo que no início sentimentos de insegurança e receio estejam presentes.

Para te ajudar neste caminho, vou te apresentar 6 dicas essenciais para começar a atuar nesse mercado:

1- Perfil e competências

Para começar na área, é fundamental apresentar habilidades de gestão. Nesse momento você não é apenas contador, é preciso ser também empreendedor. Nesse sentido, algumas competências devem ser desenvolvidas e trabalhadas visando ter um papel de destaque podendo gerar melhores resultados para o negócio. São elas:

  • liderança;
  • proatividade;
  • tomada de decisão;
  • comunicação efetiva;
  • habilidades de negociação;
  • visão estratégica;
  • pensamento analítico.

Com esse conjunto você é capaz de ser um bom líder e gestor, buscando sempre melhorar resultado e entregar aquilo que é exigido no mercado, com qualidade.

2- Conheça o mercado e concorrentes

De acordo com o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) atualmente existem 517.441 profissionais atuantes na área. O total de organizações contábeis ativas é 72.197 (dados obtidos no dia 05 de outubro de 2020).

O mercado contábil apresenta elevado número de ativos e esse é um dos motivos pelo qual  é importante estudar o funcionamento dos escritórios nas regiões nas quais você pretende atuar, já que pode haver mudanças de comportamento do consumidor e de suas necessidades.

Por isso, é preciso fazer um estudo e análise de concorrentes. Dessa forma, você consegue entender o que pode oferecer de melhor em relação à eles, quais devem ser seus diferenciais e pontos fortes.

Acompanhar o que seus concorrentes estão fazendo e as tendências e inovações do mercado, especialmente as tecnológicas, é importante em toda a sua caminhada e não só no período de abertura do negócio. Enxergar oportunidades e se atentar às ameaças no tempo certo pode gerar possibilidades de crescimento e destaque, seu empreendimento fica atualizado e com potencial de competitividade.

3- Estudo contínuo

Assim como já foi dito, o mercado está sempre em transformação. Novas ferramentas surgem, processos se inovam, necessidades mudam. Por isso é muito importante estar sempre atualizando as novidades e se adequando da melhor maneira possível.

Procure cursos, palestras, vídeos, livros, de temas relacionados ao seu negócio. Entenda as tendências da contabilidade, da gestão e as novas exigências do mercado e clientes. 

4- Agregue valor ao seu cliente

Os clientes são aqueles que vão manter seu empreendimento funcionando e serão sua principal fonte de renda. Sendo assim, é fundamental que eles sejam valorizados e colocados como centro nas tomadas de decisão.

Hoje em dia, mais do que contador, você pode ser uma espécie de consultor. Com isso, você poderá entregar valor ao seu cliente, além de proporcionar um atendimento humanizado e realmente voltado à ele. É fundamental saber sua real dor, se colocar no lugar dele.Esse conjunto de fatores pode se tornar um forte diferencial competitivo.

5- Gestão de pessoas

Um bom time também faz toda diferença. Alinhar valores, objetivos e a cultura da empresa com todos os colaboradores é fundamental para o sucesso do negócio. Busque pessoas que irão sonhar e executar com você o melhor para todos. 

Escolher as pessoas certas torna o ambiente agradável e produtivo. Motivar seus funcionários, engaja-los pode gerar resultados melhores para seu empreendimento.

6- Faça o uso da tecnologia

Atualmente, vivemos uma transformação digital, e não fazer o uso da tecnologia é impossível. As ferramentas são modernas, trazem cada vez mais recursos que otimizam o trabalho dos escritórios de contabilidade e ela acaba sendo uma forte aliada.

Para você que está começando a empreender na contabilidade, um software simplificado mas que atende todas as obrigações e leis do Brasil pode ser ideal. Se você ainda apresenta uma pequena carteira de clientes, e não precisa de ferramentas tão robustas e complexas, o MasterFit é uma ótima solução.

Ele proporciona competitividade, agilidade no processo operacional, integração entre os sistemas e segurança para os escritórios, além de apresentar grande custo/benefício. 

Se ficou interessado, e quer saber mais sobre o produto, converse agora com um de nossos consultores(as) no Whatsapp!

Espero que tenha ajudado com dicas para você que está começando a empreender na contabilidade. Continue o estudo e leia nosso Guia Completo do Contador! Até mais!

Escrito por

Manuela Batitucci - Estagiária de Marketing

Manuela é estagiária de conteúdo da Mastermaq sob a supervisão de Júlia Martins, graduada em relações públicas e analista de mídias sociais.

Confira nossos outros posts