Emissor gratuito de NF-e é proibido em MG

O Estado de Minas Gerais publicou, através do Diário Oficial (DOEMG), que notas fiscais eletrônicas só vão ser aceitas se forem emitidas através de softwares adquiridos ou desenvolvidos pela própria empresa. A alteração passou a ser válida a partir da data de publicação, 6 de Abril de 2017.

O governo mineiro é o primeiro a proibir a emissão de NF-e através de softwares gratuitos. Porém, outros estados já tinham interrompido a utilização do software de emissão, como o estado do Maranhão em novembro de 2017, quando a Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão (SEFAZ/MA) retirou o download da ferramenta de seu site. Três meses antes, a SEFAZ de São Paulo tinha optado pela descontinuidade do serviço.

A publicação do decreto não permite que nenhuma solução gratuita seja utilizada, mesmo as que eram disponibilizadas anteriormente. A mudança obriga as empresas a procurarem emissores de organizações especializadas que podem, além de permitir a continuidade dos seus serviços, apresentar novas funcionalidades em seus programas.

A Mastermaq é uma destas empresas e disponibiliza o NF-e Express, que permite que você possa:

  • emitir a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (modelo 65) e Nota Fiscal Eletrônica Mercantil (modelo 55) em um mesmo programa;
  • fazer os cálculos dos impostos e totais da nota fiscal de forma automática;
  • enviar o XML e o DANFE automaticamente para os seus clientes e contador;
  • emitir o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e);
  • duplicar as notas, facilitando e agilizando o preenchimento dos documentos.

O NF-e Express também tem memória de cadastro de produtos e clientes, o que torna o trabalho de preenchimento das notas fiscais eletrônicas mais simples. Você também pode monitorar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e fazer a manifestação do destinatário para download da NF-e destinada ao CNPJ da empresa.

Todos esses benefícios tem a garantia de que o emissor está sempre sendo atualizado para as versões mais atuais da nota fiscal! Para facilitar ainda mais os processos da sua empresa, você também tem disponível uma equipe de suporte especializada que pode importar o seu cadastro do emissor gratuito para o NF-e Express.

Quer garantir o funcionamento da sua empresa? Conheça mais sobre a solução da Mastermaq conversando com um dos nossos especialistas!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM