EFD-Reinf segundo grupo: como um software pode te ajudar na entrega!

O Governo Federal decidiu que as empresas do EFD-Reinf segundo grupo que tiveram um faturamento de até R$ 78 milhões em 2016 e que não sejam optantes pelo Simples Nacional — começam a transmitir no dia 10 de janeiro 2019. Já as empresas do Simples Nacional que agora fazem parte do terceiro grupo, só vão começar as entregas em 10 Julho de 2019.

A EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras informações Fiscais) é uma modalidade do SPED em que são transmitidos informações que não possuem vínculos trabalhistas, e que fazem parte da GFIP e DIRF, são elas:

GFIP

Para as associações que mantenham equipes de futebol profissional, é exigido:

  • recursos destinados a Associações Desportivas;
  • espetáculos desportivos.

Para as demais empresas:

  • serviços prestados com cessão MDO;
  • produção rural de Pessoas Jurídicas.

DIRF

  • pagamento de Pessoas Físicas e Jurídicas;
  • informações prestadas pela fonte pagadora;
  • aposentadorias e pensões pagas pela Previdência Pública (INSS).

 

A Escrituração abrange todas as retenções do contribuinte que não têm relação com o trabalho, como a escrituração de rendimentos pagos, às retenções de Imposto de Renda e a Contribuição Social do contribuinte, exceto aquelas relacionadas ao trabalho e as informações referentes à receita bruta para a apuração das contribuições previdenciárias substituídas.

Entendendo que a data de início da transmissão está se aproximando, no artigo de hoje vamos te mostrar porque a escolha de um bom software é fundamental para te auxiliar na transmissão da nova obrigação. É só continuar a leitura!

 

Porque eu preciso de um software para transmitir EFD-Reinf?

 

Para transmitir essa obrigação, a Receita Federal não disponibilizou nenhum tipo de Programa Gerador/Validador. Ela deixou a cargo de cada empresa escolher um software que melhor atendesse as necessidades do seu negócio.

Quando se trata de obrigações, manter tudo organizado evita retrabalho e atraso nas entregas. É nessa hora que um software contábil viabiliza todos esses trâmites. Considerar adotar um bom software em seus processos é pensar em garantia de segurança e produtividade para o seu escritório contábil. E, além de manter as obrigações em dia, você conquista a fidelidade dos seus clientes!

Diante disso, existem alguns softwares no mercado que são desenvolvidos módulos especiais para atender a entrega da EFD-Reinf.

 

Qual é a solução ideal?

 

Nós da Mastermaq desenvolvemos uma solução simples e intuitiva para te ajudar na entrega da obrigação: a REINF! Uma solução específica para declarar a EFD-Reinf dentro da Plataforma MasterConnect.

A REINF faz integração com os eventos transmitidos dentro de outro módulo Mastermaq como o NG Fiscal, por exemplo. Tudo em tempo real! Dentro desse módulo existem rotinas que podem ser integradas diretamente com o módulo REINF. Além de estar apto a carregar registros com leiautes pré-definidos.

Com o módulo REINF você importa arquivos como XML na estrutura do layout da EFD-Reinf, assim como digitar manualmente cada evento. O módulo tem comunicação direta com a Receita Federal, então, quando você transmite a obrigação, já consegue ter acesso às informações sobre o status do evento enviado. Sempre de forma fácil e segura!

Nossas soluções oferecem produtividade, flexibilidade e autonomia para o seu negócio e são totalmente aderentes às particularidades da legislação fiscal e tributária de cada estado.

Esperamos que você tenha se identificado com a nossa solução! Quer conhecer mais sobre o MasterConnect e como ele pode facilitar as rotinas do seu escritório? Experimente o MasterConnect! Entre em contato com os nossos especialistas, eles estão prontos para tirar todas as suas dúvidas!

 

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM