Economia circular: o seu cliente se preocupa com o meio ambiente?

Essa pode ser uma das atuações consultivas que o seu escritório de contabilidade oferece aos clientes

24 de dezembro de 2019

O futuro da contabilidade passa pelo cuidado com o meio ambiente. Essa frase pode parecer sem sentido, porém, essa pode ser uma dos novos serviços dos escritórios de contabilidade.

Você já ouviu falar em economia circular? Pois bem, ela é um assunto que está crescendo e cada vez mais empresas tentam adotar os seus conceitos. Ou seja, porque não capacitar a sua equipe, para que ela ajude os seus clientes a adotar esse modelo? 

Muito se fala em cuidado com o meio ambiente e os consumidores estão cada vez mais preocupados com o que as marcas estão fazendo para preservar o ecossistema no qual vivemos. Nesse sentido, a economia circular pode ajudar o seu cliente a produzir de forma sustentável e ainda gerar economia com insumos e materiais.

Quer saber como? É só ler esse artigo e entender.

O que é economia circular

O conceito de economia circular teve sua origem nos anos 70 com o crescimento da conscientização da população para os aspectos ambientais e recursos naturais. Vale lembrar também o conceitos dos três R’s, que diz sobre a produção exagerada de lixo.

São eles: 

Reduzir: a primeira etapa para diminuir a qualidade de lixo é reduzir o consumo. Ou seja, antes de consumir, oriente o seu cliente a pensar se realmente precisa daquele produto. Com isso, além da diminuição de resíduos é possível gastar menos.

Reutilizar: será mesmo que não é possível reutilizar o produto? Com criatividade o seu cliente poderá criar novas aplicações para os materiais e, com isso, reduzir o consumo e gerar economia. 

Reciclar: outro passo importante é fazer a coleta seletiva dos produtos que não podem ser reutilizados. Com esse procedimento, além de ajudar na questão ambiental, a empresa do seu cliente estará ajudando a movimentar a economia, ao gerar rendas para outras pessoas e empresas.

Portanto, a economia circular é o conceito que pretende ensinar a sociedade a reutilizar recursos e produtos de forma continua, pensando nas limitações do planeta.

Princípios da economia circular

O primeiro passo para que a empresa trabalhe no conceito de economia circular é a forma com a qual são feitos os produtos. Ou seja, o seu cliente precisa garantir que os seus produtos possam ser desmontados e os seus materiais, embalagens e componentes possam ser recuperados para voltar ao processo produtivo. 

Contudo, a forma como as pessoas utilizam estes produtos também precisam ser repensadas. Ou seja, é preciso pensar cada vez mais em compartilhamento e aluguel. Além disso, a energia gasta para produzir e comercializar os produtos precisam ser de fontes renováveis.

Claro que este é um processo lento. Porém, você contador, tem a possibilidade de criar consultorias, buscar parcerias e pensar em soluções de médio prazo para ajudar o seu cliente nessa empreitada. 

Mas você deve estar se perguntando, porque eu faria tudo isso? Continue a leitura que vamos te explicar. 

Quais as vantagens desse modelo

Bom, podemos pensar em várias frentes para dizer das vantagens de utilizar a economia circular. No entanto, quero focar aqui em duas. As vantagens para o seu cliente e claro, para o seu escritório.

Para o seu cliente podemos citar estes exemplos: 

eliminação de desperdícios: ao aproveitar de maneira inteligente os recursos e o uso de matéria-prima, o seu cliente diminui o gasto com a produção;

  • menor poluição: com o reaproveitamento a empresa diminui a emissão de poluentes e diminui o descarte de materiais, aumentando a qualidade de vida dos envolvidos com a empresa;
  • redução de custos: esses dois fatores levam diretamente a uma redução de custos para o seu cliente. Além disso, esse sistema traz benefícios operacionais e um potencial de inovação e geração de empregos;
  • colaboradores engajados: a questão ambiental tem ganhado bastante notoriedade. Por isso, é importante para o seu cliente mostrar para os seus colaboradores que a empresa está preocupada e faz sua parte;
  • fortalecimento da imagem da empresa: do mesmo modo, para os consumidores é importante que a empresa mostre sua preocupação com o meio ambiente. Isso será um fator determinante pela escolha do produto do seu cliente.

Agora, para o seu escritório a vantagem é a de gerar valor para o seu cliente, entregar novos serviços e atuar como consultor, melhorando a gestão estratégica dele. Com isso, além da fidelização, você pode aumentar os seus honorários e ainda ter mais indicações de trabalho.

Bom, a implementação da economia circular é apenas um dos novos serviços que você pode prestar pensando na contabilidade do futuro. Outra atuação consultiva que você pode exercer é o BPO financeiro. Veja em nosso artigo como ele é fácil e pode gerar novas rendas. 

Que saber mais sobre o futuro da contabilidade? Baixe o nosso ebook e fique bem informado.

Escrito por

João Vitor Fernandes - Analista de Conteúdo

João Vitor é jornalista, pós-graduado em Marketing para Mídias Sociais e Especialista em Produção de Conteúdo com certificações em Inbound Marketing e Blogues Corporativos. Atua como Analista de Conteúdo na Mastermaq.

Confira nossos outros posts