ECF 2019: conheça o novo leiaute e as novidades da obrigação

A entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) de 2019 está chegando: o arquivo dessa obrigação deve ser enviado até o dia 31/07.

Você já se preparou?

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) tornou-se obrigatória para quase todas as empresas (optantes do Simples Nacional não são obrigadas). Logo, para que você consiga preparar e entregar todas as informações no prazo certo e de forma correta, fizemos esse artigo.

Confira abaixo as novidades sobre a obrigação!

Relembrando o que é Escrituração Contábil Fiscal

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é uma obrigação acessória que surgiu em 2015, em substituição à Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ).

As principais informações da entrega são relativas ao valor devido do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), além das operações que afetem a composição da base de cálculo.

Quem precisa entregar a ECF de 2019?

A obrigação quanto à entrega da ECF 2019 atinge todas as pessoas jurídicas, inclusive equiparadas, imunes e isentas (desobrigadas do IRPJ e da CSLL), que sejam tributadas pelos seguintes regimes: lucro real, lucro presumido e lucro arbitrado.

Sendo assim, quem não se enquadra nas opções citadas acima, não precisa entregar. Por isso, se você se encaixa, atente-se ao prazo do dia  31/07/2019.

E a Escrituração Contábil Digital (ECD)?

A Escrituração Contábil Digital (ECD) não é uma exigência obrigatória para todas as empresas, somente aquelas obrigadas a manter escrituração contábil conforme a legislação comercial, ou seja, os livros diário, razão, seus auxiliares e livro de balancetes, balanços e fichas.

O prazo final e última entrega do ECD aconteceu em maio, no dia 31/05/2019.

Novo leiaute e mudanças 

Novidades da ECF 2019:

Dentre as mudanças, as mais importantes foram:

  • Novos campos no registro X353;
  • Novo registro X357 – Investidoras Diretas.

Use a recuperação do ECD como facilitador para entrega do ECF 2019

A Escrituração Contábil Digital (ECD), que também é uma obrigação do SPED, é um pré-requisito para a Escrituração Contábil Fiscal (ECF), pois ela já possui toda a escrituração contábil da pessoa jurídica, como o balanço patrimonial, as demonstrações contábeis, entre outros. Desse modo, ao recuperar os dados da ECD, o programa gerador da ECF preenche alguns registros similares.

No mais, as particularidades da ECF 2019 são as mesmas do último ano! Portanto, lembre-se do prazo e das informações que precisam ser enviadas.

Agora que você já sabe mais sobre a entrega, que tal curtir nossa página no Facebook? Por lá você fica sabendo de várias novidades e recebe mais conteúdos como este!

Mastermaq Software

A Mastermaq mantém, há 27 anos, uma história ao lado dos contadores e empresas, com o propósito de transformar a contabilidade em fator de sucesso para o empreendedor brasileiro. Especialistas em soluções para gestão e operação de organizações, com forte aderência às legislações: contábil, fiscal, trabalhista e tributária, a empresa atende todo o território nacional.

LEIA TAMBÉM