Já se perguntou qual a diferença entre preço e valor?

No artigo de hoje vamos te explicar tudo

20 de maio de 2017

Preço e valor são conceitos que estão presentes na vida da grande maioria dos brasileiros, principalmente dos profissionais da área de vendas ou consumidores.

Muitas vezes, porém, preço e valor — que são tão diferentes — acabam sendo confundidos. Esse é um erro grave, ainda mais para contadores, administradores, gerentes e todos os profissionais que lidam com esses conceitos em sua rotina profissional.

Ainda mais importante que saber a diferença entre preço e valor é saber aplicá-los da forma correta para que o seu escritório corra bem. Você tem dúvidas sobre isso? Continue a leitura e entenda de vez o real significado de preço e valor, quais são suas diferenças e como eles impactam na decisão de compra do seu cliente!

Preço

Preço é aquilo que representa uma quantidade de dinheiro, ou seja, a quantia que o cliente precisa desembolsar para adquirir um serviço. Ele é expresso pelos números que surgem a partir da soma dos custos envolvidos no desenvolvimento do serviço e da margem de lucro estipulada pelo seu escritório.

Logo, o preço é algo que pode variar muito de acordo com o custo do serviço, perfil do consumidor, poder de aquisição do seu público-alvo, preços da concorrência, demanda, dentre outros.

Valor

Bem diferente do conceito anterior, o valor se refere a algo mais subjetivo, que pode variar bastante de pessoa para pessoa de acordo com a importância que o serviço tem para o cliente. Enquanto um serviço pode ter valor muito baixo para uma pessoa, ele pode ter valor extremamente alto para outra.

Um exemplo disso são os itens de colecionador: para algumas pessoas, eles não significam absolutamente nada, e o preço desses itens soa como um absurdo. Enquanto isso, os colecionadores veem as peças como algo especial e se dispõem a pagar altos preços.

Diferença entre preço e valor na decisão do cliente

Já deu para ver como preço e valor são duas coisas totalmente diferentes, não é mesmo? Para resumir, enquanto o preço é algo que se baseia em dados palpáveis, que podem ser facilmente calculados, o valor é algo muito relativo e abstrato.

Uma câmera profissional, por exemplo: tem preço alto? Sim, mas também pode ter muito valor para o cliente certo, que seja apaixonado por fotografia ou que utilize a câmera para o trabalho. Isso tudo é valor agregado ao produto e faz toda a diferença!

É muito importante que você jamais se torne refém dos preços. O segredo para que isso não aconteça é fazer um bom trabalho de gestão de valor, que nada mais é que dar novo significado e ampliar a percepção do valor que os seus serviços têm na mente dos seus clientes.

O preço realmente interfere bastante na decisão de compra de um cliente — afinal, se dois produtos são a mesma coisa, por que pagar mais caro e não optar pelo mais barato?

Porém, o valor interfere ainda mais. O cliente precisa de um bom custo-benefício. É difícil alguém resistir a pagar um pouco mais por um produto que agregue muito mais valor. Um condicionador de ar, por exemplo, que economize mais energia, faça menos ruído etc.

Agregar valor é tornar as coisas especiais, fazer com que o cliente perceba que os benefícios que ele pode obter com um produto estão muito acima da quantia necessária para adquiri-lo.

Agregue valor para o seu cliente

Uma forma de agregar valor aos seus serviços no escritório contábil é oferecendo a auditoria completa das obrigações dos seus clientes. Com um bom auditor, você desenvolve esse processo de forma simples e rápida, garantindo que o seu cliente faça as entregas corretamente e não tenha problemas com o Fisco.

Assim, seu cliente vai se sentir mais seguro e poderá ver os ótimos resultados desse serviço para a empresa. Você pode apresentar relatórios, estimativas de autuações e certificados de qualidade desenvolvidos pelo próprio auditor. É um passo simples, mas que, com certeza, ampliará a percepção de valor dos seus serviços pelos seus clientes.

A diferença entre preço e valor ficou nítida para você? Quer continuar por dentro de outros conteúdos como esse? Então, saiba como agregar valor ao seu escritório transformando auditoria em serviço!

Escrito por

Keevo

A Keevo é uma empresa de tecnologia inovadora com mais de 30 anos de experiência em apoiar escritórios contábeis e empresas em seus processos de negócio. Nós nos especializamos em soluções digitais de Business Process, como GED e assinatura digital, para ajudar nossos clientes a ganhar em eficiência e eficácia. Nossa política de valorização de pessoas significa que trabalhamos "de pessoas para pessoas" para garantir que possamos cumprir nossa missão de cuidar de tudo para que você possa cuidar do mais importante. Se você está procurando soluções avançadas em contabilidade, negócios, inovação e tecnologia, venha experimentar seu próximo estágio evolutivo conosco!

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