Já se perguntou qual a diferença entre preço e valor?

No artigo de hoje vamos te explicar tudo

20 de maio de 2017

Preço e valor são conceitos que estão presentes na vida da grande maioria dos brasileiros, principalmente dos profissionais da área de vendas ou consumidores.

Muitas vezes, porém, preço e valor — que são tão diferentes — acabam sendo confundidos. Esse é um erro grave, ainda mais para contadores, administradores, gerentes e todos os profissionais que lidam com esses conceitos em sua rotina profissional.

Ainda mais importante que saber a diferença entre preço e valor é saber aplicá-los da forma correta para que o seu escritório corra bem. Você tem dúvidas sobre isso? Continue a leitura e entenda de vez o real significado de preço e valor, quais são suas diferenças e como eles impactam na decisão de compra do seu cliente!

Preço

Preço é aquilo que representa uma quantidade de dinheiro, ou seja, a quantia que o cliente precisa desembolsar para adquirir um serviço. Ele é expresso pelos números que surgem a partir da soma dos custos envolvidos no desenvolvimento do serviço e da margem de lucro estipulada pelo seu escritório.

Logo, o preço é algo que pode variar muito de acordo com o custo do serviço, perfil do consumidor, poder de aquisição do seu público-alvo, preços da concorrência, demanda, dentre outros.

Valor

Bem diferente do conceito anterior, o valor se refere a algo mais subjetivo, que pode variar bastante de pessoa para pessoa de acordo com a importância que o serviço tem para o cliente. Enquanto um serviço pode ter valor muito baixo para uma pessoa, ele pode ter valor extremamente alto para outra.

Um exemplo disso são os itens de colecionador: para algumas pessoas, eles não significam absolutamente nada, e o preço desses itens soa como um absurdo. Enquanto isso, os colecionadores veem as peças como algo especial e se dispõem a pagar altos preços.

Diferença entre preço e valor na decisão do cliente

Já deu para ver como preço e valor são duas coisas totalmente diferentes, não é mesmo? Para resumir, enquanto o preço é algo que se baseia em dados palpáveis, que podem ser facilmente calculados, o valor é algo muito relativo e abstrato.

Uma câmera profissional, por exemplo: tem preço alto? Sim, mas também pode ter muito valor para o cliente certo, que seja apaixonado por fotografia ou que utilize a câmera para o trabalho. Isso tudo é valor agregado ao produto e faz toda a diferença!

É muito importante que você jamais se torne refém dos preços. O segredo para que isso não aconteça é fazer um bom trabalho de gestão de valor, que nada mais é que dar novo significado e ampliar a percepção do valor que os seus serviços têm na mente dos seus clientes.

O preço realmente interfere bastante na decisão de compra de um cliente — afinal, se dois produtos são a mesma coisa, por que pagar mais caro e não optar pelo mais barato?

Porém, o valor interfere ainda mais. O cliente precisa de um bom custo-benefício. É difícil alguém resistir a pagar um pouco mais por um produto que agregue muito mais valor. Um condicionador de ar, por exemplo, que economize mais energia, faça menos ruído etc.

Agregar valor é tornar as coisas especiais, fazer com que o cliente perceba que os benefícios que ele pode obter com um produto estão muito acima da quantia necessária para adquiri-lo.

Agregue valor para o seu cliente

Uma forma de agregar valor aos seus serviços no escritório contábil é oferecendo a auditoria completa das obrigações dos seus clientes. Com um bom auditor, você desenvolve esse processo de forma simples e rápida, garantindo que o seu cliente faça as entregas corretamente e não tenha problemas com o Fisco.

Assim, seu cliente vai se sentir mais seguro e poderá ver os ótimos resultados desse serviço para a empresa. Você pode apresentar relatórios, estimativas de autuações e certificados de qualidade desenvolvidos pelo próprio auditor. É um passo simples, mas que, com certeza, ampliará a percepção de valor dos seus serviços pelos seus clientes.

A diferença entre preço e valor ficou nítida para você? Quer continuar por dentro de outros conteúdos como esse? Então, saiba como agregar valor ao seu escritório transformando auditoria em serviço!

Escrito por

Mastermaq Software

A Mastermaq mantém, há 28 anos, uma história ao lado dos contadores e empresas, com o propósito de transformar a contabilidade em fator de sucesso para o empreendedor brasileiro. Especialistas em soluções para gestão e operação de organizações, com forte aderência às legislações: contábil, fiscal, trabalhista e tributária, a empresa atende todo o território nacional.

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