3 dicas essenciais para escolher o melhor fornecedor de ERP para seu negócio

Manter a organização das informações é essencial para qualquer empresa: seja ela grande ou pequena, é preciso que os dados estejam bem organizados para manter a rotina do escritório contábil sob controle.

Nesse contexto, uma companhia que consegue automatizar e modernizar seus processos é capaz de reduzir custos e aumentar sua produtividade, ganhando um diferencial competitivo. É por isso que muitas empresas contam com um sistema de ERP (Enterprise Resources Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais).

Mas você sabe a importância de escolher um software específico para as necessidades do seu negócio? Confira agora os principais critérios para escolher o fornecedor de software ideal para a sua empresa:

Por que escolher um ERP específico

Já que cada negócio possui uma especialidade, também existem necessidades específicas que devem ser atendidas pelo ERP. Portanto, para trabalhar com mais precisão e eficiência, cada empresa precisa de um software de ERP voltado para os seus propósitos.

Isso torna a escolha de um bom fornecedor de ERP fundamental, e esse processo deve ser feito com cautela e pesquisa de mercado.

O que considerar em um ERP

As principais razões de contar com um software de ERP em uma empresa são: eliminar atividades demoradas como conferência, organização e lançamento de dados, mitigar erros com o controle manual das informações, criar uma inteligência de negócio com análises comparativas e garantir que os registros estarão em total aderência com as normas empresarias e governamentais.

Esse ganho de produtividade permite que você ofereça produtos e serviços de alto valor agregado — qualidade que será percebida pelos clientes — e tenha maior controle sobre as operações.

Pode parecer óbvio, mas é fundamental que o software escolhido para o seu escritório seja aderente as suas necessidades. Afinal, o ERP deve se adequar aos seus processos, e não o contrário. Por isso, avalie as seguintes funções que os sistemas devem oferecer a você:

1. Necessidades primárias

Para se certificar de que o seu ERP não deixará nada passar, confira se ele conta com as funções de parametrização de lançamentos, recebimento de documentos, correções, fechamentos e emissão de guias de pagamento, controle de honorários, administração de áreas como financeiro, contábil, fiscal, estoque, produtividade, vendas, pessoas, retaguarda, compras, entre outros. É como se você contratasse um gerente de planejamento.

2. Resolução e prevenção de problemas

Um ERP além de controlar e tornar mais  transparente, pode otimizar diversos processos da operação, diminuindo erros e retrabalhos, aumentando a rapidez e reduzindo custos. Com isso, você ganha mais tempo para fazer com perfeição aquelas ações que considera determinantes para o sucesso do seu negócio. É como se você contratasse um segundo gerente, o de operações.

3. Funções e ferramentas indispensáveis

Um sistema que fará a diferença para o seu negócio deve estar preparado para atender o seu segmento, oferecendo facilidades nas atividades do dia a dia e garantindo a gestão de rotinas administrativas, como folha de pagamento, contábil, fiscal, patrimônios e tributos. é como se contratasse um terceiro gerente, o administrativo.

Como escolher o fornecedor de ERP ideal

Uma pesquisa feita pela Choosing an ERP System com empresas que passavam pela implementação de um sistema ERP pela segunda vez, revelou dados interessantes: antes mesmo de considerar o preço ou a facilidade operacional como características principais, as companhias queriam contar com fornecedores de qualidade, de nome no mercado.

Empresas que já passaram por essa experiência sabem que escolher um fornecedor sem nome e representação de mercado pode causar transtornos operacionais e até prejuízo a longo prazo. Por isso, optar por softwares que valorizam as necessidades especificas da operação do cliente, de constante suporte/assistência técnica e tenham experiência no mercado, são considerados pontos essenciais.

Agora que você já viu características ideais para um bom ERP, veja as 6 características que um bom fornecedor de ERP deve oferecer a você:

  • Suporte: garantir suporte aos usuários com técnicos especializados e estrutura de treinamento e capacitação gratuita para os clientes em plataformas digitais.
  • Implementação completa: processo de implementação e configuração do sistema, deixando o sistema 100% pronto para o uso.
  • Integração: sistemas altamente integrados, que façam conexões entre as diferentes áreas do negócio para otimizar a produtividade e possibilitar uma estrutura de B.I.
  • Atendimento: ampla estrutura de atendimento por diferentes tipos de canais, como telefone, chat, site entre outros.
  • Familiaridade: total conhecimento das particularidades legais da sua região.
  • Evolução: aprimoramento constante dos produtos, pesquisa de mercado e abertura às sugestões e demandas de clientes.

Como você viu, um sistema de ERP oferece muitos benefícios às empresas, que vão desde ganhos em eficiência até a otimização do fluxo de informações, passando ainda pela qualidade dos resultados. Escolher o fornecedor de ERP é uma tarefa que demanda pesquisas por parte dos empreendedores para garantir a melhor decisão às suas necessidades e estratégias.

Gostou deste post e tem alguma sugestão para a escolha de um sistema ERP? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas ideias conosco!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM