1 de fevereiro de 2019
Para ter um departamento pessoal eficiente, você primeiramente precisa de uma boa gestão. Mas, além da gestão, a sua empresa precisa estruturar bem os processos para ter melhores resultados, principalmente quando falamos da folha de pagamento.
Aqui no blog, já te falamos sobre a importância da folha de pagamento para a gestão de pessoas. Você já sabe que ela funciona como um histórico dos funcionários, detalhando os eventos que envolvem a sua relação com o empregado e descrevendo as informações trabalhistas.
Mas o que talvez você não saiba é como criar uma folha que te ajude no RH estratégico. Então, siga a leitura e saiba como implementar no seu departamento pessoal ações para uma folha de pagamento eficiente!
O pagamento do salário do funcionário é determinado por fatores que vão além do cumprimento da função. É claro que você coloca em sua empresa pessoas que estejam aptas para cumprir a função. Entretanto, elas têm que cumprir um horário, muitas vezes determinado em assembleias com o sindicato, para executar bem o seu serviço.
A partir do momento que sua empresa tem mais de 10 funcionários, o registro de ponto já é obrigatório. Então, se essa ação já é obrigatória, é melhor realizar um controle que facilite a vida do seu departamento pessoal.
Existem duas possibilidades: o registro manual, com a designação de um funcionário específico para a função, ou com o registro via sistema. Se pensarmos bem, a segunda opção é a melhor para garantir a comprovação do serviço do seu empregado em caso de ações judiciais, ou mesmo para questionamentos na entrega da folha de pagamento.
Nós também já demos algumas dicas para você melhorar o controle de ponto da empresa. Fique atento para não deixar esse registro para trás!
O holerite é um documento que representa a felicidade do trabalhador. É nela que estão descritos os valores depositados pela empresa, descontos, benefícios e demais itens. Ela é sempre entregue no dia do pagamento e é obrigatória, mas funciona melhor se for feita com datas fixas.
Além de cumprir com prazos legais, você consegue organizar melhor o seu departamento pessoal e programar com tranquilidade o despacho dessas informações. Isso também gera satisfação ao funcionário, que já saberá exatamente o dia de pagamento.
É importante destacar que você não precisa entregar o holerite em papel. Para isto, existe também a possibilidade de fazer a entrega via email ou por sistema de intranet. Alguns softwares do mercado permitem o envio dessas informações de forma automatizada, otimizando suas tarefas.
Antes mesmo do ano começar, você consegue prever alguns gastos “extras”. Um bom exemplo é o décimo terceiro de seus funcionários. Como você sabe, o pagamento é feito em duas parcelas, sendo uma até novembro e outra até 20 de dezembro.
Então, já analise a folha de pagamento da sua empresa e prepare-se para esse gasto, separando os valores para esse depósito. O mesmo vale para as férias. Esse tipo de ação evita gastos extras e garante um caixa mais forte.
Tudo fica mais fácil quando os cargos e salários da sua empresa estão claros. Assim, além de saber exatamente o que cada um faz, você sabe o quanto cada um recebe.
O departamento pessoal poderá simplificar o controle de gastos com os pagamentos, tendo uma visão mais ampla de qual área da sua empresa deve receber investimento – de pessoas ou recursos.
Para facilitar o trabalho do departamento pessoal, existem no mercado alguns softwares para a gestão das folhas de pagamento. Neste caso, é importante estudar a opção que melhor se adeque à empresa.
O gerenciamento da folha de pagamento não é algo tão simples e por isso que a tecnologia é uma grande aliada para que a gestão de pessoas seja bem feita. Assim, você garante que vai cumprir as obrigações trabalhistas corretamente, evitando processos judiciais ou multas com o fisco.
Agora que você já entendeu como fazer uma boa gestão de folha de pagamento para o seu departamento pessoal, sua empresa está pronta para os desafios de uma boa gestão de RH! Nos acompanhe no Facebook e no LinkedIn para mais dicas como essa.