Criptografia e segurança de redes: qual a importância destes conceitos?

Entenda qual a necessidade de fazer o uso dessas ferramentas no seu escritório

2 de outubro de 2020

Vivemos uma transformação digital a qual milhares de informações e dados circulam na internet a todo momento. Por esse motivo, muito ouvimos falar a respeito da necessidade de proteger esses dados através da criptografia e segurança de redes. Apesar disso, você sabe qual a real importância destes conceitos?

No artigo de hoje, vou te explicar porque a utilização desses recursos é tão importante  e algumas dicas para utilizá-las no seu escritório. Vamos lá?

Criptografia 

A criptografia é a prática de codificar e decodificar dados. A ferramenta se tornou essencial a partir do momento que foi necessário o acesso à uma informação somente por parte do seu emissor e do seu receptor. Ela tem papel fundamental no sigilo das informações, protegendo a identidade, integridade e privacidade, tanto dos colaboradores, empresa e clientes.

Através de seu uso é possível proteger dados da navegação, emails enviados, arquivos de acesso indevido e até mesmo transações bancárias. Nesse artigo, já explicamos melhor como ela surgiu e onde é usada.

Para que utilizar criptografia?

De maneira geral todos colocamos diversos dados na internet, sejam eles de cunho pessoal e/ou profissional. Nesse sentido, estamos sujeitos à invasões, roubo de identidade e espionagem. A criptografia serve justamente para nos proteger desses ataques.

É a partir dessa ferramenta que as mensagens e informações enviadas na rede ficam e são trafegadas com segurança. Os algoritmos fazem uma espécie de embaralhamento nos arquivos e por isso eles ficam inteligíveis. Dessa forma, apenas o emissor e o receptor apresentam a chave de acesso, que é o mecanismo capaz de reorganizar e codificar o dado em questão.

Segurança de redes

A segurança de redes consiste na proteção da integridade, confidencialidade e acessibilidade dos dados que fazem uso de softwares e hardwares, a partir de um conjunto de regras e configurações.

O Brasil apresentou mais de 1,6 bilhão de ataques cibernéticos no primeiro trimestre de 2020. Esse dado mostra o quanto as pessoas e instituições estão despreparadas ou não apresentam bons sistemas de segurança.

Atualmente são muitos os recursos para garantir a segurança de suas redes, como por exemplo o firewall, o monitoramento de acesso, uso de antivírus e antimalwares, segurança em nível do aplicativo e etc. 

Qual a sua importância?

As informações não param de circular nas redes. Milhares de dados são publicados, acessados e distribuídos na internet, e por isso surgem diversos desafios na proteção de todos eles.

A segurança de redes não garante somente a seguridade dos dados do seu escritório, como também a de seus clientes. Nesse sentido, é de extrema importância apresentar um bom sistema de proteção, já que é preciso garantir a confiança de seu cliente, que busca ter suas informações protegidas.

Se o seu escritório tiver sujeito a ataques de hackers, invasões de vírus, ou ainda espionagem corporativa, você pode ter consequências e danos irreparáveis. Assim como a perda informações importantes, seus dados podem ser vendidos a um concorrente por exemplo ou ainda terá que realizar pagamentos caros para a recuperação do que foi perdido.

A falta de segurança de redes pode gerar não só prejuízos financeiros como também prejudicar a sua imagem no mercado, já que seus clientes ficarão insatisfeitos com seus dados vazados e/ou perdidos.

Sendo assim, é importante aplicar algumas medidas que auxiliam na proteção de redes.

Garanta a segurança de redes

Estratégias simples podem fazer diferença na segurança de redes do seu escritório, como por exemplo:

Use uma boa senha

Não tenhas senhas fáceis e padrão, o ideal é criar alguma com letras, número e símbolos, mas que claro, você vai se lembrar. Existem sites que oferecem geradores de senhas gratuitos, faça uma busca na internet para se inspirar!

Crie níveis de acesso aos usuários

Restrinja o acesso de colaboradores. Documentos e arquivos devem ser acessados por equipes que realmente precisam daquilo, que diz respeito à sua função. Dessa forma, você consegue evitar que aconteça a exclusão de algum arquivo importante que um colaborador possa ter apagado já que não é de seu departamento. As informações estratégicas ficam restritas a uma área e não acontece o vazamento de documentos.

Ative o firewall

O firewall é um dispositivo de segurança de rede e tem sido um dos principais meios de defesa na segurança de rede. Ele funciona como uma barreira examinando e filtrando as informações que entram na sua rede privada. 

Por isso, a ferramenta acaba sendo uma grande aliada.

Tenha um plano de backup

É essencial fazer o backup de todas as suas informações, isso evita o risco de perder documentos e escritas importantes. Apesar de não ser preventivo, o backup ajuda caso algum dado seja perdido ou roubado. É importante manter os backups atualizados.

Softwares são ferramentas essenciais nesse processo e o nosso IaaS//backup pode te ajudar nessa jornada! 

Mantenha seus sistema atualizados

Sistemas desatualizados facilitam a invasão de hackers. Por esse motivo, mantenha mecanismos de segurança, softwares, aplicativos e sistemas operacionais sempre atualizados.

Proteja as conexões Wi-fi

Redes abertas facilitam a invasão de cibercriminosos e permitem que os dados fiquem bastante expostos. Por isso, é importante apresentar uma senha forte e só passe para pessoas de confiança. 

Segurança em primeiro lugar

Crie uma cultura de segurança no seu escritório. Lembre todos os colaboradores da importância de realizar backups, apresentar senhas fortes e não divulgar informações de login ou acesso à plataformas.

Condutas inadequadas muitas vezes são a causa de vazamento de informações, por isso faça treinamentos relacionados ao uso de cada rede e de como garantir a proteção de dados.

Boas práticas na rede

Apesar de a segurança de redes e a criptografia serem ferramentas importantes e que colaboram com a proteção de dados, você pode se atentar e exercer algumas práticas que também ajudam na proteção de suas informações. São elas:

  • não entre em sites desconhecidos ou suspeitos;
  • não instale programas piratas;
  • instale programas de defesa como antivírus;
  • atenção ao utilizar dados pessoais e bancários em compras na internet;
  • atenção com e-mails falsos;
  • não abra documentos e anexos duvidosos;
  • evite utilizar redes compartilhadas, como de shoppings e aeroportos;
  • opte por sites que apresentam o ícone de um cadeado no canto do navegador, ele apresenta criptografia.

Conclusão

Espero que tenha entendido como a segurança de redes e a criptografia são essenciais para garantir a proteção de suas informações que circulam na web. Em uma era na qual é possível ter acesso à tantos dados em segundos e que acabamos dependendo da internet para que o trabalho seja feito, essas ferramentas tornam-se ainda mais relevantes. 

Você não precisa ter conhecimento de como todos os processos funcionam a fundo, mas é importante saber um pouco a respeito, já que não só suas informações podem estar expostas, como também a de seus clientes.

Estes conceitos são importantes, por isso faça o uso dos mesmos no dia a dia do seu escritório. 

Aproveite para conhecer a solução da Mastermaq para Backup! O IaaS//backup possui criptografia, garantindo a alta confiabilidade dos seus dados, além de armazenar em nuvem e programar o backup! Clique aqui e converse com um de nossos consultores pelo Whastapp.

Até a próxima!

Escrito por

Manuela Batitucci - Estagiária de Marketing

Manuela é estagiária de conteúdo da Mastermaq sob a supervisão de Júlia Martins, graduada em relações públicas e analista de mídias sociais.

Confira nossos outros posts