Controle de vale-transporte: entenda como economizar tempo e dinheiro

Como anda o controle de vale-transporte em sua empresa? Você sabe exatamente quanto gasta com o deslocamento de seus funcionários? Se não, provavelmente você deve estar fazendo a gestão de maneira errada.

Por incrível que pareça, ainda existem empresas que  ainda não têm esse cuidado. Elas apenas pagam o benefício todo mês, sem nenhum tipo de controle.

Por isso, no artigo de hoje, nós vamos te mostrar a importância do controle de vale-transporte e as evoluções que esse processo de gestão vem sofrendo  ao longo do tempo.

Quer economizar com os gastos de vale-transporte? É só seguir a leitura e se informar como.

Não fazer a gestão do vale-transporte é um problema?

Sim. É fundamental ter o controle do que está sendo gasto com o deslocamento dos seus funcionários.

Com os avanços tecnológicos e a chegada dos cartões de passagem, os setores administrativos das cidades incorporaram alguns mecanismos de integração no transporte público, o que acaba barateando o deslocamento dentro dos municípios.

Com isso, seus funcionários podem gastar menos do que o previsto e acumular créditos nos cartões. Com um bom controle de vale-transporte em sua empresa, esta diferença será perceptível. Sendo assim, o seu departamento pessoal vai poder, por exemplo, apenas completar os créditos para o mês seguinte.

Nós preparamos um artigo bem legal sobre esse assunto aqui blog. Se você quiser se informar mais, basta clicar aqui.

Afinal, como fazer o controle de vale-transporte na sua empresa?

Existem duas formas de fazer a gestão do deslocamento de seus colaboradores. A primeira delas, por meio de planilhas, onde você consegue fazer o cadastro de todos os funcionários e calcular o quanto ele vai precisar para se deslocar até a sua empresa durante os dias de trabalho.

Evolução das planilhas

Antes, os dados eram inseridos apenas para registro, sem nenhum tipo de cálculo e controle de quanto o colaborador está realmente gastando.

Contudo, atualmente, elas já conseguem fazer cálculos exatos de quanto o seu colaborador vai precisar durante o mês. Nesse sentido, o controle de vale-transporte fica mais eficiente, gerando uma economia financeira para as empresas. Legal né?

No entanto, a desvantagem desse processo é que o trabalho precisa ser feito manualmente, o que pode levar até dois dias, dependendo do número de funcionários que a sua empresa possui.

Mas claro, os avanços tecnológicos nos levam à segunda forma de fazer o controle de vale-transporte da sua empresa. Os softwares de gestão fazem este processo de maneira simplificada e ainda possuem várias outras funcionalidades. Continue lendo que vamos te explicar melhor sobre isso.

Porque sua empresa deve contar com um software de gestão?

Como já dissemos, o controle de vale-transporte precisa estar bem alinhado para evitar gastos desnecessários. Por isso, a utilização de um software de gestão pode te ajudar com essa tarefa.

Com uma boa solução, você vai conseguir traçar a melhor rota para o descolamento de seus colaboradores, podendo escolher entre o trajeto mais barato ou o de menor duração. Além disso, você verá de forma automática o quanto seu funcionário gastou, o saldo de créditos que ele acumulou e o quanto precisará completar para o mês seguinte.

Ou seja, contar com um software para o controle de vale-transporte, vai te ajudar a otimizar o tempo do seu departamento pessoal, melhorar o deslocamento do seu colaborador e ainda gerar uma economia financeira para a sua empresa.

Bom, agora você já sabe a importância de fazer um controle de vale-transporte em sua empresa e quais ferramentas pode utilizar para otimizar esse processo. Que tal conhecer um pouco mais sobre a solução da Mastermaq para  o controle de vale-transporte? Clique aqui e converse com nosso consultores.

João Vitor Fernandes - Analista de Conteúdo

João Vitor é jornalista, pós-graduado em Marketing para Mídias Sociais e Especialista em Produção de Conteúdo com certificações em Imbound Marketing e Blogues Corporativos. Atualmente atua como Analista de Conteúdo na Mastermaq.

LEIA TAMBÉM