O controle de ponto não é novidade. Acompanhar a jornada de trabalho dos funcionários é uma prática que existe há anos. Para ser mais exato, desde 1930. Porém, novas tecnologias e soluções mais práticas para problemas já conhecidos acabam surgindo.
Naquela época, o controle de ponto era feito de uma forma bem diferente que foi se modernizando gradativamente. Desde 1930, surgiram diversas formas de controle de ponto dos seus funcionários.
Desde então, trocamos o funcionário que monitorava a entrada dos demais empregados até o ponto eletrônico, que vem assumindo protagonismo na escolha dos empregadores.
No artigo de hoje, vamos para oferecer a você 5 dicas importantes para melhorar o controle de ponto da sua empresa e entrar de vez no século XXI!
O controle das horas a mais trabalhadas não é uma atividade simples, principalmente em empresas com muitos funcionários. Por isso, é importante conscientizar os colaboradores sobre os impactos das horas extras no orçamento da empresa.
Você sabia que o banco de horas possibilita a compensação de horas extras? Em 1998 foi aprovada a lei 9.601 que torna essa prática uma realidade e uma ferramenta importante para o empresário. Porém, é necessário que haja acordo coletivo para aderir à essa atividade.
Essa mudança merece a sua atenção, pois se torna uma opção eficiente para a empresa adequar a jornada de trabalho dos empregados às necessidades e demandas do negócio, sem ter grandes impactos no orçamento da folha de pagamento.
A produtividade dos seus colaboradores é um ponto que pode ser potencializado de várias formas. A tecnologia e um bom clima organizacional podem ajudar muito nesse processo.
A rotatividade de colaboradores é um problema constante enfrentado pelas empresas. Gera despesas desnecessárias como desligamentos, novas admissões, custos de capacitação de novos colaboradores e até perda de talentos.
Porém, é possível que o RH se antecipe e promova ações para combater um cenário negativo rapidamente.
Um sistema eficiente de controle de ponto pode ser de grande ajuda, pois traz a análise da taxa de turnover, que te permite acompanhar os números de rotatividade em tempo real. Isso facilita a análise para promover ações corretivas e mudar o cenário. Além de vários outros benefícios para otimização da rotina do departamento de RH.
O ponto oferece uma série de dados que tem impacto direto em diversas áreas do RH. Essas informações auxiliam para que a gestão de pessoas seja mais efetiva, ajudando os líderes na tomada de decisões.
Como você deve ter notado, é muito importante que todos os colaboradores se envolvam nos processos da sua empresa, principalmente diante de uma ação como o controle de ponto.
Adotar um relógio de ponto digital permite que todos fiquem cientes das suas obrigações. Da mesma forma, facilita o cumprimento das normas e elimina qualquer dúvida que possa ter ocorrido diante de alguma inconsistência.
Os benefícios vão desde a melhora do o clima organizacional da sua empresa, motivação dos colaboradores e praticidade de gestão e otimização de processos!
Portanto é importante estar atento à todas as mudanças de questões legislativas e tecnológicas relativas ao controle de ponto para adaptar a sua empresa à novas práticas e a própria modernidade.
Mudança é uma necessidade e se modernizar é imprescindível para se manter no mercado. Esperamos ter te ajudado com esse artigo, para que você possa inovar ainda mais em sua empresa e obter melhores resultados. Confira nossa página no Facebook e Linkedin e tenha acesso a mais dicas como essas!