Entenda porque o contador é importante para o seu negócio

O profissional de contabilidade pode ir além da contabilidade básica e atuar de forma estratégica dentro das empresas brasileiras

21 de novembro de 2019

Em um ambiente de negócios desafiador como o do Brasil, para fazer com que sua empresa conquiste o sucesso, é fundamental contar com a ajuda de alguém com expertise e conhecimento. Você já parou para pensar que essa ajuda pode vir do seu contador?

Afinal, ele conhece o seu negócio, entende suas dores e está disponível para sanar suas dúvidas e te aconselhar sobre a tomada de decisões. Os escritórios de contabilidade sempre estiveram ao lado dos empreendedores brasileiros. Eles conseguem lidar de forma assertiva com a burocracia brasileira, que toma tempo e custa dinheiro.

A atuação de um contador é importante para manter o negócio regular, apurar os impostos da maneira correta, e ainda organizar as informações das empresas, facilitando, por exemplo, o acesso a crédito.

Como sua empresa utiliza os serviços do contador?

A maioria das empresas brasileiras utilizam os serviços dos escritórios de contabilidade.  Porém, um contador pode ir muito além do pagamento de impostos e da entrega de obrigações.

Mais da metade das empresas brasileiras, levam em consideração a opinião de um contador, antes de tomar decisões que dizem respeito, por exemplo, à gestão financeira, tributária e de pessoas.

O seu escritório de contabilidade pode oferecer, por exemplo, informações sobre como reduzir custos operacionais, ter acesso a benefícios fiscais disponibilizados pelo governo e até mesmo oferecer ferramentas para avaliação de riscos e planejamento de novos investimentos.

Ou seja, o seu contador poder ir além do básico e participar ativamente das estratégias de crescimento da sua empresa.

Contabilidade consultiva

Entendemos que a internet e a tecnologia otimizaram serviços que, há décadas, permaneciam imutáveis. Porém, como em outras oportunidades, o contador está se reinventando, para oferecer sempre os melhores serviços para os seus clientes.

Nesse sentido acreditamos em quatro grandes caminhos para o futuro da contabilidade. São eles o foco nas obrigações contábeis; a personalização de serviços; a contabilidade gerencial e os serviços consultivos.

Esse último, os serviços consultivos, se apresentam como o principal deles. Ou seja, cada vez mais os contadores precisam apresentar novos serviços que agreguem mais valor para o seu cliente.  Esses serviços entram na área de gestão das empresas, atuando na área financeira, fiscal ou de gestão de pessoas, por exemplo. 

Para isso, o contador precisa evoluir e buscar ferramentas que possibilitam essas novas formas de atuação. Ou seja, com o conhecimento estratégico – inerente à profissão – e o auxílio de ferramentas tecnológicas que o possibilitam melhorar os processos, os contadores se tornam essenciais para o sucesso do empreendedor brasileiro e o desenvolvimento social no país.

Como vimos o contador é essencial para a sucesso da gestão empresarial. Assim como ele, contar com soluções administrativas que otimizem o dia a dia dos seus colaboradores é fundamental. Conheça nossos softwares e melhore a gestão da sua empresa.

Escrito por

João Vitor Fernandes - Analista de Conteúdo

João Vitor é jornalista, pós-graduado em Marketing para Mídias Sociais e Especialista em Produção de Conteúdo com certificações em Inbound Marketing e Blogues Corporativos. Atualmente atua como Analista de Conteúdo na Mastermaq.

Confira nossos outros posts