Contabilidade social nas empresas: você sabe qual é a importância?

A contabilidade social é um ramo das ciências contábeis que tem como principal objetivo ajudar no desenvolvimento da sustentabilidade e no bem estar da sociedade através das organizações. Além de ajudar a comunidade, ela auxilia também a empresa a ter uma visibilidade melhor no mercado.

Quer saber mais sobre essa área da contabilidade e a importância dela para a sua empresa? Continue a leitura deste artigo que vamos te explicar!

Como surgiu a contabilidade social?

A contabilidade social surgiu no fim do século XX como consequência da responsabilidade social, que é uma prática adotada voluntariamente pelas empresas, visando qualidade de vida do público interno e externo. Além disso, esse ramo contábil também nasceu por causa da evolução das causas ambientais e sociais. Assim, a contabilidade vem ganhando um papel cada vez maior dentro das organizações.

Isso se dá, também, pela mudança de pensamento dos consumidores atuais. As pessoas em geral esperam que as instituições não só entreguem produtos de boa qualidade, mas também que tenham compromisso com a sociedade, sejam transparentes nas suas ações e não visem só o lucro, mas também a comunidade em geral. Assim, os clientes criam uma confiança e segurança maior na empresa que estão comprando.

Atuação da contabilidade social na empresa

Quando uma empresa aplica a contabilidade social na sua rotina, o papel do contador é o de reunir informações sobre o patrimônio e assim transmitir aos interessados como as empresas estão agindo. Isso é feito através do balanço social, ele é um conjunto de informações da instituição que mostram como está sendo o relacionamento da organização com a comunidade e os resultados da sua responsabilidade social.

Muitas empresas hoje elaboram projetos sociais que atingem os seus colaboradores, clientes, a comunidade que está ao seu redor e às vezes até a sociedade como um todo. O problema é que elas não gerenciam e mensuram os resultados dessas ações para saber as vantagens tanto para a empresa, como para o público em geral.

Por que aplicar a contabilidade social na minha empresa?

Bom, já sabemos que a contabilidade social faz com que as empresas vejam o impacto de suas ações na sociedade. Mas por que isso é importante? Ao pensar na sociedade e no meio ambiente, a empresa agrega valor – primeiro em relação ao mercado, pois vai ganhar uma visibilidade melhor, e segundo nas suas ações, operações e produtos.

Isso porque, assim, as empresas conseguem ter uma visão muito mais ampla de tudo e pensar num âmbito mais elevado. Elas também observam com mais atenção suas ações e os impactos que elas causam nos lugares, nas pessoas e no meio ambiente, não pensam só no lucro.

Assim, a empresa tem um compromisso maior não só com o seu público externo, mas com o interno também. Uma instituição socialmente responsável com certeza sai na frente!

Agora que você já sabe que a contabilidade social busca não só medir resultados do processo monetário, mas também os resultados de recursos humanos e que isso pode ser uma grande vantagem para a sua empresa, não perca tempo e converse com o seu contador. Ele pode contribuir para a aplicação da contabilidade social na sua empresa, ela pode ser praticada em organizações de qualquer porte. Assim seu negócio vai conseguir se posicionar de maneira mais sustentável e social no mercado.

Quer ler mais conteúdos que vão te ajudar no dia a dia da sua empresa? Assine nossa newsletter e curta nossa página no Facebook, para não perder nenhum conteúdo!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM