Disruptura contábil: inovações tecnológicas, contabilidade online e digital

Vivemos em tempos de constantes inovações. Desde mudanças relativamente simples, como a possibilidade de assistirmos séries de TV através de serviços de streaming, até avanços que mais parecem ter saído de filmes de ficção científica, como o Watson, plataforma de serviços cognitivos da International Business Machines (IBM), as tecnologias vêm mudando a forma como interagimos com o mundo em todas as áreas das nossas vidas.

O campo da contabilidade não fica de fora dessas transformações! As inovações contábeis começaram com a implantação dos computadores por volta de 1990. Desde então, todos os dias surgem novidades que prometem melhorar a produtividade dos escritórios.

Neste artigo, você fica sabendo mais sobre essas inovações – como a contabilidade online e a digital – e como elas afetam o dia a dia do seu escritório. Não deixe de ler!

O que são as disrupturas?

Antes de falarmos especificamente sobre o campo da contabilidade online e digital, que tal entendermos essas transformações como um todo?

“Disrupção” é um jargão usado por muitos empreendedores. É sinônimo de “inovador”, “moderno” e “radical”, significando também “interrupção do curso normal de um processo”.

Produtos ou serviços que mudam os rumos do mercado e desestabilizam seus concorrentes são considerados disruptivos, ou seja, radicais, divisores de água. Você com certeza conhece e já faz uso de alguns desses produtos e serviços! Uber, Whatsapp, Netflix: todos são considerados inovações disruptivas no mundo dos negócios.

Existem inovações na contabilidade?

Transformações inovadoras estão presente em praticamente todos os mercados, inclusive no de contabilidade! Como já falamos, essa área começou a se reinventar nos anos 90 com o uso dos computadores para automatizar os cálculos. Essa tecnologia trouxe respostas rápidas a algumas tarefas manuais, mas os processos dos escritórios continuaram os mesmos, sem muitas transformações.

Uma mudança que trouxe impacto real foi proporcionada pelo Fisco. A transformação das obrigações em arquivos eletrônicos passou a exigir uma maior integração de dados e relacionamento entre cliente e contador.

Mas, mesmo com essa mudança, o tempo gasto para cálculos e envios de informações fiscais não diminuiu de forma relevante. De acordo com um estudo de 2015 da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON), as empresas gastam aproximadamente 586,4 horas/ano para cumprir as obrigações fiscais. Uma pesquisa diferente, dessa vez feita pelo Banco Mundial em 2013, indicou que são gastas cerca de 2,6 mil horas/ano com burocracias fiscais.

Além dos computadores

Observando esses números, você pode perceber que só computadores e recursos online não são suficientes para garantir a produtividade do seu escritório, não é mesmo? O uso dessas tecnologias apenas para o cumprimento de burocracias é algo comum nos escritórios de contabilidade, mas que precisa ser repensado.

A falta de comunicação automatizada entre as empresas e os escritórios de contabilidade é a grande vilã nesse cenário de constantes inovações nos mercados. Para otimizar os trabalhos em seu escritório, você e seus colaboradores precisam aproveitar ao máximo as informações dos seus clientes para as escriturações contábeis.

Com essa automação das informações e dos processos contábeis, você e a sua equipe têm mais recursos e maior praticidade para fazer o trabalho e também fornecer informações de qualidade para seus clientes.

O papel dos contadores

Os profissionais de contabilidade estão ganhando mais importância e, por isso, precisam desenvolver novas capacidades e assumir novas funções.

As inovações nas tecnologias da informação e na contabilidade exigem mais de você, contador, como a adoção de um papel diretamente relacionado à gestão do seu escritório.

É importante que você não apenas administre informações contábeis focando só no presente, mas consiga prever acontecimentos futuros de forma eficiente, segura e assertiva. Tudo para ajudar seus clientes na tomada de decisões!

Migração para o digital

Como vimos, depender apenas dos computadores não é uma boa ideia. Mas sabemos que muito pode ser feito através da internet sem prejudicar a qualidade do seu escritório, por exemplo:

  • Substituição do papel: Notas, contratos, declarações: tudo isso pode ser digitalizado e migrado do papel para o ambiente digital. Isso facilita muito o trabalho dos seus colaboradores e pode aumentar a produtividade do seu escritório!
  • Análise financeira: Hoje em dia, é possível acompanhar as movimentações financeiras dos seus clientes em tempo real. Assim, a sua equipe pode monitorar as receitas e as despesas dos seus clientes e ajudá-los a tomar decisões importantes em um tempo hábil. 
  • Relacionamento com o cliente: Nós sabemos que o contato face a face é muito importante, mas atualmente é possível resolver muitas coisas pela internet, inclusive na contabilidade! Seus colaboradores podem entrar em contato com clientes – ou vice-versa – através de e-mails, programas e aplicativos de mensagens instantâneas ou até mesmo por plataformas de contabilidade que têm um espaço de interação.
  • Sistemas integrados: Algumas plataformas e programas contábeis permitem uma integração maior entre os dados dos clientes e o seu escritório. Isso faz com que seus colaboradores possam acessar com facilidade os dados de seus clientes e assim serem mais eficientes!

Contabilidade online ou digital?

O cenário tecnológico fez com que novos modelos de negócios contábeis surgissem. Alguns, intitulados como contabilidade online, vêm tendo sucesso na atração de clientes.

A proposta principal desses negócios é disponibilizar serviços em pacotes prontos e especializados, aproveitando ao máximo as ferramentas online disponíveis para otimizar os serviços dos contadores. Neles, todas as informações para contabilização são digitadas e aproveitadas para análises de resultados financeiros. O foco desse modelo está nos preços baixos e na diminuição de retrabalho.

Por outro lado, também surgiu a contabilidade digital, um modelo que mistura o online e o tradicional. Nessa nova categoria de serviços contábeis, o foco está na performance e nos resultados. Ela tem como base a eficiência operacional alcançada pela integração total entre contadores e clientes com um atendimento consultivo.

Nesse modelo, a importação de dados passa a ser mais completa, segura, consultiva e inteligente. Esse processo pode ser considerado a verdadeira disruptura contábil, ou seja, o que está revolucionando o mercado, a chave para avanços significativos nas estruturas de trabalho atuais.

Infelizmente, ainda não existe uma receita certa para encontrar ou ser um bom contador digital, mas há algumas características e atitudes que vão te ajudar a identificar ou se tornar esse profissional. Conhecer bem o mercado e estar sempre disposto a pesquisar mais sobre as inovações da área, por exemplo, é fundamental!

Pensando nisso, preparamos para você um guia com tudo o que você precisa saber sobre Contabilidade Digital! Lá, você fica sabendo ainda mais sobre a contabilidade online e a digital, as diferenças entre elas e qual é mais adequada para seu escritório. E não se esqueça de nos seguir no Linkedin e curtir nossa página no Facebook. Assim, você vai ter acesso a outros conteúdos sobre contabilidade e as inovações da área!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM