Contabilidade em 2021 - Como se preparar para o próximo ano?

Confira nossas dicas para que você e seu escritório comecem 2021 com o pé direito!

16 de dezembro de 2020

2020 está no fim e sabemos que foi um ano muito difícil para milhares de pessoas ao redor do mundo. A pandemia do Covid-19 fez com que tivéssemos que readaptar toda a nossa rotina para continuar exercendo nossas atividades, não é mesmo? Mas, e agora? Como podemos nos preparar para a contabilidade e seu ecossistema em 2021?

Neste artigo, vamos dar algumas dicas para que você e seu escritório possam se planejar e se aprimorar neste ano que já está tão próximo de nós. Vamos lá?

O profissional da contabilidade

Não podemos deixar de considerar o perfil do profissional que deve estar preparado para o próximo ano. É importante investir também no desenvolvimento de novas competências que serão requisitadas no mercado como inteligência emocional, comunicação, empatia e criatividade.

O mercado exige cada vez mais que os profissionais sejam plurais e consigam desempenhar bem mais de uma função. Esteja preparado para novas possibilidades e aprendizados!

Leia os pontos a seguir e entenda como aprimorar ainda mais a sua carreira.

Esteja atualizado

As mudanças estão acontecendo rapidamente em todos os setores, na contabilidade não seria diferente. É importante que você se mantenha atualizado sobre o mercado contábil, que contará com reajustes tributários e com empresas preocupadas com o seu planejamento financeiro, uma vez que 2020 foi um ano de muitas perdas. Esteja pronto para ajudar o seu cliente a evitar os prejuízos causados por este ano!

Além disso, estar atualizado sobre o que ocorre no mercado é um dos pilares para conseguir realizar o próximo tópico: a consultoria.

Realize consultorias

Este assunto divide muitas opiniões no ramo, mas se você ainda deixa a contabilidade consultiva passar despercebida, está na hora de rever seu conceito!

Uma das tendências da contabilidade é a parte consultiva que ela permite. A partir do momento que você consegue fornecer outros serviços que não estejam envolvidos somente com a parte burocrática que trata a contabilidade, você agrega valor ao seu cliente e ao seu escritório.

Atuando como um contador consultor, você terá total autonomia para recomendar as melhores estratégias baseadas na gestão financeira do seu cliente e em planejamentos que visam expandir o negócio. Através da contabilidade consultiva você poderá desenvolver outras habilidades e competências que irão contribuir para o aumento da sua autoridade enquanto profissional, solidificando ainda mais a relação com seus clientes e atraindo novos.

Tempo é dinheiro: invista em tecnologia!

Um dos receios de diversos contadores é se a tecnologia irá roubar os clientes deles. Bom, a resposta é não, desde que você saiba como usar a tecnologia a favor do seu escritório! Como fazer isso? Nós temos um artigo sobre o assunto que pode te ajudar a entender como ela pode ser uma grande aliada para o seu trabalho. É só clicar aqui.

Além disso, ao longo deste artigo, iremos mostrar como as ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado podem te ajudar a entrar em 2021 com um escritório competitivo e moderno! Continue a leitura e veja quais são as tendências para o próximo ano.

O novo normal e a contabilidade

A contabilidade teve que se ajustar neste período que chamamos de novo normal. Uma das tendências que se viu forçada a crescer no período da pandemia foi o home office, que segue sendo adotado de forma definitiva para diversas empresas.

Antes de tudo, é preciso ter clareza nas informações disponíveis sobre o ano de 2020.

Mas, para tomar qualquer decisão sobre um determinado negócio, sabemos que é imprescindível recorrer a um contador. O ecossistema contábil tem se reinventado e oferecido, cada vez mais, serviços que são de extrema importância na gestão de uma empresa. Por isso, atue como parceiro do seu cliente!

A Contabilidade consultiva é o caminho!

Quem entende melhor sobre um negócio do que o contador? É de extrema importância que você, contador, seja um profissional atualizado e capaz de auxiliar na elaboração de estratégias que otimizem os gastos do cliente e ajudem na tomada de decisões após este ano tão conturbado.

Construa uma relação sólida e de confiança com os seus clientes e seja uma das peças chaves na tomada de decisão da empresa. Lembre-se que o contador vai muito além do profissional burocrático, designado apenas para cuidar dos impostos e garantir que uma empresa cumpra com suas obrigações fiscais.

Aposte na robotização do seu escritório

Nós já falamos anteriormente em nosso blog sobre a robotização contábil. Uma pesquisa feita pela Gartner informou que, até 2022, esse mercado estará presente em 85% das grandes organizações e irá movimentar cerca de 2,4 bilhões.

A robotização no seu escritório irá te ajudar a reduzir custos e chances de erros, além de otimizar o tempo dos seus funcionários. A solução Evo Busca Legal, por exemplo, faz pesquisas tributárias em mais de 20 milhões de regras, em apenas segundos! Ele identifica a tributação em operações estaduais e interestaduais, além de realizar os cálculos necessários.

Atenção à terceirização dos processos de negócio: o BPO!

Especialmente para as pequenas e médias empresas, a terceirização de setores como gestão de pessoas e controle financeiro, por exemplo, acabam ficando sob o comando de apenas um gestor, que pode deixar passar despercebido informações relevantes sobre o negócio.

Esse serviço pode ser oferecido como parte de uma estrutura da contabilidade consultiva para o seu cliente. Oferecer o serviço de BPO Financeiro poderá agregar ainda mais valor e permitir a atuação de forma estratégica dentro do negócio do seu cliente, atuando desde áreas simples como geração de boletos e contas a pagar e receber até as mais complexas, como conciliação bancária, relatórios de análises de índices econômico e outros.

Cloud Computing

Muitos contadores têm dúvidas acerca de alguns termos usados na tecnologia, e o Cloud Computing é um deles. Esse conceito nada mais é do que a computação em nuvem, ou seja, através dele seria possível acessar a rede do seu escritório de qualquer lugar, a qualquer momento.

Como falado no início do texto, com a pandemia, muitos escritórios se viram obrigados a readequar a sua rotina. Sua casa foi adaptada para ser o seu escritório, e o cloud computing foi muito útil para diversos empregadores ao redor do mundo. Com ele, ganha-se em mobilidade operacional, redução de custos operacionais e aumento de produtividade na sua equipe.

Nós temos um artigo que mostra 6 dicas para simplificar a adoção desse método no seu escritório. Leia e saiba o que o Cloud Computing pode fazer pelo seu negócio!

Backup em nuvem

Esqueça os backups feitos em dispositivos como HDs externos, CDs e pendrives. Uma forma segura de manter todos os documentos do seu escritório seguros e protegidos é o backup em nuvem.

Embora ele tenha se popularizado, muitos escritórios ainda não sentem confiança em subir suas informações para um servidor. Diversas empresas oferecem soluções protegidas por criptografia, um sistema de segurança que codifica os dados armazenados e impede a interceptação de terceiros. Entenda mais sobre a segurança em nuvem clicando aqui.


Essas são algumas das nossas dicas para a contabilidade em 2021. Na Mastermaq você encontra soluções completas que ajudarão a impulsionar o seu negócio no próximo ano, seja um escritório de contabilidade, uma indústria ou uma empresa, independentemente do porte e segmento. 

Não deixe de conhecer nossos produtos e serviços e comece 2021 com o pé direito. 

Desejamos boas festas e um ano novo de muitas conquistas!
Até a próxima.

Escrito por

Julia Martins - Analista de Mídias Sociais

Júlia é graduada em Relações Públicas, pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais e possui certificações em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Atua como Analista de Mídias Sociais na Mastermaq.

Confira nossos outros posts