A contabilidade do futuro: experiência do usuário e transformação digital

O quanto a contabilidade mudou nos últimos 05 anos? Em algum momento você fez essa reflexão? A tecnologia mudou, drasticamente, o jeito de atuar do contador. Sabemos que mudanças como essas assustam e nos fazem pensar: como será a contabilidade no futuro?

Percebemos que dois conceitos estarão bem presentes o futuro contábil: UX e transformação digital.

Quer conhecer mais sobre eles? Continue a leitura que vamos te explicar.

O que é UX

O termo UX significa User Experience, ou em português, Experiência do Usuário. Ou seja, é o sentimento despertado em quem está usando um produto, serviço ou sistema. Para definir isso, claro, existem alguns quesitos a serem avaliados.

Confira quais são eles:

Utilidade — O seu serviço, produto ou sistema é útil para o cliente? Porque é melhor usar o seu serviço e não o do seu concorrente?

Facilidade de uso — A solução que você apresenta é mais fácil de usar do que a do seu concorrente? Ele resolve o problema do usuário de maneira simples?

Prazer — Aquilo que você oferece gera prazer — seja diversão, interesse, recompensa, etc. —, o que faz o usuário preferir o seu produto em detrimento do seu concorrente?

Pensar nesses questionamentos é aproximar a sua solução do formato ideal para quem vai utilizá-la.

Entenda como melhorar a experiência do seu cliente?

Sabemos que a tecnologia acaba automatizando serviços, inclusive os contábeis. Por isso, é cada vez mais necessário pensar em agregar valor aos seus serviços.

Sendo assim, proporcionar uma experiência agradável para o seu cliente é fundamental. Isto significa que, além de cumprir os prazos legais, é preciso ter um bom atendimento, com canais de comunicação claros e objetivos.

Além disso, o seu cliente, hoje, quer ir além da contabilidade básica. Ou seja, a contabilidade do futuro exige um comportamento consultivo, no qual você participe da gestão da empresa, e não apenas emita guias e cumpra obrigações contábeis.

Ofereça um atendimento de excelência

Atualmente existem muitos produtos e serviços, portanto, a fidelização de clientes é fundamental para a empresa se manter no mercado. Isso porque, um cliente fiel torna-se um defensor de sua marca e divulga suas boas experiências com outras pessoas.

Sendo assim, como sua empresa pode ter excelência em atendimento? Vamos elencar algumas dicas que farão a diferença. Confira:

  • Estabeleça canais de comunicação efetivos – Para um excelente atendimento, o cliente precisa ter um canal de comunicação sempre à sua disposição. Além dos meios básicos de relacionamento, utilizar as redes sociais são uma vantagem para a empresa e para os clientes.
  • Busque entender os seus clientes – A pesquisa de satisfação é uma boa ferramenta para as empresas que pretendem conhecer melhor os seus clientes. Sendo realizada periodicamente, ela fornecerá insumos para que a instituição consiga identificar os principais aspectos a serem otimizados.
  • Desenvolva uma visão estratégica – Uma gestão estratégica transforma os problemas em oportunidades. Desenvolver essa habilidade permite o crescimento da organização, através do melhor aproveitamento de recursos.
  • Seja ágil – A velocidade de resposta é uma demonstração efetiva do quanto o cliente é importante para sua empresa. Nem todos os clientes querem a solução de imediato, porém, todos os clientes precisam ter a certeza de que as suas solicitações serão atendidas.
  • Treine os seus funcionários e estabeleça um padrão de atendimento – Ter uma equipe preparada para desenvolver um excelente atendimento é fundamental. Ela é o canal direto que a empresa tem para relacionar, encantar e fidelizar os seus clientes.
  • Surpreenda – Supere as expectativas de seu cliente. Antecipe tendências e crie meios de sempre atualizá-lo acerca dos novos produtos/serviços, evidenciando os benefícios desta parceria.

A contabilidade no futuro exigirá ir além

Em determinado momento, os sistemas contábeis estarão tão automatizados que as obrigações contábeis serão entregues sem a necessidade da intervenção direta do contador. Portanto, a contabilidade do futuro exige, do contador, um perfil mais arrojado e estratégico.

Ou seja, a tecnologia possibilitará a padronização e a repetição de ações que os softwares serão capazes de fazer de forma agendada e automática.

Porém, existe algo que somente os contadores conseguirão oferecer: conhecimento estratégico.

As informações para isso já estão disponíveis. Os contadores já conhecem as rotinas, os gastos e os problemas que podem afetar o dia a dia dos seus clientes. Portanto, agora é a hora de oferecer soluções.

Qual sistema tributário escolher? É hora de investir? É preciso cortar gastos? É necessária alguma capacitação? Tente ser estratégico e ofereça serviços que vão além da emissão de guias e boletos. Seu cliente estará disposto a pagar mais, se ele sentir que você está agregando valor ao negócio dele.

Pensar no futuro e associá-lo à contabilidade significa usar a tecnologia a favor do seu trabalho e se diferenciar enquanto profissional. O futuro contábil vem junto com a transformação digital. Continue a leitura que vamos te explicar tudo.

A contabilidade no futuro passa pela transformação digital

Nos anos 90, com a popularização da informática e dos computadores, o jeito de fazer contabilidade mudou. Naquele momento, foi necessária uma mudança de mentalidade por parte dos profissionais contábeis para se adaptarem às novas tecnologias que surgiam.

Nessa perspectiva, com o advento da indústria 4.0, é necessário que os contadores se reinventem. Novamente, a mudança advém do digital. Portanto, novas ferramentas como a Internet das Coisas (IoT), e inteligência artificial podem ser bons caminhos para a contabilidade do futuro.

A transformação digital é um fato. A tecnologia é uma realidade com a qual teremos que conviver. Portanto, é o momento de usar essas ferramentas e aliá-las ao seu conhecimento para prestar novos tipos de serviço ao seu cliente.

É fundamental que os profissionais de contabilidade comecem a trabalhar de forma estratégica na gestão empresarial das empresas e, com isso, passem a contribuir para o sucesso dos seus clientes.

Ou seja, a contabilidade do futuro exigirá uma evolução na forma de atuar dentro do mercado. Quer ficar melhor informado sobre esse e outros temas? Acesse nosso Facebook e Linkedin e participe das nossas discussões.

João Vitor Fernandes - Analista de Conteúdo

João Vitor é jornalista, pós-graduado em Marketing para Mídias Sociais e Especialista em Produção de Conteúdo com certificações em Imbound Marketing e Blogues Corporativos. Atualmente atua como Analista de Conteúdo na Mastermaq.

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