Contabilidade Gerencial: confira 5 dicas incríveis para o seu escritório

Hoje, não tem como falar de contabilidade e não citar o termo “Contabilidade Gerencial”. O assunto está em alta em qualquer ramo da área contábil, por ser uma tendência que impacta diretamente a profissão. Mas, o que realmente é a Contabilidade Gerencial?

Basicamente, o termo se refere à aliança entre tecnologia e contabilidade. É quando as pilhas de papéis e as pastas empoeiradas são deixadas para trás e, ferramentas como WhatsApp e Cloud Computing, são associadas aos processos contábeis. Esse é um processo natural, resultado do dinamismo do mercado, que exige, cada vez mais, soluções ágeis e práticas.

Uma coisa é certa: para manter-se atualizado e automatizar os processos, é fundamental utilizar-se da tecnologia. Não devemos esquecer que instrumentos tecnológicos sempre foram amigos da contabilidade: ábacos e calculadoras são ferramentas históricas da profissão. Com a Contabilidade Gerencial não é diferente. Portanto, selecionamos 5 dicas para se adaptar a essa nova realidade. Confira:

1- Conheça seu cliente

O perfil do cliente está mudando. O público hoje não está apenas buscando solucionar suas demandas, mas também conquistar a melhor experiência possível no processo. Atualmente, existem programas que calculam tributos e organizam folhas de ponto, portanto, o contador precisa oferecer mais do que isso.

O cliente espera que o seu escritório apresente soluções estratégicas para o negócio dele. Ele necessita de uma análise profunda dos números e como esses impactam a empresa. Com base nos dados recebidos, o contador é capaz de entender como está, por exemplo, a saúde financeira e a gestão de pessoas do cliente e, a partir disso, sugerir ações resolutivas.

Já está educando seus clientes a utilizar as ferramentas on-line para se comunicar? Sabemos que os clientes mais antigos podem preferir o contato face a face, mas gradualmente, você deve instruí-los sobre os benefícios da comunicação on-line. Uma reunião pelo Skype ou pelo WhatsApp, por exemplo, vai otimizar o tempo dos dois. Por isso, é imprescindível que todos os canais de interação estejam sempre disponíveis.

É claro que nem tudo pode ser resolvido por meio das redes sociais ou de forma virtual, mas se adaptar a esse novo contexto é fundamental para a sobrevivência de um escritório contábil.

2- Invista no digital

Nós já falamos aqui no blog, mas é sempre bom reforçar: a contabilidade digital já é uma realidade. Esse é um modelo vigente no mercado brasileiro e se refere à união da tecnologia com o serviço eficiente do contador. Um exemplo disso é a implantação do eSocial, da NF-e  4.0, do SPEDl, entre outros.

Contabilidade 4.0

Atualmente, os sistemas de gestão e o armazenamento em nuvem são grandes aliados dos escritórios contábeis. Essas ferramentas permitem aperfeiçoar os processos e agregar ainda mais eficiência e valor ao trabalho. Consequentemente, muito tempo será otimizado, o qual poderá ser investido em consultorias e na capacitação pessoal.

3- Estabeleça parcerias

Nenhuma área de conhecimento é autossuficiente. Para se manter relevante no mercado é fundamental estabelecer parcerias.

Em alguns casos, as ações devem ocorrer obrigatoriamente em conjunto, como acontece, por exemplo, com a Lei 11.638/2007, sobre a internacionalização da contabilidade. Essa lei abrange a depreciação de bens, cuja análise técnica deve ser feita com a ajuda de engenheiros.

Mas você pode definir algumas outras parcerias estratégicas, que agregarão valor mútuo aos serviços oferecidos. Por exemplo, uma colaboração com um escritório de advocacia seria muito útil ao auxiliar o seu cliente em questões legislativas, o que, certamente, também facilitará o seu trabalho como contador.

4- Aposte no marketing digital

Investir no marketing digital seria um diferencial positivo para o fortalecimento da imagem do seu escritório e para a divulgação dos trabalhos. A prática é uma das ações mais valorizadas pelo mercado atualmente, sendo uma ótima maneira de expandir e fortalecer a sua rede de contatos.

O Facebook e o LinkedIn auxiliam na captação de clientes e na troca de conhecimento sobre as principais tendências do mercado. Além disso, um bom gerenciamento de suas redes sociais e do blog corporativo é determinante para estabelecer uma comunicação profissional, tanto com o seu público externo, quanto com o interno, consolidando uma imagem séria e compromissada.

5- Abrace a Contabilidade Gerencial

Sabemos que, às vezes, as mudanças podem parecer um pouco assustadoras. Mas não se preocupe, geralmente elas são positivas. Todas as tecnologias que hoje são indispensáveis para os escritórios já foram motivo de insegurança e incerteza em algum momento, e não seria diferente com a Contabilidade Gerencial. E agora, mais do que nunca, você deve começar a modernizar e otimizar os seus processos.

Hoje, é essencial que o contador tenha um perfil mais estratégico e consultivo. E isso só é possível graças ao avanço da tecnologia, já que o tempo poupado poderá ser revertido em produtividade, permitindo uma análise gerencial e objetiva do negócio do seu cliente.

É possível que haja resistência por parte de alguns membros da equipe, mas é importante conscientizá-los sobre a necessidade de adaptar-se às atualizações do mercado. No caso da Contabilidade Gerencial, é bom que você demonstre inicialmente como serão os novos procedimentos e os benefícios que serão proporcionados.

A Contabilidade Gerencial já está presente no mundo contábil e a tendência é que ela se consolide ainda mais. Por isso, você e o seu escritório devem estar preparados para lidar da melhor forma possível com essa realidade.

Esperamos que o nosso artigo tenha te ajudado! No nosso Facebook e LinkedIn você encontra mais informações sobre esse e outros assuntos. Confira!

Mastermaq Software

A Mastermaq mantém, há 27 anos, uma história ao lado dos contadores e empresas, com o propósito de transformar a contabilidade em fator de sucesso para o empreendedor brasileiro. Especialistas em soluções para gestão e operação de organizações, com forte aderência às legislações: contábil, fiscal, trabalhista e tributária, a empresa atende todo o território nacional.

LEIA TAMBÉM