Consultoria de Imagem: A importância do Dress Code

A aparência e o comportamento de um profissional são capazes de expressar, de forma direta e desde a primeira impressão, a identidade da empresa em que ele trabalha. Por essa razão, as organizações investem cada vez mais na consultoria de imagem para orientar seus colaboradores quanto ao uso mais adequado de roupas e acessórios que possam, de alguma maneira, influenciar a forma que a organização é vista no mercado.

Há tempos atrás, a ideia de formalidade e seriedade era estampada nos profissionais que usavam ternos escuros, gravatas, sapato social e pastas do tipo executivas. Atualmente, os estilos são variados e fazem com que os profissionais tenham um leque de possibilidades, ficando mais livres para escolher o que comprar sem que isso determine seu status ou a posição que ocupa. Diante dessa nova realidade, é importante criar regras para que os profissionais se orientem de acordo com o ambiente de trabalho.

Para ajudá-los a combinar adequadamente o seu visual com as características da empresa, o  Dress Code,  código de vestimenta, é uma excelente ferramenta  para orientar como o profissional deve se vestir e  se comportar de acordo com a cultura e valores de cada organização.

Para melhor assertividade e aceitação, todos os colaboradores, independente de hierarquia, devem ser envolvidos na definição das regras, desta forma, o que poderia ser um desafio difícil de ser incorporado às novas práticas da organização, torna-se algo dinâmico, natural e prazeroso.

Ainda que regras ditem o que pode ou não ser usado, é possível expressar personalidade e individualidade na vestimenta, desde que o bom senso esteja presente e atuante. Para evidenciar o seu estilo pessoal, os detalhes de acessórios e outros componentes são fundamentais para compor o look. Outros pontos também devem ser levados em consideração na hora de se vestir para o trabalho:

  • Não atraia atenção pela roupa. Prefira peças de formas simples e atemporais. Se houver detalhes, que sejam sutis.
  • Qualidade é sempre mais importante que quantidade.
  • Aprecie o bom corte e bom tecido.
  • Opte por cores discretas, tons neutros e lisos, sem estampas.
  • Use poucos acessórios, maquiagem suave, corte de cabelo com linhas simples.

É importante lembrar que o Dress Code não deve estar limitado somente à aparência e à forma de ser vestir. Essa importante ferramenta leva em consideração pontos relacionados à comunicação interpessoal, como postura e etiqueta, comportamento, uso dos recursos da empresa e seus fins, tom de voz, dentre outras questões que compõem e “vestem” o profissional como um todo.

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM