Como trabalhar com consultoria contábil?

A desvalorização dos serviços de contabilidade é um dos grandes problemas para grande parte dos profissionais dessa área. Não é difícil encontrar um contador que acha que é percebido pelos seus clientes apenas como um “mandador de guias”. Isso pode gerar dificuldades para a precificação dos serviços, por exemplo, e até mesmo para a captação de novos clientes.

Porém, uma pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em abril de 2016 mostrou dados importantes para você que quer mudar esse cenário: o mercado sente falta de serviços de consultoria contábil.

O estudo fala sobre a relação dos contadores com as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e apontou que a grande satisfação dos escritórios contábeis com os serviços que prestam para as empresas pode estar gerando barreiras para melhorias.

Quer ver alguns exemplos de como essa percepção dos contadores pode estar prejudicando melhores resultados para os escritórios? Veja alguns dados da pesquisa:

  • enquanto 83% dos escritórios entrevistados acreditam que prestam serviços relacionados ao planejamento tributário para as MPEs que atendem, só 54% das empresas consultadas dizem que recebem esses serviços dos seus contadores;
  • essa diferença também acontece na percepção em relação à apresentação de relatórios de desempenho e diagnóstico: 59% dos contadores acham que entregam esse tipo de serviço, enquanto apenas 29% das empresas afirmam que recebem;
  • recomendações para melhorar o negócio é outro ponto que gera discordância entre os escritórios de contabilidade e as empresas. 85%  dos contadores afirmam oferecer esse tipo de serviço, mas só 25% das empresas dizem que recebem.

Percebeu o quanto é importante não só oferecer serviços para além das principais obrigações da contabilidade, mas também mostrar que você faz isso para as empresas?

Agora que você já tem uma ideia de como pode alavancar a sua carreira oferecendo serviços que o mercado sente falta, que tal acompanhar este artigo sobre consultoria contábil que preparamos para você? É só continuar a leitura para saber como começar a aproveitar essa enorme oportunidade!

O que é consultoria contábil?

Para começar, vamos entender melhor o papel da consultoria contábil para as empresas. Como você já sabe, os profissionais da contabilidade têm acesso a informações muito importantes sobre os negócios: apuração de impostos, controles de contas a pagar e a receber, demonstrativos de fluxo de caixa, etc.

A partir da análise e cruzamento de dados como esses e da observação do mercado, você pode chegar a importantes percepções sobre possíveis melhorias na empresa e que vão ajudar muito os seus clientes nas tomadas de decisão. Se você consegue a colaboração das empresas e as informações são enviadas de forma organizada, então, o trabalho será muito mais eficiente!

Veja, por exemplo, o planejamento tributário. Ele tem um papel muito importante para a economia das empresas, já que a escolha do regime ideal é fundamental para que o seu cliente não desperdice dinheiro com os impostos.

Porém, dificilmente os empreendedores têm o conhecimento necessário para fazer essa decisão da melhor forma. Por isso, a consultoria contábil entra como um serviço essencial para as empresas.

O que uma consultoria contábil faz?

Em um serviço de consultoria contábil, você deve estar sempre acompanhando o negócio do seu cliente de perto. É importante estar em contato constante com a empresa e manter uma rotina de comunicação. Assim, você não perde momentos importantes, que podem significar oportunidades para melhorias ou que exigem uma mudança para evitar grandes transtornos para o seu cliente.

Junto a uma comunicação constante, que pode ser muito facilitada por uma plataforma online, é fundamental que o seu cliente colabore no envio de informações. Ele precisa estar ciente de que quanto mais dados pertinentes sobre a empresa forem compartilhados com você e quanto mais organizados eles estiverem, mais eficiente será o trabalho de consultoria.

Com o máximo possível de informações sobre a empresa em mãos, você vai ajudar o seu cliente oferecendo orientações sobre possíveis melhorias nos processos e na gestão da empresa. Além disso, você pode se tornar um braço direito ajudando o seu cliente a tomar decisões.

Para isso, é fundamental que você conheça muito bem o mercado em que a empresa que você atende atua – quais são as tendências e os concorrentes, por exemplo. Assim, a especialização de serviços pode ser uma ótima opção! Falamos um pouco sobre isso neste post.

Consultoria contábil para Micro e Pequenas Empresas

De acordo com um estudo de mercado feito pelo SEBRAE, 99% dos negócios no Brasil são MPEs. Além disso, elas são responsáveis por 52% dos empregos com carteira assinada das empresas privadas. Números muito significativos, não é mesmo? Porém, outra pesquisa apresentada em 2016 mostra que a taxa de sobrevivência das Microempresas (MEs) constituídas em 2012 de até dois anos é de apenas 55%.

Agora que você já viu alguns dados que mostram a importância das MPEs para a economia do país e como pode ser difícil mantê-las, principalmente durante os primeiros anos, já dá para entender como é importante a consultoria contábil para esses negócios, não é mesmo? Com certeza, é fundamental que as MPEs tenham um profissional da contabilidade ao lado para ajudar o negócio a alcançar bons resultados.

Lembra do estudo sobre a relação dos contadores com as MPEs que nós vimos no início do artigo? Uma boa opção para começar o serviço de consultoria no escritório em que você trabalha é sugerindo que se dê mais atenção aos pontos que as empresas disseram que sentem falta nos serviços de contabilidade. É o caso do planejamento tributário, da apresentação de relatórios de desempenho e diagnóstico e das recomendações para melhorar o negócio, por exemplo.

Marketing e consultoria contábil

Um dos principais benefícios da consultoria contábil é que ela pode melhorar, e muito, a percepção de valor que os seus clientes têm dos serviços que você oferece e do escritório em que você trabalha. Isso é fundamental para aumentar a retenção e a captação de clientes através de indicações, trabalhar melhor a precificação dos serviços e muito mais!

Por isso, essa deve ser uma atividade valorizada na hora de divulgar o escritório em que você atua. Compartilhe materiais que ajudem os seus clientes e incentive os seus colegas de equipe a fazerem o mesmo!

Uma dica: aqui no blog da Mastermaq, temos uma categoria com artigos direcionados às empresas. Falamos sobre diversos assuntos e, assim, você já tem conteúdo pronto para enviar aos seus clientes!

Assim, você vai mostrando para as empresas que você atende a importância da contabilidade. Com certeza, eles vão entender o valor que a consultoria contábil tem para que eles consigam alcançar o sucesso!
Agora que você já sabe os benefícios da consultoria contábil e como você pode trabalhar esse serviço, que tal conhecer a importância de uma plataforma online para se comunicar com o seu cliente? É só ler o artigo que nós preparamos para você!

Mastermaq

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