Consulta NFe: conheça as mudanças implementadas em 2019

4 de janeiro de 2019

Ano novo, vida nova. Essa é uma das frases mais ditas após a virada, não é mesmo? Em 2019, as Notas Fiscais Eletrônicas entraram no clima de novidade e mudaram a consulta NFe. E é bom ficar atento! A mudança vai afetar diretamente o seu trabalho. Então, hora de descobrir mais dessa alteração.

Através de dois ajustes SINIEF – Ajuste SINIEF 16/18 e Ajuste SINIEF 17/18 -, a Receita Federal informou que você só vai conseguir consultar e baixar os XMLs da NFe a partir da chave de acesso das Danfes se tiver o certificado digital do seu cliente. A alteração também impacta diretamente Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe).

Essas mudanças já seriam válidas a partir do 1º de janeiro de 2019. Mas não se assuste! Vamos detalhar mais para você não ficar com nenhuma dúvida. Vamos nessa?

Como era a consulta NFe e como vai ficar

Basicamente, a alteração na consulta NFe é na obrigatoriedade de ter o certificado digital do seu cliente disponibilizado na sua máquina. Até o ano passado, você poderia fazer a consulta das informações apenas com a chave de acesso das Danfes. Depois, era só preencher um captcha do portal.

Se você é usuário de softwares como o NG Fiscal, o sistema fazia a consulta e a importação dos dados automaticamente por dentro da própria NG. Porém, a partir dessa mudança, você não conseguirá realizar a rotina Importar DANFE e DACTE nas telas de Movimento Fiscal. Mais: agora, será necessário acessar o Portal da NFe e inserir as informações manualmente.

Essa alteração afeta todas as empresas de softwares, que têm em seus sistemas ferramentas que utilizam a consulta e importação via Danfe.Por isso, você tem que utilizar de outras alternativas para a importação e consulta das notas fiscais eletrônicas do seu cliente. Nós também vamos te explicar cada uma delas a seguir.

Alternativas para o seu escritório

Para que o seu trabalho não seja prejudicado devido a mudança, listamos duas alternativas para importar os XMLs das Notas Fiscais Eletrônicas nos softwares da Mastermaq:

  1. você pode solicitar ao seu cliente que envie o XML das notas, para que você possa fazer a importação no sistema via NG Fiscal. Cuidado com o envio para não deixar nenhuma informação para trás!;
  2. de forma simples e prática, utilize as rotinas de automação da plataforma MasterConnect. Nos módulos de Notas Fiscais de Entrada / CTe, na rotina Manifestação e Notas Fiscais de Saída ou pelo Dropbox, as notas são importadas diretamente para o seu NG Fiscal.

Se prepare e automatize o quanto antes

Mesmo que a data já tenha passado, o Governo Federal não iniciou as novas exigências na consulta NFe. Entretanto, este é mais um motivo para que você se prepare a tempo.

As ferramentas automatizadas, como o MasterConnect, podem otimizar o tempo do seu trabalho e diminuir os impactos com a alteração. Além disso, você tem acesso às notas fiscais do seu cliente de forma mais simples.

Não seja afetado pelas mudanças. Fale agora mesmo com um de nossos consultores e consiga a melhor solução para a consulta NFe.

Escrito por

Mastermaq Software

A Mastermaq mantém, há 27 anos, uma história ao lado dos contadores e empresas, com o propósito de transformar a contabilidade em fator de sucesso para o empreendedor brasileiro. Especialistas em soluções para gestão e operação de organizações, com forte aderência às legislações: contábil, fiscal, trabalhista e tributária, a empresa atende todo o território nacional.

Confira nossos outros posts