Conheça 5 ferramentas para organizar as finanças nas PMEs

Controlar as finanças de uma empresa não é das tarefas mais simples: a função exige planejamento e organização, além da atenção do gestor a todos os detalhes. No dia a dia, é comum ocorrerem algumas falhas de controle financeiro, mas é importante entender que esses erros não fazem parte da operação e aprender com eles para melhorar a gestão do seu negócio cada vez mais. Só assim será possível garantir as melhores margens de retorno sobre a oferta do negócio, e consequentemente, maiores lucros.

Uma das falhas mais comuns no controle financeiro ocorre quando o gestor mescla as contas pessoais com as da empresa. Além de mascarar os reais ganhos e perdas do negócio, essa prática impede que você saiba realmente como a sua empresa está e induz a decisões erradas na gestão. Para não cometer essas e outras falhas, preparamos uma lista com algumas ferramentas gratuitas para começar a organização das finanças das PMEs. Veja só:

Calc

Para quem deseja elaborar planilhas completas e fazer projeções financeiras bem elaboradas, esse é o software ideal. Similar ao Excel mas gratuito, o Calc é capaz de cruzar informações para identificar falhas em estatísticas, entre diversas funções. Além disso, ele é extremamente intuitivo e com uma boa interface. E o melhor: é gratuito.

Altera Vencimento

Disponível para dispositivos móveis, o Altera Vencimento funciona como um leitor diferente de código de barras: caso o boleto esteja vencido, por exemplo, ele já realiza o cálculo dos juros e multas! Também é possível fazer o pagamento através do internet banking. Dessa forma, você ganha tempo nos pagamentos e otimiza a gestão do seu negócio.

Bills

Esse aplicativo é capaz de organizar todas as contas da sua empresa. Com ele, você pode cadastrar as contas pendentes e programar as datas de pagamento. No decorrer do tempo, também é possível classificá-las e mudar o status para “agendadas” ou “pagas”, por exemplo. O aplicativo possui versões para Android e iOS e custa entre R$ 2,00 a R$ 5,00, dependendo do sistema do seu dispositivo.

Qipu

Disponível para web e dispositivos móveis, esse sistema é excelente para não esquecer das obrigações das PMEs. Com ele, você recebe alertas sobre as datas de pagamento das contribuições fiscais e sindicais, arrecadações e benefícios. Quer ser lembrado de cumprir as questões legais da sua empresa? Experimente esse aplicativo gratuitamente!

Numbers

Esse é para aqueles que utilizam dispositivos Apple. Também semelhante ao Excel, o Numbers é um software cheio de funcionalidades, próprio para o sistema iOS. Você pode elaborar planilhas, gráficos, cálculos, fazer comparações e muito mais. Ele ainda é compatível com o próprio Excel, o que te permite acessar suas planilha em outros dispositivos.

Viu só como existem boas ferramentas para organizar as finanças das PMEs? A tecnologia está aí a seu favor, então aproveite essas ferramentas para aumentar a produtividade e os lucros do seu negócio. Com organização, planejamento e bastante atenção aos processos, você verá que o sucesso da sua empresa chegará mais rápido.

Conhece outro aplicativo para organizar as finanças? Já usou algum dos que citamos? Deixe seu comentário e compartilhe conosco a sua opinião!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM