Como a tecnologia pode ser uma vantagem competitiva no seu negócio

Antes de argumentar por que a tecnologia pode ser uma vantagem competitiva para o seu negócio, vamos a um panorama rápido: de acordo com uma consultoria International Data Corporation, mesmo em um ano de recessão econômica, as empresas latino-americanas devem aumentar em cerca de 3,3% seus investimentos em serviços e produtos tecnológicos. Achou pouco? Pois isso representa cerca de 139 bilhões de dólares, mesmo em tempos de crise!

Este crescimento na adoção de tecnologias, principalmente em tecnologia digital, ocorre justamente porque o mundo corporativo está cada vez mais globalizado, competitivo e em busca de aprimorar seus processos, cortar custos e elevar produtividade.

Dito isso, vamos agora a uma série de benefícios que o seu negócio, independentemente do porte ou segmento, pode obter com o auxílio da tecnologia. Confira!

7 benefícios que fazem da tecnologia uma vantagem competitiva

Ao adotar as soluções tecnológicas de um ERP (sistema integrado de gestão empresarial), por exemplo, você obterá as seguintes vantagens que tornarão sua empresa mais competitiva:

1. Melhorias na organização e no controle

Com ferramentas tecnológicas de ponta, os processos e atividades do dia a dia operacional passam a ser controlados de acordo com rotinas padronizadas. Isso faz com que as operações fiquem mais organizadas e traz ao gestor mais poder de controle do negócio.

2. Redução de custos

Existem várias formas de diminuir os custos com a tecnologia. Ao integrar melhor todos os departamentos com um ERP, por exemplo, ganha-se agilidade, diminui-se os erros e retrabalhos e otimiza-se o tempo dos colaboradores.

Automatizando as atividades relacionadas ao dia a dia burocrático da empresa, a quantidade de pessoal também pode ser diminuída, o que ajuda a reduzir os gastos sem perder em qualidade.

3. Otimização de processos

A tecnologia ajuda a padronizar os processos. Com sistemas e aplicativos, pode-se criar workflows (sequências lógicas de atividades) que precisam ser seguidas dentro dos departamentos, de modo que um processo novo só começa quando o outro termina.

Logo, o poder de parametrização e de automação trazido pela tecnologia pode tornar os processos empresariais otimizados e eficientes.

4. Redução de falhas produtivas

A padronização e a integração de processos obtidas com ferramentas tecnológicas também contribuem para a diminuição das falhas produtivas: a produção aumenta ao mesmo tempo em que os erros e retrabalhos diminuem, uma vez que os colaboradores devem seguir exatamente o que está parametrizado nas ferramentas.

5. Otimização de tempo

Todo o tempo dispensado para consolidar planilhas, analisar dados e até corrigir erros e falhas é mitigado com o bom uso de soluções tecnológicas. Isso significa que, usando um bom ERP, em poucos cliques é possível gerar relatórios gerenciais, fazer projeções e tomar decisões inteligentes com base em dados confiáveis.

6. Análises de resultados claras e confiáveis

A tecnologia também permite que o antigo modo de administrar um negócio baseado na intuição (ou no empirismo) dê lugar a uma gestão mais pragmática, mais focada no poder analítico do gestor. Com as ferramentas tecnológicas adequadas, é possível imputar, processar e analisar dados em tempo real e com total confiança.

7. Construção de cenários futuros e identificação de tendências

Por fim, ao utilizar soluções como ERP, CRM, Business Intelligence entre outras, é possível fazer simulações e projeções de cenários de negócios e estabelecer metas baseadas em tendências de mercado, de comportamento do cliente, entre outras.

Isso é possível porque, com a automatização, os dados passam a ser melhor capturados e administrados, transformando-se em informações relevantes para a tomada de decisão.

E você, já tem utilizado a tecnologia como uma vantagem competitiva? Não deixe de assinar nossa newsletter para receber mais artigos como este diretamente em sua caixa de e-mail e ficar por dentro de todas as novidades do mercado!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM