Como ser competitivo no mercado contábil? - Guia prático para iniciantes

Entenda quais os principais pontos de atenção e estratégias para começar a competir na área da contabilidade

28 de outubro de 2020

É perceptível que a contabilidade vem sofrendo algumas mudanças nos últimos anos. As necessidades dos clientes, os avanços tecnológicos, as relações entre as empresas, tudo isso está passando por transformações e por isso é preciso estar atento para que seu negócio seja competitivo no mercado contábil.

Para quem está começando, pode ser mais difícil pensar a respeito, por isso, no artigo de hoje, vou te mostrar estratégias e medidas que podem ser fundamentais para garantir que seu negócio esteja apto para competir na área da contabilidade. Vamos nessa?

O que é um diferencial competitivo?

Antes de entrar em pontos específicos, vou te explicar de maneira geral o que é de fato o diferencial. Para isso, vou usar como exemplo uma padaria. O diferencial neste estabelecimento não é servir pão. É comum e até mesmo quase obrigatório que todas as padarias sirvam pães. O seu diferencial, por exemplo, seria o atendimento ao cliente ou até mesmo o sistema delivery, já que isso não é feito por todas.

Sendo assim, podemos definir como diferencial competitivo aquela característica apresentada pelo negócio que é diferente do seus concorrentes, ou seja, é exclusiva. É aquilo que vai além do tradicional, tornando seu empreendimento único ou superior em relação aos demais.

Você pode traçar diversas estratégias que se enquadram como diferenciais competitivos, mas para iniciar vou te ajudar com algumas medidas.

De dentro para fora

Antes de começar a traçar estratégias para agir e se posicionar no mercado é preciso alinhar todos os processos dentro do seu escritório.

Ter visão, valores e objetivos alinhados e bem definidos é essencial para trazer bons resultados e sucesso. É importante apresentar uma boa gestão interna, que irá refletir na produtividade e qualidade dos serviços prestados.

Dessa forma, você e sua equipe, caso esse seja seu cenário, estarão capacitados e prontos para atender as demandas externas, o que faz toda a diferença e torna-se um ponto forte do negócio.

O profissional contábil

O contador deve ser bastante ativo no negócio, se portando como um consultor. Em um cenário no qual as tecnologias vem avançando cada vez mais, o papel do profissional deve ser de destaque.

Esteja próximo do seu cliente. Um contador consultivo vai além de apenas emitir documentos e entregar as obrigações no prazo. É importante se envolver nas questões estratégicas, nas vendas e processos. Dessa maneira é possível acompanhar toda a sua jornada de perto e estar atento para oferecer sempre o que é melhor para seu cliente.

Segmentação

Com as transformações no meio contábil é normal que surjam demandas diferentes. Dessa forma, é necessário fazer a segmentação de mercado, escolhendo um alvo.

Atender a todo tipo de necessidade pode fazer com que seu serviço perca a qualidade e não seja específico. É importante filtrar o público que faz sentido que seu escritório deseja atingir. Mesmo que você tenha uma carteira menor de clientes, fazendo a segmentação é possível oferecer mais qualidade, um serviço com autoridade, já que será todo pensado para atender a real necessidade do seu público.

Dessa forma, é possível traçar estratégias dentro de um só nicho, sendo mais assertivo, onde as duas partes saem ganhando.

Relacionamento

Um grande diferencial que seu escritório pode apresentar é o relacionamento com o cliente. É importante não só entregar um serviço completo e bem feito como também realizar um bom atendimento. Em meio a tantos sistemas automatizados e o uso de tecnologias, oferecer um atendimento humanizado, com foco no desejo de seu cliente pode ser um grande destaque. 

Apresentar uma relação na qual o cliente se sinta acima de tudo confiante é imprescindível. Você é o profissional que mexe com a saúde financeira de quem atende então é fundamental ser um orientador e consultor de seus clientes. Saiba de fato qual é a sua dor e ofereça a melhor solução.

Gere valor! Dessa forma seu público fica satisfeito e pode ainda trazer novos clientes ao seu escritório, já que ele será referência por quem utiliza seus serviços. Mudanças no mercado

Como já foi dito, o mercado contábil está em constante transformação. Surgem novas tecnologias, ferramentas, demandas e tudo isso impacta na maneira na qual seu escritório deve se portar.

É fundamental que você acompanhe as mudanças e esteja sempre atualizado do que acontece na área. Não é preciso apresentar todas as últimas “tendências”, mas sim entendê-las e avaliar o que faz sentido ou não aderir no seu negócio. 

É preciso garantir um lugar onde seu negócio seja reconhecido e capaz de competir no mercado. Nesse sentido, tenha excelência no posicionamento estratégico. 

Ferramentas tecnológicas

O uso tecnologia vem se tornando indispensável nos escritórios contábeis. Cada vez mais ferramentas e soluções são criadas visando agilizar e otimizar os processos burocráticos e manuais. 

Para você que está começando no mercado contábil, uma solução simplificada e com grande custo/benefício é ideal. O Master FIT é a ferramenta da Mastermaq que irá te proporcionar tudo isso.

Conheça o Master FIT

O software da Mastermaq é essencial para escritórios contábeis e contadores que estão no início de suas atividades. Composto pelos módulos NG Folha, NG Contábil, NG Fiscal e NG Tributos ele proporciona competitividade, agilidade no processo operacional, integração e segurança para os escritórios.

Com um sistema simplificado, a solução atende e gera todas as obrigações legais de todo Brasil, dispensando trabalhos manuais. As ferramentas automatizadas apresentam integração de dados entre os módulos, sendo um sistema simples e avançado.

Além disso, o software conta com uma equipe especializada de suporte para te atender. Fale agora com um de nossos consultores por Whatsapp e tire suas dúvidas!

Espero que este conteúdo tenha te ajudado no entendimento de algumas estratégias para começar a ser competitivo no mercado contábil! Baixe nosso Guia do Contador e aprofunde seus conhecimentos nessa jornada! Até a próxima!

Escrito por

Manuela Batitucci - Estagiária de Marketing

Manuela é estagiária de conteúdo da Mastermaq sob a supervisão de Júlia Martins, graduada em relações públicas e analista de mídias sociais.

Confira nossos outros posts