Saiba como precificar a Declaração do Imposto de Renda

Fazer a Declaração do Imposto de Renda definitivamente não é uma tarefa fácil! Com a complexidade dos recursos usados pela Receita Federal, a possibilidade de encontrar inconsistências entre as informações relacionadas ao contribuinte aumenta bastante. Assim, o risco de punições se torna ainda maior!

Para não ter problemas com a Declaração, as pessoas acabam contratando escritórios contábeis para ajudar nessa tarefa.

Mas qual seria o preço justo por esse serviço? Quanto o seu escritório de contabilidade deve cobrar e o que precisa considerar para chegar ao preço ideal, lucrativo para seu negócio e justo para seu cliente? É o que vamos explicar a seguir, não deixe de ler!

O que observar na hora da precificação

Basicamente, você deve considerar dois fatores na hora de definir o preço para fazer a Declaração de Imposto de Renda. O primeiro deles é a demanda e o segundo é a complexidade. Veja:

Demanda

A realidade é que a maioria dos contribuintes deixam para fazer a Declaração do Imposto de Renda na última hora. Isso é um problema para o contador, pois, com o acúmulo de pedidos, ele pode ter a qualidade do trabalho prejudicada. Afinal, com o aumento da demanda, você e a sua equipe podem acabar não conferindo a Declaração com o cuidado necessário antes de enviar.

Por estar correndo um risco maior diante do órgãos fiscalizadores, você pode cobrar mais caro pelo serviço em épocas mais próximas à data limite, em especial no mês de abril e principalmente nos últimos dias antes da data final.

Por causa da alta demanda, os preços podem ser maiores do que quando o serviço é solicitado com antecedência. Por isso, é importante que os clientes do seu escritório fiquem cientes da importância de mandar a documentação com antecedência!

Complexidade

Outro ponto fundamental a ser considerado na definição do preço é a complexidade da tarefa. A relação é clara: quanto mais trabalhoso, mais caro vai ficar o serviço.

Muitas vezes os clientes do seu escritório podem possuir declarações mais trabalhosas de fazer, com um nível de complexidade bem maior. Como quando restituições, situação dos dependentes, condições dos bens que tem que ser declarados, entre outros níveis de dificuldade.

Assim, mesmo a documentação sendo entregue com antecedência, o tempo que o seu colaborador vai ter que se dedicar a esse tipo de cliente vai ser muito maior do que com outros clientes.

Dica para a Declaração do Imposto de Renda

Comece calculando o preço da hora de serviço, considerando as despesas variáveis e o lucro desejado. Em seguida, estime o tempo necessário para fazer a Declaração do Imposto de Renda, considerando desde o primeiro contato com o cliente até o momento exato da entrega da Declaração.

Faça a multiplicação do tempo estimado pelo preço da hora — este é o valor proposto para fazer a Declaração do Imposto de Renda. O resultado que você encontrou deve ser comparado ao preço do mercado (você não pode esquecer de que existe a concorrência e ela pode oferecer valores mais baixos do que o seu).

O seu cliente precisa ver em seus serviços algum diferencial que justifique um preço mais alto que o da concorrência, esse diferencial pode ser a qualidade no atendimento ou a facilidade de contato.

Lembre-se: o seu cliente precisa ver o valor agregado do seu serviço. Afinal você simplesmente não cede algumas horas do seu dia para fazer uma demanda para ele, você fornece a tranquilidade de um serviço que evita uma dor de cabeça futura. E isso tem valor!

Quando recusar o trabalho

Disputas desleais com a concorrência

Evite disputas prejudiciais para o seu escritório. Muitas vezes, o concorrente oferece preços muito baixos porque a qualidade do serviço é inferior. Neste caso, argumente com o cliente a respeito de valor agregado e, caso ele não entenda, é melhor abrir mão do trabalho.

Prazos muito apertados

Sempre avalie a possibilidade de fazer um bom trabalho no prazo proposto. Em casos que o cliente solicita o serviço às vésperas do prazo final,  por exemplo, você sempre deve avaliar se é possível ou não fazer um serviço de qualidade. Caso contrário, recuse!

Formas de pagamento desfavoráveis

Por fim, tenha atenção também a fatores como formas de pagamento e confiabilidade das informações oferecidas pelo cliente. Você sempre deve escolher a segurança e credibilidade de seus serviços quando tiver qualquer tipo de dúvida.

E agora, já se sente mais tranquilo para precificar a Declaração do Imposto de Renda no seu escritório de contabilidade? Esperamos que sim! Curta nossa página no Facebook, lá você encontra mais conteúdos relevantes para o dia a dia do seu escritório!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM