Como a mudança no site da SEFAZ pode afetar o seu negócio

Se você fez consultas de notas fiscais no site da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) recentemente, deve ter percebido uma mudança que pode ter causado alguns transtornos nos últimos dias: a alteração do captcha para acesso.

Com isso, a forma de acesso às consultas mudou e os sistemas de gestão que fazem a busca direto no site da SEFAZ tiveram as suas funcionalidades reduzidas. Quer entender o que está acontecendo? Continue a leitura da notícia que preparamos para você!

Como funcionava antigamente?

Para fazer consultas de notas fiscais no site da SEFAZ, você precisa do número da chave de acesso que está no Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), o certificado digital autorizado da empresa e digitar o captcha – um acrônimo para Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart que significa Teste de Turing Público Completamente Automatizado para Diferenciação entre Computadores e Humanos, em português.

O captcha serve para evitar que outros computadores consigam acessar ou enviar conteúdos, diminuindo a possibilidade de spams, por exemplo. Você com certeza já teve que digitar uma sopa de letras e números para acessar algo, lembra? Então, o captcha era exatamente assim no site da SEFAZ.

Com esse tipo de captcha, os sistemas de gestão contábil ainda conseguiam acessar a SEFAZ e retornar as informações das notas fiscais. Porém, no dia 21 de outubro o acesso mudou, impossibilitando a consulta ao sistema através de softwares.

E como é agora?

No último sábado, o sistema da SEFAZ adotou o captcha do Google. Nele, ao invés de digitar uma série de caracteres, você precisa clicar em uma caixa de seleção (Eu não sou um robô) e classificar imagens. Com essa mudança, algumas rotinas dos sistemas de gestão contábeis foram interrompidas, como é o caso da consulta por CNPJ e da importação do DANFE, por exemplo.

Aqui na Mastermaq, estamos sempre desenvolvendo melhorias em nossos sistemas para garantir uma ótima experiência aos nossos clientes. Inclusive já solucionamos essa questão! Porém, o sistema da SEFAZ está com alta instabilidade após essa mudança. Continuamos trabalhando para que os nossos clientes possam continuar a desenvolver suas rotinas normalmente.

Quer continuar recebendo conteúdos importantes para a sua rotina profissional? Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos em seu email!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM