Como motivar uma equipe em favor do cliente: Construa um relacionamento entre seus colaboradores e seus clientes!

A cada ano que  passa mais as estratégias de gestão percebem a importância do cliente. Isso parece ser indiscutível e, mesmo assim, muitos líderes se esquecem que, para que a estratégia funcione, a equipe deve estar alinhada a ela. O cliente, nesse caso, pode  ajudar em como motivar uma equipe.

É por isso que é importante que você permita e incentive que seus colaboradores desenvolvam um relacionamento com seu cliente. Dessa forma eles sentirão que seu trabalho é relevante e que eles não são somente uma mão-de-obra, mas parte de um negócio que ajuda pessoas.

Neste artigo vamos falar sobre como motivar uma equipe em favor do cliente e dar dicas para aumentar a produtividade e o sentimento de valorização de seus colaboradores. Confira!

Sentindo o impacto que causa

Todo mundo quer ter um propósito na vida e, apesar da profissão nem sempre ser o reflexo do objetivo de vida de uma pessoa, muitos ainda veem a carreira como seu propósito no mundo. Você, como líder, precisa entender que os seus colaboradores de fato trabalham para receber o salário no início do mês, mas eles iriam trabalhar muito melhor se vissem o seu negócio como a manifestação de suas realizações pessoais.

É nesse momento que os seus clientes possuem um papel importante. Pense bem, o seu negócio funciona por causa dos seus clientes, certo? Eles são a realização do seu trabalho, então porque eles não podem ser o mesmo para os seus funcionários?

Ao ter contato com o cliente o funcionário enxerga a importância de seu trabalho e se mantém mais motivado. Ele passa a se preocupar em como o serviço dele vai chegar ao cliente e assim, vai trabalhar com mais empenho.

A valorização dada pelos seus clientes

Aumentos e promoções são ótimas formas de como motivar uma equipe e você deve usá-las quando necessário. Mas, há um tipo de valorização aos seus colaboradores que é dada não por você, gestor, mas pelos seus clientes.

Quando os seus colaboradores passam a desenvolver um relacionamento com seus clientes eles se sentem parte de um propósito maior. Além disso, a sua equipe vai receber feedbacks diretamente de seus clientes e saberá que seu trabalho está sendo valorizado.

Por fim, sua equipe vai estar tão conectada com seus clientes que eles vão conseguir conhecê-los profundamente. Isso é algo muito valioso! O que nos leva ao próximo tópico…

Entendendo o cliente de forma mais profunda

Se a sua equipe convive com o seu cliente e tem um forte relacionamento com ele é provável que agora ela o entenda profundamente. Esse é o resultado final ideal que você quer ao permitir que esse relacionamento se desenvolva.  

Agora, os seus colaboradores vão desenvolver soluções para os seus clientes e evitarão criar problemas estruturais e funcionais porque eles conhecem as dores dos clientes. Dessa forma, você terá uma equipe que entende como fazer o seu negócio crescer e ser bem visto pelos seus clientes!

O líder que sabe como motivar a sua equipe

É claro que todo esse processo depende de você, líder. Ao pensar em como motivar a sua equipe em favor do cliente, você está pensando em como melhorar o seu serviço, melhorar a avaliação dos clientes e em valorizar os seus funcionários, então o esforço precisa valer a pena!

Acompanhe sua equipe de perto, garanta que ela está presente nas reuniões com os clientes e permita que ela te acompanhe quando for visitar um cliente. Tente convidar clientes para darem depoimentos aos seus colaboradores sobre como o serviço de seu escritório os ajudou em resolver este ou aquele problema. Você vai estar construindo, cada vez mais, uma equipe super capacitada para ajudar o seu cliente!

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