Como motivar uma equipe de trabalho em 4 passos

23 de fevereiro de 2017

O sonho de todo empresário é chegar na empresa e ver todos os profissionais satisfeitos. Afinal, quando motivados, os colaboradores são capazes de produzir muito mais. Em alguns casos, porém, a situação foge do controle, e o que se observa é um ambiente de trabalho pesado, onde reclamações, procrastinação e falta de interesse acabam predominando. Se esse é o cenário da sua empresa hoje, mantenha a calma: embora caótica, essa situação pode ser revertida! Basta investir em algumas estratégias e ações para motivar os colaboradores, aquecendo o clima da organização. No post de hoje, listamos 4 dicas sobre como motivar uma equipe de trabalho. Confira todas elas a seguir!

1. Realize feedbacks constantes

Ao contrário do que alguns gestores pensam, os colaboradores gostam de receber feedbacks. Eles percebem esse momento como uma grande oportunidade para melhorarem o desempenho na empresa e, é claro, aprenderem coisas novas.

No entanto, na maioria dos casos esse tipo de iniciativa não é bem aproveitada, sobretudo por conta de gafes cometidas pelo próprio gestor. O feedback não é um “puxão de orelha”, e sim uma estratégia que deve ser usada para reforçar as boas condutas e desenvolver as habilidades do colaborador.

Ou seja, não é um momento de tensão, mas de aprendizado — o que é valorizado pelos colaboradores.

2. Conte com o apoio da tecnologia

Muitas vezes os colaboradores se sentem desmotivados, pois percebem que estão realizando um trabalho predominantemente operacional. O fato é que, hoje, a tecnologia pode substituir uma série de processos manuais, melhorando o desempenho das equipes e garantindo a produtividade no ambiente de trabalho.

Por isso, nossa próxima dica sobre como motivar uma equipe de trabalho é recorrer à tecnologia. Além de ajudar os colaboradores a produzirem muito mais, o gestor possibilita a realização de um trabalho muito mais dinâmico e interessante.

3. Forneça premiações e bonificações

Todos querem ter o trabalho reconhecido e, em alguns casos, não basta o velho “tapa nas costas”. O ideal é que a empresa realmente pense em formas para motivar os colaboradores, reforçar as boas condutas e — por que não? — premiar os bons resultados.

Uma ótima dica sobre como motivar uma equipe de trabalho é fornecer bonificações e premiações para os talentos da sua empresa. Essa é uma forma de mostrar que você realmente se importa com o trabalho realizado pelos colaboradores, melhorando o clima da empresa.

4. Descentralize processos operacionais

É preciso que o gestor entenda, de uma vez por todas, que sua principal função na empresa é em nível estratégico. O nível tático cabe aos gerentes e, por fim, o nível operacional aos colaboradores. Por isso, quando a gestão é extremamente centralizada, perde-se muito em motivação e produtividade.

Os profissionais almejam cada vez mais o empoderamento. Por isso, é importante que você saiba delegar e descentralizar os processos operacionais para que eles se sintam menos sufocados e, dessa forma, mais motivados. O gestor também só tem a ganhar com essa prática, pois sobra tempo para que ele foque no que realmente importa.

Viu como motivas sua equipe de trabalho é mais simples do que parece? Para ficar por dentro de mais dicas como essas, não deixe de nos seguir nas nossas redes sociais! Também estamos no Facebooke LinkedIn. Nos acompanhe por lá!

Escrito por

Mastermaq Software

A Mastermaq mantém, há 27 anos, uma história ao lado dos contadores e empresas, com o propósito de transformar a contabilidade em fator de sucesso para o empreendedor brasileiro. Especialistas em soluções para gestão e operação de organizações, com forte aderência às legislações: contábil, fiscal, trabalhista e tributária, a empresa atende todo o território nacional.

Confira nossos outros posts