Como manter a equipe motivada e atingir resultados de alto nível?

Sair do status quo e se destacar entre as maiores empresas nacionais é uma das maiores ambições de todo empresário. Você provavelmente tem uma referência de negócio que admira e que acompanha constantemente, pensando que um dia quer estar no mesmo patamar, certo?

Mas um empreendedor sozinho não consegue alcançar esse sonho. Por trás de todo grande rosto do mercado, existe uma equipe bem preparada e motivada, que trabalha diariamente para ver sua empresa se tornando melhor: fruto da aplicação de um excelente modelo de gestão.

Uma boa equipe deve funcionar como um organismo: em sintonia, com eficiência, mantendo o negócio vivo. Para isso, é preciso um líder inspirador e que saiba exatamente o que fazer para gerir cada instância do empreendimento, e que implemente ações para alcançar eficiência no trabalho.

“Mas o que fazer para se tornar esse líder?”, você deve estar se perguntando.

Há algumas atitudes básicas que podem (e devem) ser tomadas por todos os gestores que queiram fazer uma grande diferença na rotina e eficiência de uma equipe. Algumas delas são:

Integrar o funcionário recém chegado

Promover conexão com a equipe e o ambiente de trabalho é vital para motivar o colaborador desde o princípio. Um bom líder deve se preocupar em criar uma identidade de time, que passe um senso de pertencimento aos funcionários. Assim, eles sentirão que estão trabalhando por algo que também é parcialmente deles;

Ter uma boa comunicação com a equipe

É sempre bom manter uma comunicação aberta e definir quais os canais serão utilizados para passar informações importantes. Esse é um ponto chave em quase tudo na vida, e no cotidiano do trabalho devemos, mais do que nunca, evitar as falhas de comunicação;

Esclarecer os objetivos da empresa e do time

Esse é um passo importante para que a equipe se movimente em prol de um objetivo comum, e forma uma base sob a qual toda a motivação e o engajamento poderá ser construído. Afinal, faz toda a diferença saber pelo que você está trabalhando, e até quando espera chegar lá.

Estabelecer uma rotina de trabalho

Para que um time funcione em sintonia e entregue os resultados almejados, é essencial manter uma boa rotina, com reuniões presenciais, atividades individuais (diárias e semanais) claras, ferramentas de acompanhamento, etc. Assim sua equipe sabe exatamente o que deve fazer – e você sabe o que eles estão fazendo;

Estar aberto a ideias

Um grande perigo que todo grande líder deve evitar é se apaixonar pelas próprias ideias. Sim, é importante confiar em si mesmo e acreditar que suas decisões e estratégias vão mudar as coisas. Lembre-se, contanto, que sua equipe está trabalhando pelo mesmo objetivo que você, e também pode ter excelentes ideias ou sugestões a serem implementadas.

Confiar nas pessoas que trabalham com você

Se você escolheu uma boa equipe e deu a ela todas as informações e ferramentas necessárias para realizar seu trabalho, porque não deveria confiar que seus colaboradores farão o necessário? Não tenha medo de delegar tarefas. Além de motivar sua equipe ao demonstrar confiança na capacidade dela, você pode se dedicar o seu tempo em pensar novas estratégias para o seu negócio.

Você acha que ser um líder com todas essas qualidades é utópico?

Sem dúvidas, não é fácil gerir e manter a motivação de uma equipe de forma produtiva e saudável. Provavelmente é uma das tarefas mais difíceis que você poderá encontrar no mundo dos negócios. Mas acredite, não é impossível! Todas essas habilidades podem ser adquiridas através de muito estudo e prática.

Agora que você já sabe como manter sua equipe motivada, acesse o artigo 5 erros de gestão financeira que as empresas devem evitar.

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM