Como implementar o balanced scorecard em uma PME?

Certamente você já ouviu falar sobre a importância de ter um planejamento estratégico composto pela missão, visão e valores da sua empresa, não é? Se você já fez este trabalho, está no caminho certo para os bons resultados.

Mas como saber se os objetivos traçados no plano estão sendo cumpridos? Por meio de uma metodologia chamada Balanced Scorecard (BSC), um método que foi criado no início da década de 1990 pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton.

Basicamente, trata-se de uma metodologia que traduz a estratégia da empresa em um mapa que traz quatro perspectivas: Clientes, Financeira, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o post de hoje!

Como o balanced scorecard é aplicado?

O BSC pode ser utilizado em organizações de qualquer porte. Para aplicá-lo na sua empresa, você deve definir quais são os objetivos estratégicos da organização com base na visão que foi definida juntamente com a missão e os valores.

Vale lembrar que a visão é um recorte futuro de onde a organização quer chegar, enquanto a missão traduz a sua razão de ser. Já os valores estão ligados à filosofia dos seus fundadores.

Com a visão estratégica definida, você deve traçar as metas necessárias para que os objetivos sejam alcançados. Essas metas alimentarão os indicadores, que estarão espalhados no mapa estratégico de acordo com as perspectivas do BSC.

Veja como:

  • Perspectiva financeira: aqui entrarão os indicadores de resultado financeiro da organização. Um exemplo: qual o percentual de lucro você deseja que a sua empresa tenha neste ano? Esse indicador deve ser acompanhado das metas que indicarão se o objetivo foi cumprido ou não. A perspectiva financeira vem no topo do mapa estratégico, pois reflete o objetivo final da organização, que é o crescimento;
  • Perspectiva de Clientes: aqui estão os indicadores que serão responsáveis por apontar a impressão que os clientes possuem da sua empresa. Você pode, por exemplo, realizar uma pesquisa de imagem e incluir metas a serem atingidas com o resultado do estudo;
  • Perspectiva de Processos Internos: para atingir seus objetivos, quais investimentos você deve fazer em seus processos internos? Esta perspectiva demonstra a forma como a sua empresa opera internamente e as melhorias que devem ser implementadas para que ela se torne mais eficaz;
  • Perspectiva de Aprendizado e Crescimento: esta é a base do mapa estratégico do BSC. Aqui estão todos os indicadores de desempenho dos recursos humanos da empresa. Quais são os investimentos a serem feitos para que os funcionários auxiliem a organização no cumprimento de suas metas? Este é um ponto fundamental para o crescimento de qualquer empresa!

O balanced scorecard pode ser utilizado em qualquer empresa?

O BSC é uma metodologia extremamente versátil e pode ser aplicada em empresas de qualquer tamanho e modelo de negócio. Isso porque as perspectivas do mapa estratégico atendem às organizações, independente de suas características.

Obviamente, o BSC não é uma fórmula pronta, e sua implementação depende de um amplo estudo sobre as particularidades da organização. Mas ele é fundamental para auxiliar os gestores na avaliação dos resultados e no controle do planejamento estratégico traçado!

Viu só como o balanced scorecard é fundamental para a sua empresa? Comece logo o trabalho de implantação e registre suas experiências nos comentários deste post!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM