Como ganhar respeito no trabalho e tornar-se o braço direito do chefe?

Um grande dilema de todo colaborador de um escritório contábil é o que fazer para ter mais respeito no trabalho. Seja por parte dos colegas ou dos gestores, se sentir valorizado é importante para a satisfação e o bom rendimento, e não podemos desencorajar a busca por reconhecimento profissional.

Por isso, reunimos algumas dicas que podem te ajudar a chamar a atenção positivamente no escritório, principalmente do seu chefe! Confira como conquistar respeito no trabalho e se tornar uma peça fundamental no negócio:

Seja comunicativo e transparente

Uma das melhores formas de ganhar respeito no trabalho é se mostrar aberto e comunicativo, tanto aos colegas quanto ao seu chefe. Com uma relação transparente, seu chefe terá mais liberdade para te dar feedbacks, fazer elogios ou enumerar pontos para melhorar.

Sendo comunicativo, você também pode começar a atrair mais atenção para o seu trabalho. Com mais visibilidade, podem surgir oportunidades dentro do escritório, promoções, participação em novos projetos e até mesmo em decisões estratégicas!

Demonstre segurança

Um ponto fundamental é mostrar que você confia nas decisões que seu chefe toma, ou na habilidade dele de decidir. Esse sentimento precisa ser compartilhado por toda a equipe, para que o gestor possa, de fato, exercer um papel de liderança sobre os colaboradores.

Além de demonstrar confiança no chefe, segurança pessoal também é muito importante. Opine com convicção. Assim, você será percebido como alguém sensato, centrado, em vez de inconstante.

Seja participativo

O pior tipo de colaborador é aquele que não expressa opiniões e aceita tudo o que é jogado em sua direção. Para ter respeito no trabalho, é preciso saber fazer colocações, chamar atenção para questões importantes e até mesmo discordar da equipe quando necessário.

Todo chefe aprecia funcionários que têm presença, que participam das discussões e se engajam em reuniões e iniciativas conjuntas. Porém, tenha cuidado para não parecer forçado ou invasivo!

Divida seus conhecimentos

Trabalhar em equipe é muito mais prazeroso quando cada participante engrandece o time de alguma forma. A troca de experiências e conhecimentos é super bem vista pelos gestores, principalmente quando acontece de forma natural entre os colaboradores.

Todos têm algo para ensinar e muito o que aprender, e ao compartilhar conhecimentos a equipe consegue entender melhor o papel de cada um no funcionamento do escritório. Além de incentivar que todos continuem aprendendo coisas novas, você vai ajudar a estreitar laços e melhorar a convivência do time com essa prática.

Entenda as prioridades do seu chefe

Muitas vezes as relações entre chefes e colaboradores acaba desgastada por um problema básico de compreensão. Algumas decisões são tomadas pensando em benefícios futuros, que podem não parecer tão claros para toda a equipe.

Você precisa entender que um gestor tem prioridades estabelecidas, e mais ainda, que elas podem ser totalmente diferentes do que você e seus colegas acreditam ser importante naquela hora.

Mostrar respeito e compreensão nesse momento é fundamental para ser respeitado pelo chefe, e pode até ajudar o restante da equipe a aceitar melhor algumas medidas.

Saiba quando falar (e quando não falar)

Da mesma forma que é importante se posicionar e se mostrar participativo, uma habilidade tão importante quanto é a sabedoria sobre os melhores momentos para falar.

Em reuniões tensas, por exemplo, talvez seja melhor não fazer comentários que possam ser mal interpretados. Já momentos de descontração, como um happy hour, podem ser a melhor hora para fazer elogios e comentários positivos sobre a equipe.

Pessoas que não têm filtro ou não conseguem ler os melhores momentos para se expressar costumam ser vistas como inconvenientes. E essa característica não traz nenhum respeito no trabalho!

O tipo de comunicação varia de acordo com o estilo da empresa. Se seu chefe for uma pessoa tranquila, sociável e piadista, tratar com ele nesses mesmos termos pode ser a melhor forma de se relacionar. Porém, se você lida com alguém sistemático e tradicional, a dica é seguir a mesma linha de comportamento.

Ofereça soluções, e não problemas

Para um chefe, o pior tipo de colaborador é aquele que só aparece para trazer mais problemas. Isso não quer dizer que você não possa levar demandas ao seu gestor, mas sim que existem maneiras mais inteligentes de desenvolver essa tarefa desagradável.

Cada vez que você precisar procurar seu chefe para relatar um problema, faça o exercício de procurar uma solução possível. Mesmo que ela não seja aceita, o esforço mostra que você buscou maneiras de resolver a situação.

Muitas vezes os funcionários têm a impressão de que o chefe precisa ter as respostas para todas as perguntas. Esse tipo de pressão é ruim para o relacionamento profissional, e só agrega mais tensão e preocupação às atividades diárias.

Oferecer ideias novas pode melhorar muito a sua imagem no trabalho. Além de ser visto como um colaborador prestativo, você ajuda a resolver os problemas mais rápido. E qualquer chefe respeita um colaborador que sabe a importância de economizar e otimizar o tempo no escritório.

Esteja antenado

Dentro de todo negócio existe aquele colaborador que sempre está por dentro das novidades. Ele sempre cita tecnologias inovadoras, metodologias de trabalho, novos processos e atualizações importantes para manter o escritório atuando da melhor forma no mercado.

Seja esse colaborador! Uma dica de ouro é pesquisar sobre formas de modernizar a operação no negócio. Você pode oferecer soluções que vão revolucionar os trabalhos! Conhecer bons softwares de gestão, por exemplo, é sempre uma habilidade valorizada pelos chefes. Saiba quais opções estão em conformidade com a legislação brasileira e quais atendem às necessidades do escritório.

Acima de tudo, procure soluções que possam agilizar processos, proteger dados e otimizar a execução de tarefas. Seu chefe ficará extremamente satisfeito em saber que você se preocupa com o sucesso do escritório!

A melhor forma de ganhar respeito no trabalho é reconhecer sua importância no funcionamento dos processos. Ao se ver como parte fundamental de algo maior, você passa a se preocupar mais com manter bons relacionamentos, se expressar melhor, ajudar outros colegas e se engajar nos propósitos da empresa.

Gostou das nossas dicas para melhorar sua imagem no escritório? Curta nossa página no Facebook e não perca as novidades aqui do blog!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM