Saiba como emitir nota fiscal de maneira simples e rápida

Emitir nota fiscal não precisa ser algo complicado. Na verdade, é possível fazer a emissão corretamente sem perder muito tempo: basta adotar algumas práticas para otimizar o processo.

Quer entender melhor como fazer a sua empresa ganhar em eficiência e produtividade na emissão de nota fiscal? Confira nossas dicas a seguir!

Cadastre seus clientes

Você precisa acelerar a emissão de notas fiscais na sua empresa e não sabe como? A resposta é muito simples: quando você já tem uma base de dados de clientes, fica muito mais fácil proceder quando eles voltam a fazer negócio com você.

O cadastro dos seus clientes permite um preenchimento mais rápido das notas fiscais. Além de facilitar a vida dele, isso evita, em muitos casos, problemas como a formação de filas — principalmente em lojas, onde o movimento é intenso.

Não deixe de reunir informações como nome, endereço, RG e CPF de todos os seus consumidores. Quando eles retornarem à sua empresa e o processo de emissão de notas se tornar mais ágil e simples, você verá que o cadastro valeu a pena.

Estabeleça funções para evitar erros

Em empresas que possuem poucos colaboradores, é comum que a divisão de tarefas não considere a função de cada um deles. A ideia é até válida, pois permite que toda a equipe se una para exercer diferentes funções e que cada colaborador teste as próprias capacidades em diversas áreas.

Porém, isso pode ser um problema, pois aumenta a quantidade de erros, já que as práticas não são padronizadas — algo fundamental para que os procedimentos sejam feitos de maneira segura.

O que fazer, então? É simples: procure estabelecer regras para alguns procedimentos, como para o trabalho com notas fiscais, por exemplo.

Determine um único colaborador para se responsabilizar por essas tarefas e elabore critérios para nortear suas ações. Em pouco tempo esse profissional já terá condições de melhorar a gestão e emitir nota fiscal com maior agilidade.

Armazene suas notas na nuvem

Não corra perigo com suas notas fiscais. Você precisa ter atenção total aos recursos disponíveis para evitar que elas se percam e que isso traga prejuízos para a sua empresa. Para garantir a máxima segurança das informações, pense em alternativas para todas as situações que podem te prejudicar.

O armazenamento em nuvem é uma solução interessante. Com ele, você pode acessar os arquivos de onde estiver e acompanhar a gestão até mesmo pelo seu smartphone, o que gera agilidade em todo o processo.

Trabalhe com backups periódicos para evitar a perda de dados importantes. Fazendo esse procedimento pelo menos uma vez por mês, você consegue proteger os dados das operações realizadas e recuperá-los facilmente.

Controle cada uma das etapas do processo

Assuma o comando e não dê brechas para o aparecimento de problemas. Controlar as etapas do processo quer dizer ter domínio sobre a emissão, o cumprimento de prazos e os pagamentos das notas fiscais. Todas essas fases devem ser devidamente acompanhadas e otimizadas para que tudo esteja sob controle.

Ao atuar de forma precisa, focada na melhora da gestão, a tendência é que você consiga desenvolver uma rotina automática dos procedimentos. Quando isso acontecer, você gastará menos tempo para realizar as tarefas e gerará eficiência para o seu setor financeiro.

Além disso, o controle de etapas garante que você não seja penalizado ao cometer erros, como pagar as notas fora do prazo, por exemplo.

Trabalhe com um software para emitir nota fiscal

O avanço da tecnologia abriu a possibilidade de automação dos processos. Para o mundo empresarial, isso significa procedimentos facilitados, garantia de maior agilidade para realizar as ações e redução dos erros, que são muito comuns nas tarefas realizadas somente à mão.

Tudo aquilo que pode ser feito de maneira racional e sistemática permite a automação — é o caso da emissão de notas fiscais. Como as operações podem ser processadas de maneira lógica, nada melhor do que contar com ferramentas que atuem especificamente nisso.

Assim, você economiza com mão de obra e ainda ganha tempo para se concentrar em outras tarefas.

Conheça as vantagens de trabalhar com um software específico para notas fiscais

É importante destacar que um software emissor de notas fiscais de qualidade diminui significativamente o seu trabalho. Com ele você pode:

Diminuir os trabalhos manuais

Se a sua empresa possui poucos colaboradores, o uso de um software de notas fiscais permite que você concentre a equipe em outros setores. Isso é de grande utilidade, até mesmo porque assim você pode investir investir no crescimento do seu negócio sem ter que aumentar a sua equipe.

Preencher as Notas Fiscais com maior facilidade, inserindo automaticamente os dados do cliente

Trabalhando manualmente você perde um tempo significativo para inserir todos os dados do cliente no seu controle. Com um sistema, esse processo pode ser melhorado, trazendo um benefício fundamental: tornar a experiência do cliente menos burocrática na sua empresa.

Obter significativa diminuição da incidência de erros humanos

Com o sistema automatizado, a quantidade de erros cometidos graças a fatores como sono, cansaço e estresse é reduzido a zero. Isso faz com que sua empresa evolua e tenha maiores condições de ganhar a confiança dos seus consumidores.

Calcular automaticamente os impostos

Ao adotar um sistema, você não precisa gastar horas e horas efetuando cálculos — seja no papel ou até mesmo nas planilhas do Excel. O software já vem com as fórmulas previamente inseridas e você só precisa completar os dados.

Gerar arquivos e enviá-los automaticamente para o e-mail do cliente

Esse recurso permite que você não precise ficar pensando em tudo ao mesmo tempo, o que facilita o surgimento de erros. O sistema garante que, ao gerar os arquivos, eles sejam enviados aos destinatários certos de maneira automática. Isso faz com que você diminua a quantidade de tarefas para realizar no dia a dia.

Ter acesso a relatórios mensais sobre as notas emitidas

Por fim, você ainda pode otimizar a gestão da sua empresa ao adotar um recurso que oferece as informações adequadas para que você tenha parâmetros capazes de medir seus resultados.

Gostou de entender melhor como emitir nota fiscal? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Conte pra gente aqui nos comentários!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM