Coaching executivo: o que é e quais são as vantagens para um contador

Você já parou para pensar nos grandes atletas da história? É comum acharmos que essas pessoas se destacam apenas porque têm um dom ou talento nato, certo?

No entanto, ao conhecer melhor suas trajetórias, você percebe que, para atingir o sucesso, esses atletas enfrentaram uma rotina exaustiva de treinamentos e execuções, além de orientação técnica e pessoal. E é isso que faz um coaching executivo no âmbito empresarial.

O coaching começou a dar os seus primeiros passos no Brasil na década de 1990, e a sua popularidade só tem aumentado. No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto.

Se esse é o seu caso, acompanhe este post para descobrir o que é coaching executivo, as suas principais vantagens para a empresa e colaborador e por que é importante para os profissionais da área contábil. Confira!

O que é coaching executivo?

O coaching é uma parceria profissional embasada em princípios éticos, transparência e confiança. No processo, são estabelecidas metas e objetivos específicos que devem ser alcançados pelo coachee, que pode ser tanto um profissional quanto uma equipe.

Para ajudá-lo nesse processo, ele conta com o suporte do coach, profissional que o ajudará a obter níveis superiores de performance. Para chegar aos resultados esperados, é importante que exista clareza das necessidades e que todos os envolvidos entendam quais são as suas responsabilidades e as metas que precisam atingir.

O coaching é um processo que exige mudanças de comportamentos, atitudes, perspectivas e autoconhecimento.

Principais vantagens

O papel do coach é ajudar o profissional a descobrir o seu verdadeiro potencial e criar meios para que as competências necessárias sejam adquiridas rápida e eficientemente. Por isso, tanto o profissional quanto a empresa saem ganhando. Confira abaixo as principais vantagens.

1. Saber gerenciar o estresse

É impossível viver sem estresse, mas o controle faz toda a diferença. O estresse é associado a uma série de doenças, afeta os relacionamentos e a produtividade das empresas.

Um profissional que sabe manter o equilíbrio emocional e controlar a sua ansiedade consegue apresentar melhores resultados para a empresa e ter uma vida mais equilibrada.

2. Tomar melhores decisões

A tomada de decisão é uma das principais responsabilidades dos líderes. A sobrevivência da empresa ou o resultado de um projeto ou meta podem depender apenas de uma decisão.

3. Conquistar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Quando você está bem consigo mesmo, apresenta melhores resultados. Portanto, o autoconhecimento e a clareza de objetivos ajudarão o profissional a saber o que realmente é importante para ele, aumentando o foco e a motivação, dois fatores essenciais para a alta performance.

Coaching para contadores

O contador lida com o dinheiro das pessoas e empresas, o que exige muito tato ao recomendar ou aconselhar os clientes. Esse profissional precisa desenvolver quatro competências principais: técnica, gerencial, comportamental e interdisciplinar.

O coachee identificará qual dessas competências é primária e terá maior efeito sobre as demais. Feito isso, é traçado um plano de ação para desenvolver essa competência e potencializar os resultados, gerando um efeito dominó que levará ao desenvolvimento de todas as competências.

Dessa forma, você conseguirá entender muito melhor os seus clientes e poderá dar orientações mais efetivas, levando em conta a personalidade e ajustando a mensagem para obter o melhor resultado, alcançando um nível mais elevado de satisfação do cliente.

E você, ainda tem alguma dúvida sobre coaching executivo? Deixe o seu comentário no post: estamos aqui para ajudá-lo!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM