Certificado Digital: o que é e por que eu preciso ter?

O mundo está em constante mudança e é essencial que os profissionais estejam sempre atentos à elas. Hoje vamos falar sobre a “RG do mundo digital”, legalmente conhecido como Certificado Digital.

Quem já imprimiu uma multidão de contratos e precisou rubricar todas as folhas de um documento, sabe como o processo é trabalhoso. O Certificado Digital foi criado exatamente para que você substitua esses processos antigos e tenha segurança máxima em todos os procedimentos burocráticos, ganhando agilidade e segurança.

Quer entender as vantagens de um certificado digital e como ele te ajuda nos negócios? Nós vamos te explicar tudo o que precisa saber de forma simples e objetiva, é só continuar a leitura!

O que é um Certificado Digital?

O Certificado Digital foi criado pelo governo em 2001. É uma assinatura eletrônica que permite que pessoas e empresas se identifiquem, assinem digitalmente de qualquer parte do mundo e sejam reconhecidas em cartório. Todo esse processo é feito com muito mais agilidade e segurança para os dados. O Certificado é basicamente a sua identidade digital perante os órgãos.

Baseada em criptografia, a Certificação Digital utiliza algoritmos capazes de garantir confidencialidade em todos os processos via internet. Além da segurança das suas transações, o Certificado tem a mesma autenticidade jurídica que uma assinatura feita a próprio punho.

Empresas que tem mais de cinco empregados (Simples Nacional), Lucro Real ou Lucro Presumido precisam emitir NF-e, e, portanto necessitam da assinatura eletrônica.

Qual a vantagem do Certificado Digital para CPF e CNPJ?

Dê adeus ao reconhecimento de firma, motoboy… Com o certificado digital você vai economizar recursos, o seu precioso tempo e acima de tudo poupar o meio ambiente.

Através dele, você, pessoa física ou MEI consegue fazer qualquer tipo de autenticação que necessite de uma assinatura eletrônica, e é aprovado para utilizar a maioria dos serviços prestados ao Governo.

Para pessoas jurídicas, o Certificado Digital é uma obrigatoriedade quando se refere à entrega de obrigações fiscais, jurídicas e tributárias. Ele te dá permissão para acessar os diversos serviços da Receita Federal. Vamos falar sobre eles mais adiante.

Quais são os modelos de certificado digital?

Atualmente, temos dois tipos de documentos: O e-CPF, a assinatura para pessoas físicas, no caso empreendedores que são responsáveis pela empresa e o e-CNPJ que é usado por pessoa jurídica, representante legal da empresa e que tem vínculo com a Receita Federal.

O certificado está disponível em dois principais tipos: o A1 e o A3.

O modelo A1 é um arquivo eletrônico que é instalado direto no seu computador. Quando é disponibilizado no servidor da empresa, por exemplo, ele pode ser utilizado em várias máquinas de uma vez. Esse modelo tem validade de 1 ano.

Já o modelo A3, é armazenado em um dispositivo móvel, que pode ser adquirido em token, um dispositivo semelhante a um pendrive ou leitor de cartão e tem validade de 1 a 3 anos.  A seguir, temos alguns exemplos de quais serviços você pode usufruir com a sua Certificação:

  • assinatura de documentos e contratos digitais;
  • assinatura de notas fiscais eletrônicas estadual e municipal;
  • consultar dados e entregar declarações do IRPF;
  • fazer transações de FGTS e Previdência Social;
  • enviar e fazer retificações no CAGED;
  • acessar o Sisprouni;
  • assinar prontuários eletrônicos;
  • acessar o e-CNH;
  • utilizar o GESP;
  • emitir declaração do CAGED;
  • enviar a DIPJ.

Entre outros…

É importante lembrar que o Certificado só pode ser emitido por empresas credenciadas, que são chamadas de Autoridade Certificadora, habilitada pela Receita Federal e credenciada ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

Por que eu preciso ter um certificado digital?

Além de todas as funcionalidades e facilidades que já falamos, o Certificado é cada vez mais exigido por serviços prestados pelo Governo, tanto para pessoas físicas como pessoas jurídicas que desejam movimentar dados através da internet.

É importante que você emita um Certificado Digital principalmente pela garantia de segurança máxima no uso de seus dados e de seus clientes. Essa prática te dá cada vez mais credibilidade e ainda atrai visibilidade para seu negócio.

Assim, através da Criptografia, os serviços vão ter um alto nível de segurança e sigilo, elementos imprescindíveis para os dias de hoje!

Esperamos que você tenha entendido o porque a Certificação é tão essencial para o crescimento do seu negócio. Fique de olho em nosso blog que temos conteúdos sempre atualizados com o mercado de negócios e contabilidade.

Ah, você também pode acompanhar nossos conteúdos pelas nossas páginas oficiais do Facebook e LinkedIn, sempre vão ter conteúdos fresquinhos para você. Até a próxima!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM