Carreira: 5 coisas que todo técnico em contabilidade precisa saber

O técnico em contabilidade é um profissional de grande importância para as empresas.  Afinal, é o setor de contabilidade que aconselha os demais na hora de elaborar orçamentos, de realizar análises de variações, de estabelecer preços e tomar decisões de alto impacto. Por isso, é fundamental que a contabilidade seja feita de forma ordenada em todos os aspectos da empresa, garantindo relatórios uniformes e tornando mais fácil o manuseio de informações.

Com a constante evolução do mercado, novas habilidades, técnicas e características profissionais se fazem cada vez mais necessárias para o bom funcionamento de uma empresa. Quer ficar por dentro do mercado? Então confira agora 5 coisas que todo técnico em contabilidade precisa saber!

Contabilidade digital

A tecnologia chegou às áreas contábeis trazendo mudanças como o SPED e o eSocial. Indispensável para o setor, é fundamental que todo profissional contábil se mantenha atualizado sobre a contabilidade digital. O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) , por exemplo, se trata da modernização na hora de cumprir obrigações com as administrações tributárias e os órgãos de fiscalização. Ele conta com 5 subitens:

  • NF-e, que é a Nota Fiscal Eletrônica
  • NFS-e, que é a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços
  • CT-e, que se trata do Conhecimento de Transporte Eletrônico
  • ECD, ou Escrituração Contábil Digital
  • EFD, ou Escrituração Fiscal Digital

É cada vez mais importante que contadores e técnicos em contabilidade saibam operar no ambiente digital, pois essa já esta sendo uma das principais exigências do setor. Afinal, é cada vez mais comum a entrega digital das obrigações, com controle do governo.

Bloco K

O Bloco K trata-se de uma nova obrigatoriedade fiscal para empresas, com exceção de empresas no regime do Simples Nacional e do MEI. A medida se tornou, em 2015, um dos assuntos mais comentados pelos contadores (principalmente os contadores do setor industrial), que a partir de 2016 passaram a entregar ao fisco informações detalhadas sobre as linhas de produção e materiais das indústrias. Quanto antes os profissionais da área contábil se familiarizarem com o Bloco K, melhor será para suas carreiras. Afinal, um profissional devidamente atualizado se torna mais capacitado, agregando valor à empresa e à sua carreira.

Contabilidade ambiental

A preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade tem sido cada vez maior no contexto político atual. Organizações de todos os setores, em todo o mundo, buscam trabalhar de maneira cada vez mais aliadas às políticas e boas práticas da gestão ambiental, contribuindo para um mundo mais sustentável. Mas a contabilidade não tem nada a ver com isso, certo?

Muito errado! A sustentabilidade é um tema que tende a ganhar cada vez mais destaque nos assuntos contábeis. Por isso, comece a estudar e pesquisar sobre contabilidade ambiental agora mesmo. Manter-se atualizado sobre eventos, regulamentações e sobre como as definições podem influenciar na situação patrimonial da empresa também é muito importante para prever tendências e evitar prejuízos contábeis.

Substituição Tributária do ICMS

Não adianta negar: o ICMS é sim um dos impostos mais complexos que existem no Brasil. Exatamente por isso, é fundamental que o contador entenda como o ICMS e a substituição tributária do ICMS – tema extremamente relevante na contabilidade – funcionam para o seu negócio.

A substituição tributária do ICMS, ou ICMS-ST, é um mecanismo dos governos estaduais para assegurar a arrecadação na fonte. O processo funciona assim: o governo estima o preço do produto fabricado para o consumidor final, e o ICMS-ST é retido pela indústria no momento em que o produto é vendido para o varejista ou distribuidor.

Network

Além de se estabelecer como um perito na área da contabilidade, criar boas relações é muito importante para o crescimento do profissional contábil ao longo da carreira. A exemplo, temos o LinkedIn como uma ferramenta que pode te ajudar muito nisso! Com o ele, você trabalha seu networking, amplia seus conhecimentos com informações relevantes do mercado e expande a sua rede de contatos profissionais. Lá é possível encontrar grupos de discussão sobre contabilidade e outros temas relacionados, conferir todas as novidades no seu setor e tirar dúvidas com outros profissionais competentes e especializados na sua área.

E você, conhece alguma outra dica para quem quer crescer na carreira de técnico em contabilidade? Compartilhe nos comentários e participe!

Mastermaq

Com mais de 25 anos de experiência, a Mastermaq oferta produtos e serviços baseados em softwares para todo o território nacional. Contamos com uma rede especializada que atende em todas as regiões do país, envolvida no acompanhamento de milhares de contratos ativos.

LEIA TAMBÉM