BPO Financeiro como ferramenta para o futuro da contabilidade

Atue de forma estratégica oferecendo serviços consultivos para o seu cliente

12 de novembro de 2019

A contabilidade do futuro exige que os profissionais evoluam e desenvolvam novas formas de atuação. Nesse sentido, o BPO Financeiro é uma oportunidade segura e simples para os contadores agregarem valor ao seu trabalho e atuar de forma estratégica dentro do negócio dos seus clientes.

No entanto, para oferecer esse tipo de serviço o contador precisa de ferramentas que o possibilite apurar de forma correta as informações. Isso porquê, o controle financeiro de uma empresa pode ser bastante complexo e a análise de dados precisa ser feita com segurança.

Por isso, no artigo de hoje, vamos te explicar o que é o BPO financeiro, como fazer da forma correta e ainda te apresentar uma ferramenta incrível para a execução desse serviço. Portanto, leia esse artigo e entenda como transformar a sua contabilidade em fator de sucesso para os empreendedores brasileiros.

O que é BPO Financeiro

A sigla, BPO é a abreviação de Business Process Outsourcing que em português significa Terceirização dos Processos de Negócios. Portanto, o BPO é quando a empresa terceiriza processos que fazem parte da gestão do negócio, como por exemplo, a gestão de pessoas, controle financeiro ou, o mais comum deles, os serviços de contabilidade.

Ou seja, o BPO financeiro é o processo de terceirização dos serviços de controle financeiro de uma empresa. Esse movimento é mais comum entre as pequenas e médias empresas, tendo em vista que as grandes empresas costumam ter departamentos financeiros internalizados.

Pequenas e médias empresas tem uma infraestrutura menor e os gestores costumam fazer de tudo. Sendo assim, não sobra muito tempo para se dedicar às “burocracias” de gestão. Contudo, nós sabemos que que se trata de números valiosos pra saúde da empresa. E você, mais do ninguém, pode ajudar seu cliente a não ser mais um nas estatísticas de fechamento de empresas no Brasil.

Como oferecer o serviço

Antes de qualquer movimento, é preciso começar a cuidar do controle financeiro do seu próprio escritório. Como é tratado esse setor no seu escritório? Você também faz parte daquela pequena parcela ainda existente no mercado, que dá pouca importância para as novidades do ramo?

Portanto, é preciso primeiro cuidar da saúde financeira da sua empresa e depois pensar em terceirizar esse serviço para os seus clientes. Use o sue escritório como case de sucesso.

Bom, existem alguns níveis para essa prestação de serviço. O cenário de negócios brasileiro é bastante desafiador. Por isso, o empresariado não tem condições de atualizados sobre acessórios ou exigências legais.

Nesse sentido, o seu escritório de contabilidade pode atuar desde a forma mais simples como a geração de boletos ou contas a pagar e receber, ou então em campos mais complexos como, conciliação bancária, provisão de pagamentos, emissão de relatórios de análises de índices econômicos, indicadores financeiros, capital de giro e insolvência, entre outros.

O custo por não ter um mínimo planejamento de aplicação dos recursos pode ser alto para as empresas. Contudo, como os contadores já possuem acesso a maioria desses dados, é uma grande oportunidade de agregar valor e atuar de forma estratégica dentro do negócio do cliente. Você poderá, portanto, aumentar o seu honorário com as informações que já fazem parte do seu dia a dia.

NG Financeiro: ferramenta ideal para o BPO Financeiro

Porém, para fazer essa análise é necessário ter uma ferramenta que facilite o seu dia a dia e te da segurança para trabalhar os dados de forma assertiva.

Por isso, apresentamos o NG Financeiro, a solução da Mastermaq para otimizar o seu processo. Com a nossa solução você terá a real integração contábil e a velocidade nos processos terceirizados.

Com os relatórios que o NG Financeiro oferece você conseguirá entregar o serviço de BPO Financeiro para o seu cliente de maneira rápida e simples.

Bom, com esse artigo você percebeu que é importante para o futuro da contabilidade atuar de forma estratégica e consultiva. As Soluções Mastermaq estão preparadas para te ajudar a atuar nessa perspectiva.

Quer começar agora a fazer o BPO Financeiro dos seus clientes e atuar de forma estratégica? Entre em contato com a gente que podemos te ajudar.

Escrito por

João Daniel Rocha - Consultor Técnico

João Daniel é comunicólogo com 11 de experiência nas áreas de Logística, Suprimentos e Comercial e especialista em diagnóstico de soluções contábeis e administrativas. Atualmente no time Comercial da Mastermaq trabalhando em Inside Sales.

Confira nossos outros posts