Bloco k sped fiscal: a obrigação que as empresas ignoram

Mesmo após alguns meses de implantação, empresas e escritórios contábeis ainda negligenciam a obrigatoriedade

18 de setembro de 2019

Nós sabemos que a quantidade de obrigações acessórias são um problema para empresas e escritórios de contabilidade. Mas elas estão aí e não temos como fugir, não é mesmo? Hoje, queremos falar com você sobre o bloco k sped fiscal.

Mesmo após alguns meses de implantação para indústrias e atacadistas, além dos equiparados, as informações dessa obrigação continuam sendo negligenciadas.

Mas é importante ressaltar que essas informações precisam ser enviadas de forma correta. Por isso, é fundamental contar com o amparo de dados colhidos em um sistema que seja preparado para trabalhar com o leiaute do Sped Fiscal. 

Bloco k do Sped Fiscal: porque é importante dar a devida atenção?

Vamos imaginar que você determine que o seu escritório seja separado por áreas e cada uma delas possua um líder. Sendo assim, você envia um comunicado determinando que cada ao final de cada mês, seja enviado pelo responsável de cada área o quanto foi gasto com material de papelaria.

Seria legal se você recebesse arquivos zerados ou  com informações desconexas. Diante dessa realidade, qual seria a sua atitude? Acredito que cobrar o envio correto das informações, não é mesmo?

Pois bem! Com o Bloco K do Sped Fiscal tem acontecido uma situação parecida. Ou seja, as informações têm sido entregues de forma confusa, sem consistência e validação! Isso quando o arquivo não é entregue zerado.

Essa situação é perigosa, pois, a não entrega da obrigação, ou o envio de informações erradas podem gerar multas para o contribuinte. Veja quais são as possíveis penalidades.

Multas e punições relacionadas ao Bloco K

Se as informações referentes ao Bloco K forem enviadas com atraso serão geradas multas de  1% sobre o valor do estoque, com o acréscimo de R$500 quando a empresa pertencer ao Simples Nacional e R$ 1500,00 para os demais regimes. Além disso, a empresa pode ficar impedida de emitir as notas fiscais eletrônicas. 

Em casos mais graves, se as empresas recolherem valores menores que o devido ou não recolherem nenhum valor, a multa será de 100% sobre o valor do imposto gerado. E, além disso, os donos da empresa podem ser enquadrados na lei de sonegação fiscal. 

Por isso, é importante contar com o auxílio de um software de gestão para fazer a entrega do bloco k do sped fiscal. Veja os benefícios. 

Porque contar com um sistema de gestão é importante?

Já vimos no decorrer deste texto que as multas e punições relacionadas ao Bloco K do Sped Fiscal, são pesadas. Por isso, enviar as informações sem erros ou informações que correspondam com a realidade é fundamental.

Sendo assim, uma solução focada no controle de estoque e no envio das obrigações fiscais são essenciais para você evitar problemas com o Fisco.

Com uma boa solução você vai conseguir otimizar os seus processos e ter maior segurança de que as informações serão enviadas para o seu contador de maneira correta.

Bom, espero que tenham entendido a importância do bloco k do sped fiscal. Quer saber mais sobre  essa obrigação? Baixe aqui o nosso e-book e fique bem informado.  

Escrito por

João Vitor Fernandes - Analista de Conteúdo

João Vitor é jornalista, pós-graduado em Marketing para Mídias Sociais e Especialista em Produção de Conteúdo com certificações em Inbound Marketing e Blogues Corporativos. Atualmente atua como Analista de Conteúdo na Mastermaq.

Confira nossos outros posts